PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Segredos Revelados: Ǎhk-to͝ong Bāy-Bi Covered


Ǎhk-to͝ong Bāy-Bi Covered é o título do álbum que a revista britânica Q lançou encartado em uma edição especial em 2011. O disco tributo foi em homenagem ao álbum 'Achtung Baby', lançado pelo U2 em 1991. Este disco tributo trouxe 11 artistas e bandas que regravaram as faixas originais do álbum.

O álbum foi masterizado por Pete Maher. Ele forneceu todos os detalhes sobre a gravação do álbum:

O álbum Ǎhk-to͝ong Bāy-Bi Covered foi meu projeto de grande avanço. Tudo começou em agosto de 2011, quando recebi uma mensagem do meu então gerente, Justin Pritchard. Estava escrito: 'você está disponível amanhã? É sobre o U2'. Olhei para fora, e voltei a ler aquilo. U2? Meu primeiro pensamento foi que Justin estava zombando da minha cara! No entanto, depois de um telefonema rápido, ficou bastante evidente que se tratava de fato do U2 e que o projeto era um álbum 'supergrupo' comemorando os 20 anos do álbum que é um marco do U2, 'Achtung Baby'. O produtor do U2, Flood, havia me recomendado e o U2 ficou contente com isso e felizes que eu prosseguisse com isso. Então falei com o empresário do U2 e fui instruído a manter isso em segredo e não deixar ninguém saber quem estaria no álbum (o zum zum zum dentro da indústria musical era enorme). Eles me informaram que eles estavam com um prazo muito apertado e precisavam de mim para completar o projeto em dois dias (eu estava de verdade no fundo do poço!). Eles providenciaram um entregador vir ao meu estúdio, às 07:00 na manhã seguinte, para entregar os arquivos masters das gravações. Às 06:59 a campainha tocou e as masters foram entregues. Foi como uma manhã de Natal para mim. Jack White, Depeche Mode, Snow Patrol, Nine Inch Nails, Patti Smith, The Killers e Damien Rice tinham todos entrando de forma sonora no prédio. Eu alinhei as faixas e comecei a trabalhar nelas. Eu sabia que balancear os níveis das músicas e equalizar seria uma tarefa poderosa, mas fácil o suficiente para eu fazer. No entanto, houve duas faixas que foram um desafio no processo. Elas foram "So Cruel" pelo Depeche Mode e "Whos Gonna Ride Your Wild Horses" pelo Garbage. As instruções do Depeche Mode foram 'não aplicar compressão ou aumentar o volume!' O problema aqui foi que sua mixagem foi relativamente suave, então não ser capaz de aumentar o volume significava que todo o resto tinha que descer para o mesmo volume. Para tornar as coisas piores, o Garbage tinha explodido seu mix de modo que ele era 6db’s mais alto do que todo o resto (assim eles foram os vencedores da guerra de sonoridade), mas tive que abaixar o volume por 6db’s. Enfim, completei o projeto a tempo e enviei o álbum para a aprovação de Flood. Ele aprovou e enviou para a gerência do U2.
No dia seguinte recebi um telefonema de Declan Gaffney, que tinha produzido a versão de "The Fly" por Gavin Friday. Esta foi uma canção monstro, que ninguém, incluindo Jack White ou The Killers, atreveram-se a fazer o cover. Declan tinha feito um excelente trabalho com a mixagem, mas tinha trabalhado ela através de um potente plugin de masterização para torná-la alta. Para equilibrá-la com o resto do álbum... fiz uma dessaturação para deixá-la mais baixa. Declan não ficou feliz! 'O que você fez com a minha música?', ele perguntou. 'Eu não te conheço Pete, e eu não quero brigar com você, mas não gostei do que você fez'. Expliquei calmamente que se ele me enviasse um novo mix com mais headroom (quantidade de potência e volume entregues pelo amplificador antes que ele comece a distorcer), então eu iria reconstruí-la e melhorá-la em 100%. Ele pareceu bastante feliz com isso e me enviou o novo mix. Este tinha mais profundidade e headroom então dei-lhe um grande dynamic boost. No dia seguinte ele me ligou de volta e estava super feliz: 'Pete, você é uma lenda, estou impressionado com o quão grande a faixa me parece agora. Eu vou tocá-la para a banda'. Neste momento percebi que Declan era parte da família do U2 e era o engenheiro-chefe, e eu estava feliz que ele estava feliz! Ǎhk-to͝ong Bāy-Bi Covered foi lançado na capa da revista Q em outubro de 2011 e através do iTunes no mês seguinte. Foi um sucesso em todo o mundo e mais um enorme sucesso para o U2 (e um muito grande para mim também!).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...