PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Oliver Jeffers e Mac Premo falam ao U2.COM sobre o vídeo de "Ordinary Love"

Fernanda Bottini do blog U2 Vision Over Visibility, é quem traduz esta matéria do site U2.COM

A música "Ordinary Love" do U2, escrita para 'Mandela: Long Walk to Freedom’, é acompanhada por um video com letra, no qual as palavras escritas à mão degradam e desaparecerem.
Esta abordagem incomum foi criada por dois artistas plásticos, o ilustrador irlandês Oliver Jeffers e o animador americano Mac Premo. Os dois, que trabalham num centro artístico em Brooklyn, são amigos desde que se conheceram em um acampamento de verão em Nova York quando eram adolescentes. Só agora, eles falaram por Skype com Stuart Bailie para o U2.COM, do estúdio de Oliver, e lembrando como eles chegaram nessa ideia de "Ordinary Love". No centro da música é a história de Nelson Mandela e de seus 27 anos de prisão na África do Sul.

U2.com: Você pode explicar a ideia por trás das palavras que desaparecem?

Oliver: É sobre a dificuldade de amor permanente. A correspondência entre Nelson Mandela e Winnie (sua então esposa) funcionou tão bem dentro de confinamento, mas quando ele foi solto, o mundo real mostrou seu preço e o fez ir embora. Por isso, foi sobre a falta de qualquer coisa permanente, realmente. É desanimador, mas também é animador em um grau, onde te inspira a se apressar um pouco.

Mac: A ideia da escrita desaparecendo é que quando as coisas vão embora, muitas vezes não é uma ruptura. Elas desaparecem em diferentes formas e maneiras diferentes. Não é um processo limpo. Você não sabe como está acontecendo exatamente, mas você pode ver que ele é. Acho que Oliver e eu respondemos para a canção no que ela não se disfarçou no momento real para um homem muito épico. A oportunidade de retratar o elemento humano de alguém ão grandioso é muito humilde. Queríamos fazer o melhor trabalho para representar isso.

U2.com : Como surgiu a incumbência?

Oliver: Eu conheci Bono através de uma conexão mútua por algumas vezes e falamos sobre o meu trabalho. Então, quando me pediram para fazer a tipografia para um filme da TED , eu vi que o nome de Bono estava abaixo como um dos palestrantes da TED ("A boa notícia sobre a pobreza"). Eu pensei: 'Nós vamos estar lá, ele vai estar lá, eu vou lhe dar um dos meus livros de arte.’ Então eu dei.
Ele entrou em contato com a ideia de eu fazer o visual de sua palestra - que acabou não funcionando - mas a conversa foi suficientemente interessante e ele me pediu para fazer parte deste workshop que ele estava dando na TED. Mac e eu fomos com ele, me apaixonei pela ONE Foundation e como resultado fomos convidados a fazer um filme para a ONE, e pedimos para Bono fazer a narração.
Depois de ver isso, Bono perguntou se eu estava disponível para fazer um vídeo com letra para "Ordinary Love", e isso se transformou em uma conversa através do Estúdio AKA (o estúdio de animação de Londres, que trabalhou na adaptação de 'Lost and Found', o livro de Oliver). A intenção original era para animar palavras que só desapareciam, mas quando Mac e eu começamos a trabalhar novamente nisto, pensamos em ter aspectos CGI de fazer a escrita ir embora e que havia uma maneira de deixar tudo acontecer em câmera.

Mac: Isso rapidamente se tornou o tipo de coisa que era menos sobre computação gráfica e mais sobre uma exploração artística na câmera, uma coisa feita à mão. E isso é realmente uma grande parte do trabalho que fizemos. Com um monte de coisas que são feitas por Oliver e eu, há um monte de descobertas no processo. O processo informa o produto.

Oliver: É definitivamente uma reação contra a quão habilidoso tudo está se tornando. Há um bom retorno disso. Tudo o que você vê em nossos filmes é o que a câmera vê. Além de um lugar muito óbvio.

U2.com: No vídeo, há uma ligação real ou imaginária para uma das prisões em que Mandela foi preso?

Oliver: "Estávamos cientes para quem a canção foi inspirada e, em seguida, descobrimos que ele estava indo para o filme 'Mandela: Long Walk to Freedom’ .

Mac: Vimos o trailer e há um sentido para as cores e as texturas que desempenhamos no nosso processo artesanal. Mas como o filme desenvolveu, houve uma decisão coletiva para tentar incorporar os dois, para enredar o filme de Mandela e o vídeo-letra. Então, começamos a recolher ideias do filme.

