PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 28 de abril de 2010

2° parte da entrevista do site 'Music Radar' com Dallas Schoo


O amplificador para substituição, está conectado da mesma forma que o AC30 principal?
"Sim. Dos 14 amplificadores Vox que temos, é a mais próximo do AC30 principal, mas não têm a mesma compactação. Não se pode introduzir compressão em falantes que não tenham horas de uso. Edge chama isso de "a faísca".
"Eu acho que o som que se obtém no início de " Where The Streets Have No Name ', é um som cristalino. Isso é que é chamado de "faísca". É um som especial que você pode obter do falante, e a única maneira de conseguir isso é com um falante correto. O correto é aquele com uma 'quilometragem' a mais em utilização".

Acho que é evidente que o AC30 Edge é semelhante ao que o Blackie é para Eric Clapton.
"Não tem preço. Se eu tivesse que leiloar ele, não sei por quanto seria vendido. Eu sei que tenho que cuidar muito bem dele. Eu tenho que voar sentado ao lado dele na primeira classe, para não perdê-lo de vista."

Vamos falar sobre o 'delay'. Percebi quando eles estavam tocando "City Of Blinding Lights", que há um delay (atraso) único no som da guitarra, mesmo em um estádio vazio. Você ainda tem os atrasos programados em 3/16ths?
"Não. Temos novos tempos no show. Eu diria que 80% dos ecos do show, Edge ainda está usando o seu próprio Korg SDDS 2000, que tem que ser manualmente aumentada. Temos que passar por ele para obter a configuração correta. E não pode baixar, tem que aumentar. Então você tem que ir 5, 6, 7, 8, 9 e assim sucessivamente até chegar em 4. "Pride", "With Or Without You", "Streets", se são os números que quero, tenho que programá-los manualmente. Mas às vezes os tempos mudam, então preciso ter tudo anotado.

E eu não vi nenhum monitor no palco. Edge está ouvindo o som da guitarra através de seus fones de ouvido?
"Sim. Através de seus fones de ouvido e o que vem atrás dele. Não que seja um compromisso, mas é algo que precisa se acostumar. O que é engraçado é que o som é notavelmente consistente. Desde que se escute Edge no palco e desde que o público ouça o que sai do palco, não temos problemas com o som.

Vamos falar sobre algumas das guitarras usadas na turnê por Edge. Você tem uma loja real de guitarras ao seu redor.
[Risos] "Temos algumas, sim. Na verdade, eu deveria estar colocando cordas na guitarras agora. Vamos lá, vamos descer as escadas."

Descemos as escadas para a área de trabalho de Dallas, cheia de equipamentos eletrônicos e guitarras alinhados em seus suportes.

Meu Deus! Quantas dessas você tem que trocar as cordas por dia?
Geralmente, 18 ou 19. Na noite passada foram 21. Eu tenho um sistema: as guitarras são descarregadas do caminhão da banda 09:30. 10:00 começo a colocar as cordas e a pendurar. Normalmente, tenho 14 guitarras prontas no momento que a banda chega para a passagem de som. Em seguida, apronto as restantes"
"Até que isso aconteça, eu tenho quase uma hora para colocar as cordas e afinar cada guitarra para o show. Eu tenho um procedimento e um ritmo muito bom de tudo isso, mas os horários para as refeições passam para segundo plano se houver algum reparo na guitarra."

Então Edge quer cordas novas todos os dias? Ele não gosta de um pouco de pó sobre as cordas?
"Nãoooo. Ele me pergunta durante o soundcheck: 'Dallas, essas cordas são novas?'.

[Apontando para algumas Gibson Explorer's] Estas guitarras aqui ... uma delas é a famosa Explorer de 76?
"Não, está definitivamente aposentada. É uma guitarra tão importante para a gravação, que finalmente o convenci à deixá-la em casa. Nada de grave aconteceu, mas passou anos sob o sol, a chuva, os shows ao ar livre. Precisa cortar as coisas pela raiz, enquanto você pode."
"É uma guitarra com um som brilhante, muito original, como o AC30, um dos componentes mais importantes de seu som. Então eu disse: 'Deixe-me olhar ao redor. Eu vou encontrar algumas substituições incríveis, e eu vim com essas três Explorer 1976, todas com acabamento natural."
"As boas são difíceis de encontrar porque a Gibson tem duas Explorer's diferentes produzidas neste ano. Aquelas que foram produzidos entre Junho e Dezembro tem o 'mastro' fino, mas os modelos que foram produzidos durante a primeira parte do ano tem o 'mastro' como um bastão de beisebol. Estes são os preferidos de Edge. A Gibson não fez muitos desses, apenas cerca de 1800 mais ou menos, e as pessoas as mantêm guardadas. Encontrar algumas delas foi quase como um trabalho de detetive."
Traduzida do site: http://auriculardigital.wordpress.com/2009/10/25/entrevista-a-dallas-schoo-el-asistente-de-the-edge/

Matéria original: http://www.musicradar.com/news/guitars/u2-exclusive-the-edges-stage-setup-revealed-223342/5
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...