PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bono e seu 'Hotel De Um Milhão De Dólares'

Bono: Um dia, durante o tempo livre enquanto fazíamos o Rattle And Hum, eu e o Edge subimos até ao topo do Million Dollar Hotel, que ficava perto do nosso clube preferido no centro de LA.
Estávamos nós no topo de um edifício gigantesco e o Edge lembrou-se que, se fosse preciso, conseguia saltar de um telhado para o outro. E ele já estava muito perto da beira para o meu gosto. Foi aí que me surgiu a idéia.
Ao passar tanto tempo nesta cidade da imaginação, fiquei contagiado pelo vírus dos filmes. Numa festa em Hollywood Hills, conheci um roteirista chamado Nicholas Klein. Ele me disse: “Você tem alguma estória?” E eu disse: “Não. Mas tenho uma excelente cena de abertura: um cara tentando saltar do telhado de um edifício para o outro.” E ele disse: “Bem, e eu tenho a frase perfeita pra você.” E eu perguntei: “Qual?” E ele diz: “Depois de ter saltado, lembrei-me...”
Escrevi então a história com o Nicholas Klein e, mais de dez anos depois, Wim Wenders converteu-a num filme. Era uma história sobre o amor incondicional. É sério, era só isso. Era sobre uma garota muito bonita que nunca tinha sido verdadeiramente amada, porque a beleza dela lhe trazia azar e injúrias. Até que conheceu um rapaz muito bonito e simples que gostava da nossa heroína, a Eloise. No final do filme, ele descobre que ela também gostava dele. Era também um policial, onde o narrador era o assassino, o que nós achávamos ser muito inteligente. Acho que nunca ninguém tinha experimentado isso. Além disso, foi também um filme apressado. Podem então perceber o que eu quero dizer quando afirmo que teríamos precisado de mais de 34 dias para filmá-lo.

Não estava muitas vezes presente no cenário, mas adorava fazer a trilha sonora do filme. Foi produzida pelo Hal Wilner, que é um tesouro nacional americano e um amigo antigo do U2. É um arquivista e um ativista sonoro e preparou o Million Dollar Hotel com talentos incríveis como Brad Mehldau, provavelmente o melhor pianista de jazz do mundo, Bill Frisel, o grande guitarrista vanguardista e John Hassell, um dos melhores trompetistas de jazz. Sinto sempre que só tenho uma perna quando não estou no estúdio com o U2 e me apoio sempre mais no Edge. Sem o Daniel Lanois, que eu convenci a escrever comigo, ia ter me metido num grande problema. E sem o Hal para pilotar a nave espacial, acho que não teria embarcado nessa viagem.
Edge: Algumas das músicas extras do U2 acabaram fazendo parte do projeto, o que não era problema. Ninguém as entregou de má vontade ao Bono.

Adam: Havia algumas músicas do U2 e outras tantas que poderiam ter sido músicas do U2. Eram aqueles trabalhos atmosféricos, no meio-tempo que o U2 consegue criar com alguma facilidade. Conseguem ser até muito bonitas, mas são um tipo de música diferente dos discos de rock’n’roll que gostamos de fazer que conseguem conquistar a rádio e, talvez, mudar a nossa vida. Million Dollar Hotel demorou muito tempo pra ficar pronto. Foi muito bom para o Bono que finalmente o tivessem feito e que as pessoas o tivessem ido ver.
Bono: Million Dollar Hotel foi premiado no festival de cinema de Berlim, onde ganhou um Urso de Prata. O Steven Spielberg telefonou ao Wim e disse-lhe que aquilo era material para um Oscar. Nem todas as pessoas mostraram tanto entusiasmo. Fui ao Festival de Cinema de Sarajevo, onde o filme passou às 23h na praça da cidade. Estava uma noite formidável naquela cidade pela qual me apaixonei. Foi incrível ver The Million Dollar Hotel com 3.000 pessoas. Ao início, estava quente, mas depois, com o passar da noite, começou a ficar fresco. Algumas pessoas foram embora. Mais tarde, estava num café e um cara veio falar comigo e disse: “Bono, algumas foram embora antes de o filme acabar. Essas pessoas não prestam. Não percebem nada de cinema, nem sabem nada sobre Wim Wenders”. E eu disse: “O filme é muito longo, já era tarde, estava começando a ficar frio. Para ser honesto com você, eu mesmo teria ido embora”. Ele disse, “Não! Bono, essas pessoas, elas nem estavam em Saravejo quando houve o cerco, eles apenas vieram, essa gente não presta, eles não sabem nada sobre filmes, não sabem nada sobre Win Wenders, não sabem nada sobre Bono”. Eu disse: “E você, o que achou do filme?” E ele me disse: “Eu não sei não, eu fui embora na metade!” Isso é Saravejo. Mas ele disse na minha cara.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...