Oliver: Há a cena no vídeo com o elevador de carga e a gaiola acima, nós definitivamente colocamos isso após a primeira rodada de revisões porque falou mais da cela em que ele foi mantido em cativeiro por tanto tempo. A maior parte disso foi gravada no edifício Invisible Dog onde Mac e eu temos estúdios. Há uma cena gravada no Prospect Park. Todo o resto, como o lado das paredes e onde você vê o céu, é tudo gravado no telhado do prédio.

Mac: The Invisible Dog Arts Centre fica no Brooklyn e o diretor é um homem chamado Lucien Zayan. Ele realmente quer promover ambientes criativos, então fomos até ele e perguntamos se podíamos escrever, basicamente, todo o edifício com giz e tinta e ele disse "sim". É ainda chocante! É um belo edifício com 100 anos de idade e quando Lucien transformou em um centro de artes, ele não fez uma restauração da forma do jeito como parecia por um longo tempo. Então, há vários personagens e histórias visuais no local, um monte de belos aspectos para o prédio. Foi um prazer usá-lo como uma tela.

U2.com: Oliver, há um retrato de Mandela no vídeo. Isso foi um momento de alta pressão, tentando pintar um ícone?

Oliver: Meu Deus, foi. Uma das decisões de última hora era fazer uma ligação muito mais diretamente óbvia, ter a imagem de Nelson Mandela lá. Para ser honesto, Mac e eu tínhamos rejeitado isso. Não podíamos ver como ele iria se encaixar e por isso a banda se reuniu no viva voz e me telefonou no café da manhã de domingo. Eles levaram cerca de dez minutos para explicar por que era tão importante, a ligação deles com o homem e com o filme. Isso fez muito sentido para mim e assim Mac e eu se juntamos e criamos.
A ideia geral é que tudo que é criado é levado embora. Todas as palavras são feitas visual e, em seguida, eles são apagadas de alguma forma. Mas para que isso aconteça para Mandela parecia de alguma forma desrespeitoso. Então, tivemos a ideia de que o sol nasce no início do filme, em seguida, volta a ele e vê o retrato que está sendo criado no lapso de tempo e, em seguida, no final do filme é o pôr do sol. Isso foi muito mais respeitoso.
Então, todo mundo estava de acordo e aí chegou a hora de o lapso de tempo do retrato realmente ser criado e eu pensei, 'Oh sim, agora eu tenho que pintar um retrato de Mandela’. Cerca de dez minutos antes de começar, eu recebi uma mensagem do meu primo Mark que disse que a Rolling Stone tinha chamado essa música como a homenagem do U2 para Mandela. Assim, sem pressão!

Mac: Nós fomos para o telhado por volta das quinze para as seis para começar ver o nascer do sol chegando. O engraçado foi que o sol tinha que vir sobre o anteparo do telhado onde filmamos. Eu tenho que dizer que foi um prazer fraternal em ter que esperar quatro horas para o nosso dia de trabalho observando Oliver se contorcer antes de começar este lapso de tempo do retrato. Ele não tinha nada que você pudesse fazer com antecedência e aí recolocar no lugar. Ele não tinha uma ou duas horas para fazer isso acontecer. Dado o lapso de tempo da natureza do filme, havia uma boa quantidade de pressão.

U2.com: Há também uma imagem de Bono no vídeo.

Oliver: Quando estávamos colocando tudo junto percebemos que ‘fight you’ se encaixa perfeitamente nos oito dedos. Nós pensamos se vamos ter que juntar e encarar isso, que seja com um dos integrantes da banda. Então, eu o perguntei e ele disse: 'Venha'. Então, Mac e eu fomos.

Mac: Foi em um escritório sem janelas por volta de 11h da noite com uma luz alógena. Literalmente um momento do jeito que desse, no Electric Lady Studios.

U2.com: Houve um momento em que se sentou em uma sala e deixou a banda assisti-lo, ou você simplesmente o enviou?

Mac: Havia muitas encarnações do vídeo. A primeira coisa foi que fizemos todo o storyboard e a coisa toda veio com todas essas ideias e as diferentes cenas que trabalharam metaforicamente. E então, após os primeiros dias de gravação e olhando para a edição todos nós concordamos que ele tinha que ver o seu tempo fora das câmeras, em vez de digital.
Nós embaralhamos tudo, acrescentou dias de gravação, voltamos, construímos outras coisas e então tudo foi jogado de volta para o liquidificador de forma criativa. Gostaríamos de enviar diferentes encarnações e obter um feedback. Havia uma boa quantidade de colaboração criativa indo e voltando. E em um certo ponto, enviamos uma versão e dissemos: 'Aqui está. Essa é o final’. E eles voltaram e disseram: 'Sim, está ótimo.’
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...