PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

October: discreto e introspectivo

O produtor Steve Lillywhite, amigo de longa data dos integrantes do U2 e responsável pela sonoridade da banda nos três primeiros discos, relembra a tensão, tédio e inspirações por trás das sessões de gravações.
The Edge disse que o U2 "tinha muito poucas novas músicas de mérito" de entrar no estúdio para gravar o disco de 1981, 'October'.
Mais discreto e introspectivo do que seu antecessor, 'October' recebeu críticas mistas dos críticos que não se impressionaram com a meditação de Bono.
As sessões de gravação foram ofuscadas pelas preocupações de que a indústria da música estava em desacordo com as crenças religiosas do vocalista, e de seus colegas de banda The Edge e Larry Mullen.
Outro revés veio quando uma maleta cheia de letras foi roubada, forçando Bono reescrever algumas das canções.
"O U2 poderia ter seguido dois caminhos após 'Boy'. Eles poderiam ter estourado e ter ficado maiores, mas na verdade o que eles fizeram foi se encolher um pouco. Eles eram um pouco assustados com o mundo, eu acho.
Sim, havia Bíblias espalhadas pela sala durante a gravação. Havia uma quantidade razoável daquilo. Mas eu estava muito ocupado tentando fazer um álbum, e aquilo tomou conta de mim.
Foi completamente caótico e louco no estúdio e, obviamente, as letras de Bono sendo perdidas contribuiu para a atmosfera. Eu não tenho certeza se qualquer uma daquelas palavras teriam sido usadas no álbum. Só ele sabe disso, mas certamente teriam sido um ponto de partida.
Mas o que saiu foi muito sereno de uma forma estranha. Uma música, "Scarlet", só tem uma palavra: 'Rejoice'. As pessoas não fazem músicas assim mais.
Bono teve que cantar essas músicas por dois anos na estrada. Ele sempre diz: "Eu sou um vendedor ambulante e eu preciso ter certeza que meu aspirador de pó é o melhor aspirador de pó que existe."
No final, 'October' não foi um grande disco. Depois do rock and roll com coisas malucas que eles fizeram no primeiro álbum, as pessoas estavam esperando algo que fosse um pouco mais "destemido". O que eles tiveram, de fato, foi talvez uma indicação de onde a banda iria mais tarde em sua carreira.
'The Joshua Tree' foi, provavelmente, o casamento com a sensibilidade desses dois primeiros álbuns e foi aí que eles acertaram o ouro."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...