PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Transcrição do discurso de Bono em defesa às mulheres, ao ser premiado pela Revista Glamour


Bono foi homenageado pela revista Glamour após ter sido o primeiro homem a ser incluído no prêmio 'Women Of The Year', anualmente concedido pela publicação.
Depois de ser apresentado no palco do evento pela atriz Amy Poehler e fazer piadas lendo, no Twitter, algumas mensagens maldosas sobre a escolha, Bono falou sobre o papel que o homens tiveram na criação e na propagação do sexismo.

Amy comparou Bono à super Lua dizendo: uma luz na escuridão e um homem que ela poderia apontar como um modelo para os seus dois filhos pequenos.



O discurso:

Bono: Muito obrigado. Este é ... bem, é um pouco ridículo, é um absurdo eu estar neste palco aceitando este prêmio. Mesmo se eu não soubesse o quão ridículo era, eu tenho a abençoada internet para me lembrar disso. Eu peguei alguns dos melhores tweets. 'De todas as mulheres vivas, #Bono é a minha favorita. É tão inspirador como ela superou a adversidade de ser um homem branco milionário.' Ou: "É tão importante para as nossas filhas compreenderem que elas podem crescer para serem o Bono'. E este é realmente o meu favorito, e machuca muito:' Claro, Glamour nomear Bono como 'Mulher do Ano', mas em sua defesa, aqueles óculos o fazem parecer uma senhora de 75 anos de Miami.

Amy Poehler: Desculpe, eu escrevi isso!

Bono: Foi você? De qualquer forma, eu vou lhe dizer a verdadeira razão pela qual estou aqui. É um dos muito poucos prêmios que causou entusiasmo de verdade em nossa casa, e parou a habitual conversa do jantar, e começou o que minhas filhas se referem como apenas uma conversa, sobre haver 130 milhões de meninas que não estão indo à escola, uma conversa em que, aqui nos Estados Unidos, as mulheres ganham 80 centavos para cada dólar ganho por um homem. A conversa que, como a minha filha Jordan, que está, diz e me faz lembrar: Não há lugar na Terra onde as mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens, e se não resolver o problema, colocar mulheres e homens juntos, o nosso mundo vai continuar indo por um caminho misógino, violento e pobre. Soa como 2016 para mim. Que ano. Na Europa, vimos ódio e ataques neo nazistas em ascensão, e nos Estados Unidos, tivemos a primeira eleição não adequada para menores de 18 anos. Uma eleição "somente para adultos". E 2016 poderia ter sido o ano em que eu deixei de acreditar em Martin Luther King Jr., quando ele disse: "O arco do universo moral é grande, mas ele se curva em direção à justiça". Este poderia ter sido o ano em que eu deixei de acreditar que o progresso da igualdade era inevitável, que o momento é imparável. Que o progresso está programado e escrito, a história foi escrita pela mão da razão. 2016 poderia ser o ano em que parei de acreditar que a Estrela do Norte é sempre visível, mesmo em meio à neblina. Este ano, a Estrela do Norte foi vista como um sinal de néon, efervescente e espumante: 'Ódio para Contratar. Garotas para Alugar. Não Necessitamos de Mulheres.'
Soa melodramático, mas é um sentimento como uma morte. Porque era uma morte. Foi, em certo sentido, a morte de nossa inocência. Quem iria saber que a deixaríamos ir? Mas talvez é hora de crescer. Se esta é a medida da maturidade do homem, a sua relação com as mulheres, bem, há uma parte de mim que calcula que se um dia eu serei digno deste prêmio, esta fé que foi colocada em mim esta noite, então eu poderia me tornar o homem que eu aspiro ser, em vez do homem que me estabeleci como tal.
É complicado. É difícil separar alguns milênios em poucas décadas, e há diferentes níveis. Sexismo é vergonhoso em uma banda de rock and roll, mas em certas partes do mundo, o sexismo é um assassinato, e você sabe, como você viu na ONE Campaign com o vídeo com Sheryl Sandberg, a pobreza é sexista. A pobreza é pior para as mulheres e meninas. Para elas são negados os elementos essenciais, tais como os direitos humanos e saúde, mas para elas também são negados uma saída através da educação e oportunidade. Elas trabalham a terra, mas não podem possuí-la. Elas podem ganhar dinheiro, mas não pode depositar em um banco.
Há um tempo para estar com o coração partido e destruir tudo. Há um tempo para o luto e um tempo para organizar. Nas palavras de Flo Kennedy, e mais recentemente Lena Dunham, 'Não agonizar. Organizar.'
Bem, estamos organizando na ONE Campaign, e no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, alguns dos homens e mulheres mais inteligentes que possam conhecer, não só saindo pelas ruas, mas foram aos escritórios de políticos, onde não tinham sido convidados. Eles vão para esses escritórios para lembrar esses funcionários que eles precisam nos dar satisfações todos os dias, e não apenas no dia da eleição. E estamos orgulhosos de que a Glamour seja um dos nossos parceiros nisto e de verdade, obrigado à você, Cindi Leive, por me dar este prêmio.
Eu perguntei a minha esposa Ali na última noite o que dizer quando recebesse este prêmio, e ela apenas me repetiu o que ele me disse uma vez quando éramos adolescentes.
Na verdade, eu nem iria dizer isto, isto é algo para se dizer em outro nível, mas há 40 anos foi a semana mais importante da minha vida. Esta semana, há 40 anos, foi o meu primeiro encontro com Alison Stewart, como ela era naquela época, e então entrei para o U2. Foi uma grande semana.
De qualquer forma, eu consultei Ali no que dizer, e ela me disse o que me disse todos estes anos: "Não deixe que seus olhos se abaixem ao olharem para mim. Mas também não olhe por cima de mim. Olhe através de mim. Estou aqui.'
Então é o que eu estou fazendo. E é isso que estamos fazendo. Vamos olhar através do outro. E nestes tempos, talvez o mais importante é ver através de pessoas que não concordam em nada com você. Talvez eles estão em sua família. Talvez eles vivam do outro lado da rua. E eu digo isso para mim mais do que ninguém: Talvez eles estejam prestes a se mudar para a Casa Branca.
Então, eu digo ao presidente eleito: Olhe através de mulheres. Maior igualdade é uma prioridade. É o único caminho a seguir. O trem está deixando a estação. Esteja nela ou desça dele.

Obrigado.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...