PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Contando a história de "The Saints Are Coming" - Parte 1


O Furacão Katrina foi uma tempestade tropical que alcançou a categoria 3 da escala de furacões de Saffir-Simpson em terra firme e categoria 5 no Oceano Atlântico. Os ventos do furacão alcançaram mais de 280 quilômetros por hora, e causaram grandes prejuízos na região litorânea do sul dos Estados Unidos, especialmente em torno da região metropolitana de Nova Orleans, em 28 de agosto de 2005 onde mais de um milhão de pessoas foram evacuadas. O furacão passou pelo sul da Flórida, causando em torno de dois bilhões de dólares de prejuízo e causando 1836 mortes diretas. Foi a 11ª tempestade de 2005 a receber nome, sendo o quarto entre os furacões.
O Furacão Katrina causou aproximadamente mil mortes, sendo um dos furacões mais destrutivos a ter atingido os Estados Unidos. O furacão paralisou muito da extração de petróleo e gás natural dos Estados Unidos, uma vez que boa parte do petróleo americano é extraído no Golfo do México.

O estádio dos Saints, o Lousiana Superdome, serviu como casa para desabrigados durante o Katrina e ficou fechado durante 2005. Os raios de luz penetravam a enorme cúpula destelhada e recaíam direto no gramado artificial, iluminando as vítimas abrigadas debaixo da enorme construção, um dos mais tradicionais estádios de futebol americano, seis vezes palco do Super Bowl, a final da milionária National Football League (NFL).
Depois de passar por uma grande reforma que consumiu US$ 185 milhões (cerca de R$ 407 milhões), a arena, inaugurada em 1975, receberia em setembro de 2006 a partida entre New Orleans Saints e Atlanta Falcons.
Mas não seria apenas mais um confronto válido pela temporada regular (fase de classificação para os mata-matas) do campeonato profissional.
Uma programação que costumava ser feita apenas em jogos importantes, como o de abertura de temporada e o da grande decisão, marcaria as festividades da reabertura do estádio.

Charles Coplin: "Havia um cara que trabalhava para mim chamado David Saltz, ele era um consultor e ele ficava dizendo para mim: "Eu consigo o U2 para fazer isso." E eu: "Se você pode conseguir o U2 para fazer isso, vou me colocar em uma linha e basicamente dizer a todos, estamos no caminho, vamos interferir porque achamos que podemos fazer um show muito maior."

Bob Ezrin, um lendário produtor de música, envolveu-se porque ele e um grupo de amigos na indústria da música tinham formado uma caridade, Music Rising, para ajudar a todos os músicos de Nova Orleans e bandas que haviam perdido seus instrumentos para as águas de inundação do Katrina. O objetivo imediato do grupo era arrecadar US $ 1,2 milhões para ajudar a substituir instrumentos para 1.200 músicos.

Bob Ezrin: "Algumas semanas depois do dilúvio, o U2 estava em Toronto, eles na verdade estavam tocando e eu estava lá. Então nós estávamos lá e eu estava sentado ao lado de The Edge e sendo o cara descarado que eu sou, eu lhe disse: "Olha, nós vamos estar substituindo um monte de instrumentos que se perderam no sul do Golfo, tem alguma guitarra que não precisa?" Eu pensei, estrela do rock. Ele vai dizer: "Claro" e, em seguida, eu vou parar de falar, mas ele disse: "Podemos fazer melhor que isso." Eu disse: "Aqui está o meu número de telefone de casa. Se você aparecer com alguma coisa, me ligue." Com certeza, naquele fim de semana, poucos dias depois, recebi um telefonema de The Edge, ele disse: "Tudo bem, eu falei com a Yamaha. Eu falei com este aqui. Eu falei com aquele. Eu falei com a Live Nation. Consegui estas pessoas que concordaram em colocar este dinheiro, esta empresa concordou em nos vender instrumentos". Ele ficava dizendo, "Nós, nós, nós". E eu pensei, "Certo, parceiro, aqui vamos nós."

The Edge: "Começamos a Music Rising e estamos muito orgulhosos de dizer que em seis meses começamos a ter um monte de equipamentos substituídos e muitos músicos de volta ao trabalho, que era nosso plano original na primeira fase, a música tinha que continuar. Não apenas porque, onde há música, há muita esperança. Se a música é silenciada, ela apenas alimenta a sensação de desespero das pessoas. Então, ao trazer a música de volta, sentimos que teve um papel importante no desempenho na regeneração da cidade, mas foi também a continuidade. Só queríamos ter a certeza de que essa maravilhosa tradição e cultura da música de Nova Orleans fosse mantida, suportada, que sobrevivesse, e não olhamos para trás nos anos 20 para dizer: "bem, a grande cultura musical de Nova Orleans pré-Katrina e então depois disso, tinha sido dissipada."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...