PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 20 de janeiro de 2013

"Red Hill Mining Town": o rompimento de um relacionamento sob a tensão de uma greve

A faixa "Red Hill Mining Town" do álbum 'The Joshua Tree' do U2, apesar de ter um título que soa algo americanizado, fica fora do foco do resto do álbum, trazendo a história para um pouco mais perto de casa. A faixa foi inspirada pela greve de 1984 dos mineiros britânicos liderado por Arthur Scargill.
Se os EUA estava gemendo sob o excesso escandaloso da era Reagan nos anos 80, as coisas na Grã Bretanha estavam um pouco melhores. A lógica da livre política econômica da Primeira Ministra Conservadora Margareth Thatcher levou a um aumento do número de desempregados, tendo a cifra no registro na casa de bem mais de três milhões. Entre as mais atingidas foram desastrosamente comunidades mineiras do norte da Inglaterra.
Sob a direção de Tatcher e a presidência de Ian McGregor, o National Coal Board começou a implementar uma política de encerramento de que eram consideradas minas não rentáveis. Uma greve de mineiros se seguiu, com a National Union of Miners, liderada por Arthur Scargill, combatendo de perto com unhas e dentes. Estava destinado a ser uma das disputas mais amarga e prolongadas da história industrial recente da Grã-Bretanha, e a devastação causada foi enorme.
"Red Hill Mining Town" foi criticada em algumas áreas por não ser politicamente bastante específica, mas há ausência de qualquer dúvida sobre as simpatias de Bono. “Eu sei o que as pessoas estão pretendendo”, ele disse na época.
A única referência a Ian McGregor é na letra 'Through hand of steel and heart of stone/Our labour day is come and gone'.
Como Bono explicou, a música é realmente sobre o rompimento de um relacionamento sob a tensão da greve: “Mais mil pessoas perderam seus empregos. Aquelas pessoas que vão para casa tem famílias e estão tentando criar seus filhos. E, em muitos casos, os relacionamentos acabam sob a pressão das greves dos mineiros."
'The glass is cut,the bottle runs dry/Our love runs cold in the caverns in the night/We’re wounded by fear,injured in doubt/I can lose myself but I can’t live without/’Cos you keep me holding on'. Eu estou mais interessado nos relacionamentos nesse ponto porque eu sinto que outras pessoas são mais qualificadas pra comentar sobre a greve dos mineiros. Que me enfureceu, mas eu me sinto mais qualificado para escrever sobre relacionamentos, porque eu compreendo-os mais do que trabalhar em um poço."
O que a música conseguiu capturar eloqüentemente foi a sensação de desgraça que rodeou a morte das pequenas comunidades mineiras.

Agradecimento por parte do texto traduzido: Forum U2 Mofo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...