PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Por eles mesmos: tudo sobre a apresentação do U2 com Paul McCartney no Live8 em 2005

O Live8 foi uma série de shows que ocorreram nos dias 2 e 6 de julho de 2005 nos países integrantes do G8 e África do Sul. O evento aconteceu antes do 31º encontro do G8 em julho de 2005; coincidindo também com o 20º aniversário do festival beneficente Live Aid.
Paul McCartney e U2 silenciosamente entraram no palco do Hyde Park de Londres para abrir os shows do Live 8.
Detalhes desta apresentação foram revelados no livro U2 BY U2:

Bono: "Devido ao anúncio tardio do Live8, tínhamos outros compromissos para cumprir. O U2 tinha um concerto programado para Viena naquela noite, mas abrimos o acontecimento em Hyde Park, em Londres, com o Paul McCartney, e foi sensacional estar ali com o Macca.
Tive a idéia de tocarmos o "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band", e ocorreu-me de repente que fazia vinte anos desde o Live Aid.
A idéia original era termos todas as pessoas do nosso tempo no palco, da mesma maneira que os Beatles tiveram todas as pessoas do tempo deles na capa do álbum. Por isso, eu queria no palco o Bill Gates, atores, futebolistas, filósofos, políticos, modelos, todas as estrelas pop, magnatas, todos os apoiadores da campanha pela Anulação da Dívida, num quadro vivo, um mural vivo. Talvez fosse muito ambicioso, mas, por acaso, o Bill Gates estava de pé de um dos lados do palco quando nós atuamos. E pensei que podíamos vestir-nos com os trajes do Sgt Peppers. Nós até mandamos fazer os nossos, mas o McCartney disse: Deixem os da banda de apoio dos metais vesti-los, e nós sejamos apenas nós."


Paul McGuinness: "Ninguém sabia tocar as partes dos metais, que se tinham perdido há muito. Conseguimos finalmente localizar Sir George Martin, no Canadá, e ele foi a uma loja de discos, comprou o CD, escreveu as partes que faltavam e as mandou por fax na véspera do ensaio."

Larry: "Estava muito excitado por tocar com o Paul McCartney, embora ficasse igualmente feliz por tocar tamborim se o Ringo viesse e tocasse bateria. Ensaiamos uma vez em Londres, na véspera do espetáculo. O McCartney foi um cavalheiro. Trouxe a sua banda, para o caso de não sabermos tocar a canção. Mas eu nunca iria ensaiar com o Paul McCartney sem saber o que estava fazendo. Tinha estudado inúmeras vezes as minhas partes de "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band". A banda dele não foi necessária, felizmente."

The Edge: "Paul McCartney disse-nos que nunca tinha tocado "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band". Ele havia gravado em estúdio e, naquele momento, os Beatles tinham deixado de sair em turnê, por isso ele só cantou uma vez. Quando chegou ao ensaio para tocar conosco foi a única vez em tantos anos que ele cantou aquela canção ou tocou a parte da guitarra. Foi uma experiência eletrizante. Ele ainda tem uma voz esplêndida, é um grande músico. A princípio, o ensaio foi um pouco difícil. Sendo nós a pior banda de imitadores do mundo, pensei: ‘Este não é o melhor momento para todos perceberem porque é que nós começamos a escrever as nossas próprias canções’. Mas, no fim me senti feliz."

Adam: "Os Beatles foram uma influência muito importante para todos nós, e estar em uma sala de ensaios com o Paul McCartney, tocando uma das suas músicas, era como se um sonho estivesse se realizando. Eu não me esqueci que ele era o baixista no The Beatles. Eu certamente não queria tocar as notas de maneira diferente do jeito que ele sabia. O Edge me orientou e nós passamos algum tempo escutando o original, e já tínhamos quase tudo pronto quando o McCartney chegou. Isso parecia um pouco como uma aula. Enquanto ele não brigasse comigo por não ter feito o dever de casa certo, estava tudo bem."

Bono: "Paul McCartney entrou no nosso camarim antes do show para ver o que nós estávamos escutando. Ele achou uma jaqueta no canto do nosso camarim. "Isso é uma Christian Dior?", ele perguntou. Sharon, a nossa estilista disse :"Sim, bem visto". Ele disse: "A minha filha Stella acabou de comprar uma dessa pra mim. Quem está usando isso?" "Bono". "Escute homem’", Paul disse: "Nós dois não podemos usar a mesma jaqueta agora, não é?"
Ele começou a achar graça, e eu também, até perceber que um Beatle tinha escondido a minha roupa de palco. O mesmo cara que provavelmente inventou o mop top (corte de cabelo típico dos Beatles) e que trabalhou junto com o seu empresário criando essas roupas dos Beatles, poderia ter desenhado uma etiqueta para arrecadar com isso, o que é bem impressionante. De qualquer forma, eu acabei passando o grande dia vestido em um macacão, parecendo um mecânico. Apesar de tudo, esse era o carro do Paul.
Depois, quando nós estávamos indo para o palco, ele veio e nos parou, na frente de todo mundo, e disse: "Nós podemos parar por um segundo?" Ele nos abraçou e fez uma linda oração sobre como a 'música é o que nós fazemos e nós damos a nossa música para o nosso trabalho, Senhor. Nesse dia, use-nos'.
Nós geralmente fazemos alguma oração antes de começar, nós paramos e pedimos por uma benção durante o show. Algumas pessoas fazem isso de uma forma muito barulhenta, quase que teatral, como se eles quisessem que Jesus tocasse o tamborim. Mas esse foi um momento muito especial pra mim. Eu pensei: "Uau, uma benção do Beatle".
Eu estava fazendo a segunda voz. Ficar sobre os sapatos do John foi uma grande sensação. Eu não conseguia tirar o sorriso do meu rosto. E foi adorável soltar os pombos durante "Beautiful Day" e ver eles voando em círculos sobre as nossas cabeças."



Paul McGuinness: "Após a apresentação, nós colocamos tudo dentro de um helicóptero, e mandamos tudo, os equipamentos e a banda para RAF Northolt e voamos de volta para Viena bem em tempo de fazermos o nosso show. Eu quero dizer, nós tínhamos os recursos e a força de trabalho para fazer isso, mas isso foi muito prazeroso."

Larry: "Nós chegamos mais ou menos uma hora e meia depois. Como era de se esperar, a apresentação em Viena não foi o melhor show que nós já fizemos."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...