PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Lento e sedutor: assim Bono define o disco 'The Unforgettable Fire'

Em uma entrevista no ano de 1987, Bono explicou: "O nome do disco 'The Unforgettable Fire' (O Fogo Inesquecível) foi tirado de uma exposição de pinturas, desenhos e textos elaborados pelos sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki. Os trabalhos foram feitos por pessoas de todas as idades, amadores e profissionais, e a exposição era uma espécie de tesouro artístico do Japão. Nós entramos em contato com eles graças ao Museu da Paz de Chicago, porque participávamos de uma mesma exposição em 1983, chamada Give Peace a Chance.
As imagens das pinturas e os textos me impressionaram tanto que não conseguia tirá-los da minha mente. A influência disso tudo no disco é subliminar, mas eu descobri, à medida que as gravações iam avançando, que essa imagem do fogo inesquecível não tem a ver só com devastação nuclear, como é o caso da faixa "A Sort Of Homecoming", mas também com o fogo inesquecível de um homem como Martin Luther King, ou o fogo devastador que é a heroína. Assim, essa imagem acabou tendo vários significados para mim, mas o nome vem mesmo da exposição.
Em relação às críticas negativas, tenho a dizer o seguinte: acho que se 'The Unforgettable Fire' fosse nosso primeiro disco, ou se as pessoas não tivessem noção do trabalho anterior (War), então este disco estaria sem dúvida no topo de suas listas de discos preferidos, pois eu acho que o clima do disco é muito interessante. Se aparecesse um grupo novo com este LP, todo mundo estaria falando neste grupo: e eu acredito que um monte de gente deposita suas aspirações e suas esperanças dentro do rock´n´roll no nosso grupo - em vez de içarem suas bandeiras, eles querem que nós as carreguemos.
Você tem que dedicar um bom tempo para ouvir o 'The Unforgettable Fire', não pode apenas pôr a agulha nos sulcos e esperar que ela dance por você - as coisas não são assim. Gostaria que elas fossem assim, mas aí não seriam com este disco. Vários fãs do U2 agiram tipo "estou louco para ouvir esse disco; já falei dele para todo mundo". E então, quando ouviam o disco, esperando pela superbanda, se decepcionavam, porque na verdade nós não tínhamos escolhido esse caminho. É um disco bem mais lento e sedutor. Os que ouviram o disco com atenção ou sem preconceitos devem achá-lo seu disco predileto."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...