PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Bono Voyage

Entrevista feita por Jean-Daniel Beauvallet com Bono, para a revista inglesa VOX, em maio de 1997. Imperdível!

VOX: Quando vocês formaram o U2, vocês imaginavam que iriam durar tanto tempo?

BONO: Não, mas nós sabiamos que o que nós tinhamos era extraordinário, porque nós não conseguiamos tocar nossos instrumentos, não conseguiamos tocar as músicas das outras pessoas, entretanto, quando tocávamos junto, nós percebiamos que alguma coisa especial estava acontecendo.

VOX: Era alguma coisa do gênero "vocês contra o resto do mundo"?

BONO: Eu acho que tinha um pouco disso sim, um pouco de Jovem Homem Bravo.(...)

VOX: Você fica embaraçado pelas coisas que fez na banda no início, ou você vê este lado da sua história como um fator de crescimento do U2 em relacão ao público?

BONO: A coisa que eu tenho mais vergonha é do meu corte de cabelo na metade dos anos 80. Eu tive um cabelo que lançou a carreira de milhões de jogadores de futebol de segunda divisão... e reservas! Era longo atrás e curto em cima, e é só o que eu me lembro. O comportamento rebelde, de certa maneira o mais embaraçoso de nossa carreira, eu ainda adoro... ambos, o embaraço e a rebeldia.(...)

VOX: Você se considera supersticioso?

BONO: Na verdade, bem pelo contrário. Eu caminho por debaixo de escadas. Eu sempre ganho nestas máquinas de caça-niquel dos pubs, eu sempre ganho o prêmio, o que não é bom, porque não é legal para alguém que não precisa de mais, entende?

VOX: Você nunca procurou por um trabalho normal?

BONO: Não. Eu nunca me senti capaz de fazer um trabalho normal. Eu fui um frentista num posto de gasolina por um tempo, e eu custuma escrever as letras no trabalho. Era um ótimo trabalho para eu escrever, porque a noite os carros passavam muito pouco. Mas teve a crise do petróleo e eu tive que parar de escrever, o que foi terrivel! Eu também trabalhei como carteiro no Natal, porque meio pai trabalhava no correio. Eu acho que eu não era muito bom naquilo. Eu acho que tinha pessoas muito melhores. É uma coisa muito gratificante na sua vida quando o seu lado negativo trabalha para você tão bem como o positivo. Meus defeitos funcionam bem como Pop Star, mas nao como carteiro.

VOX: O seu desejo de ser diferente cresceu depois que sua mãe morreu quando você tinha 14 anos?

BONO: Eu acho que me despertou... minha mãe morreu no funeral do meu avô, entao eu perdi meu avô e minha mãe no mesmo dia, e dali em diante, minha ideia do que você chama de lar mudou. Dali em diante, eu morava numa casa e não num lar. Eu não gostava muito da casa, por isso me tornei um pouco mais agressivo e eu acabei me transformado no protótipo de adolescente de 16 anos sentado em casa, com o pai e o irmão fazendo o melhor possível e eu não colaborando. Eu e meu irmão brigamos, eu acho, e olhando para trás, eu fiquei revoltado por um bom período. Eu vi o Iggy Pop recentemente e pensei: 'Ai está um cara que continua rebelde'. Por um lado, é o que o rock'n'roll pode ser, o barulho de uma criança rebelde enquanto se transforma num homem. Certamente, foi um momento de virada, e mudou meu conceito de família, entao nossa gangue de rua se transformou numa familia, e depois se metamorfoseou num grupo. Nós davamos nomes uns aos outros, e viviamos nesse outro mundo, e faziamos performances... como um grupo dadaista. Nós não sabiamos o que era o dadaismo, mas estávamos aprendendo. (...) Era tudo muito engraçado. Então, passamos para um grupo e uma familia. Hoje, eu tenho um monte de irmãos.

VOX: Foi por isso que você mudou seu nome para Bono?

BONO: Talvez. Na verdade, não fui eu que mudei. Foi-me dado. Meu nome completo era Bono Vox O'Connel Street - é o nome da loja de aparelhos de audição.

VOX: Hoje, qual é sua opinião de Paul Hewson?

BONO: Interessante questão. Algumas pessoas me chamam de Paul, o que me deixa meio desconfortável, porque meu pai é a unica pessoa que me chama assim, então eu acabo pensando muito no meu pai. Eu me esqueci quem ele(Paul) era. Eu acho que ele foi um bom garoto, na verdade, não que eu não goste de mim mesmo, eu realmente fui uma criança legal. Estou muito mais complicado agora.

VOX: Você pode dizer que teve uma infância solitária?

BONO: Não, eu tinha pessoas na rua que eu podia abraçar. Meu irmão era 7 anos mais velho do que eu e isso era muito estranho. Eu era um jogador de xadrez quando eu tinha 10. Eu era muito bom. Eu joguei em torneios internacionais e coisas do gênero. E era o que eu queria ser quando crescesse. Mas não era muito legal na nossa rua, e isso não impressionava muito as garotas, entretanto, tocar guitarra impressionava e aos 15 anos eu mudei muito rápido e aprendi as lições rapidinho.

VOX: Você é um bom dançarino?

BONO: Eu danço melhor deitado do que de pé.(risos)

VOX: Posso te perguntar sobre sua sexualidade quando estava crescendo e sua relação com namoradas?

BONO: Eu sempre fui muito confidente.(risos) Eu tinha muita sorte, e eu cresci muito rápido nesse sentido. As pessoas que tinham minha idade tinham que trabalhar muito para conseguir alguma coisa, e era fácil para mim.

VOX: Você nunca teve problemas com garotas?

BONO: Não, eu sempre amei as mulheres, e elas sempre me amaram. Elas são minhas amigas, minhas amantes e minha esposa!

VOX: Mas quando é muito fácil, não se torna meio chato?

BONO: Eu não disse que era fácil depois e tem se tornado cada vez mais
complicado.

VOX: Você nunca passou por um periodo homossexual?

BONO: Eu sempre tive grande respeito pelos homens gays e, principalmente, pelas mulheres gays, mas, não, nunca passou pela minha cabeça. As mulheres sempre foram mais fascinantes, eu nunca consegui me fartar delas! Eu sempre achei os homens muito chatos, e ainda acho. Agora, estou rodeado deles, eu estou numa banda cheia deles. Eu sempre achei que as mulheres tem um ponto de vista mais interessante sobre as coisas e talvez também porque eu sempre procurei por uma irmã.

VOX: Você cresceu sem irmãs?

BONO: É, eu sempre senti isso. Mas já ultrapassei isso. Eu tenho duas crianças. Ambas garotas, o que é muito legal.

VOX: Então, quais são seus feelings sobre o Bono de hoje?

BONO: Eu posso dizer que ainda estou em fase de construção. Eu serei demais quando estiver terminado. Aos 60, serei um cara legal. Mas aos 50, ainda estarei trabalhando em cima. Eu espero... eu não quero resolver as coisas mais. Estou adorando a confusão.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...