PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Membros da hierarquia da CBS do Reino Unido disseram que o U2 precisava de um baterista melhor

Jackie Hayden, o gerente de marketing da CBS Ireland no final dos anos 70, fala sobre como membros da gravadora CBS tentaram substituir o baterista Larry Mullen: "Naqueles primeiros dias, esbarrei com Bill Graham da Hot Press, em um show no Project Arts Centre, no qual o U-2 abriu para uma banda de Dublin chamada Gamblers. Bill estava entusiasmado sobre o futuro do U-2 e foi uma das pessoas que mais fervorosamente apoiou o U2 nos meios de comunicação (foi o Bill que apresentou a banda para Paul McGuinness).
Nosso apoio foi justificado quando o U-2 surgiu como os heróis de um show especial em uma maratona de 24 horas no Project Arts Centre, chamado Dark Space, em que um número de bandas do Norte da Irlanda e do Reino Unido, tocaram.
Infelizmente, minha defesa ao U-2 não marcava pontos para mim dentro da CBS, onde a tradição na Irlanda favorecia a gravação MOR, como Geraldine Brannigan, Roly Daniels, Twink e Alma Carroll. Como você pode imaginar, o U-2 não se encaixava na lista, e foi também abertamente expressado para mim que meus esforços poderiam ter sido melhores gastos promovendo mais vendas de discos de Leonard Cohen.
Meu principal argumento para o U-2 foi baseado não apenas na qualidade de seu material e o que eu vi como seu óbvio potencial comercial. Eu também estava ansioso para que a CBS pegasse um grande ato internacional irlandês. Horslips, Chris de Burgh, Rory Gallagher e o Boomtown Rats tinham tudo sido perdidos pela CBS U.K., antes de irem para coisas maiores. Argumentei também que havia um perigo real que CBS como uma grande empresa internacional, pudesse ser vista como sendo anti-irlandesa.
Eventualmente, como resultado dos esforços esterlinos de Paul McGuinness, fomos capazes de convencer a CBS à mandar Nicky Graham da sua divisão de Londres A&R, para ouvir o U-2 tocando ao vivo. Nicky impressionou-se suficientemente para manter um diálogo com Paul, e ele voltou novamente para uma apresentação privada especialmente arranjada em um almoço no McGonagles.
Lembro de discutir as músicas com ele depois, e "Cartoon World" foi uma que ele considerava como um single. Embora ele não tenha admitido a Paul McGuinness para que não enfraquecesse a sua posição negocial, eu sabia que Nicky Graham fez questão de assinar com o U-2 para a CBS U.K.
O burburinho sobre o U-2 no cenário local foi atingindo seu auge, e eu sabia que algumas outras empresas foram farejando , sem dúvida incentivados por Paul McGuinness. Eventualmente, foi acordado que a CBS iria enviar Chas de Whalley ao Windmill Lane Studios para gravar algumas demos sérias. Eu senti que estávamos em algum lugar no passado.
Quando eu ouvi as demos de "Boy Girl", "Stories For Boys" e "Out Of Control", fiquei eufórico. Na verdade, até hoje as notas de abertura de "Out Of Control" são tão emocionantes como eram naquele período. Alguns dias mais tarde, vi a banda tocar outro show incrível no Dandelion. Algo estava acontecendo.
Durante a próxima semana, falei com mais pessoas da CBS, tentando convencê-los que aquilo foi um zumbido real e não apenas uma publicidade exagerada. Então, começou a se ouvir rumores de que certos membros da hierarquia da CBS do Reino Unido, sentiram que o U-2 poderia ser uma banda que valeria a pena, mas que precisavam de um baterista melhor. Esta foi uma idéia ridícula, já que Larry Mullen foi, sem dúvida, o mais talentoso músico individual da banda na época, e Graham Nicky já tinha manifestado para mim seu ponto de vista que qualquer produtor trabalhando com U-2 teria um problema simples: convencer Larry em tocar o que vinha de dentro de si mesmo, ao invés de tocar nos limites de suas capacidades.
Foi nessa época que eu obviamente fiz algo de errado com a minha boca, porque recebi uma ligação de um executivo da CBS U.K., dizendo-me mais ou menos para eu cuidar da minha vida, e que a divisão CBS A&R poderia "cuidar do U-2 e Paul McGuinness."
Então eu tive um telefonema impactante da CBS, em Londres. "Estamos passando para o U-2", disseram eles. Eu não podia acreditar. Aparentemente, na reunião da CBS A&R, várias fitas foram ouvidas, e a demo de Whalley com o U-2 foi tocada. A lenda diz que o presidente Maurice Oberstein da CBS U. K., exigiu saber se o U-2 poderia ganhar dinheiro para a CBS em um ano. Um A&R, provavelmente Nicky Graham, argumentou que o U-2, provavelmente, precisaria de dois / três anos para desenvolver realmente. Oberstein repetiu sua pergunta e quando Graham respondeu "não ... mas" a sorte estava lançada."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...