PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 7 de março de 2014

O segredo da introdução da versão ao vivo de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" na turnê Popmart

Márcio Fernando (da página U2 SONGS do Facebook) é um músico de Pelotas (guitarrista da banda U2 Songs), fã do U2, seguidor e colaborador aqui do blog!
Hoje é ele quem revela o segredo da introdução da versão ao vivo de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" na turnê Popmart, e nos cede todos os áudios de demonstração!

"O mês era Janeiro e o ano era 1998. Show do U2 no Brasil, transmitido ao vivo pela MTV.
Eu já conhecia "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" na versão estúdio e achava uma perfeição, até que naquele show eu conheci a performance ao vivo.


Que som é esse? Sirenes? Trombetas? Teclados sintetizados com som de Naipe de metais?
Achei o som estranhíssimo, e até recentemente, em 2013, eu ainda estava com uma pulga atrás da orelha, de como esse som foi feito, qual timbre que foi usado, de onde veio essa ideia para essa introdução e o por que de colocarem esta intro na turnê.
Bom, a resposta para isso veio como uma bomba, quando minha banda decidiu que queria tocar "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me", e eu precisava fazer um LOOP para aquela longa intro.
Eu estava dentro do carro escutando uma versão remixada de "Lemon", a "Lemon (Bad Yard Club Mix)":


Pensei: "Meu Deus, como não tinha pensado nisso antes?"
Era o mesmo som da intro de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me"! Ou melhor, a intro deste remix de "Lemon" foi modificada para ser utilizada como a introdução ao vivo para "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me".
Então, chegando em casa, extraí a intro de "Lemon (Bad Yard Club Mix)"


Me concentrando mais na intro de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" ao vivo, ouvi 3 variações de notas e de 3 tempos distintos em cada som.
Pensei comigo, que se na intro de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" havia 3 notas, eu precisava dividi-las mentalmente e me concentrar no que cada uma fazia.
Existe um programa de edição de som chamado Adobe Audition 3.0, e é o que eu uso para mixagem e edição de música.
Resolvi separar essas 3 partes da intro de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" e manipular a intro do remix de "Lemon", em 3 pistas diferentes.
A foto abaixo mostra 3 faixas do remix de "Lemon", sendo manipuladas no programa:

Notei na intro de "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" ao vivo, que cada nota sofria uma variação e tinha um tempo diferente, então usando o Adobe Audition consegui mexer no tempo e na variação de cada uma das 3 pistas.
A 1° variação ficou assim:


A 2° variação ficou assim:


A 3° variação ficou assim:


Juntando os 3 sons e fazendo uma variação de volumes no Adobe Audition, consegui reproduzir e desvendar o mistério que vinha me assombrando desde 1998!"

O resultado final:


Para contato, o email da banda de Márcio Fernando é: u2songs@hotmail.com

Para videos da banda e de Márcio tocando U2, clique AQUI para o canal de videos do U2 Songs no You Tube
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...