PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Quando o U2 esteve em São Paulo e (quase) ninguém soube - 1° Dia

A primeira vinda do U2 ao Brasil aconteceu em 1998 com a turnê Popmart Tour. A banda passou uma semana no país, e no dia 01 de Fevereiro deixou o Brasil rumo à Buenos Aires para os shows na Argentina.
O que pouca gente sabe é que o U2 e a equipe voltaram ao Brasil por dois dias naquele mesmo mês de Fevereiro, após o show em Santiago do Chile, rumo à Joanesburgo, África do Sul, como conta Willie Williams em seu diário de turnê:

13 De Fevereiro - Degelo em São Paulo

Pesadelo no vôo em uma sexta feira 13. Com mais de 30 horas de avião e em frente ao aeroporto, a primeira etapa vai muito mal. Nada a fazer além de esperar e nos divertimos.
Então aqui vamos nós, partindo em uma jornada que nenhum ser humano em sã consciência iria comprometer-se. Enfrentamos bravamente as 22 horas de vôo com 9 horas de uma pequena pausa no aeroporto entre as viagens.
Mais tarde naquele mesmo dia... São Paulo. Sim, Brasil. O que estão fazendo aqui? Você também pode perguntar... Tudo estava indo bem em nosso vôo no Chile para a primeira parada de embarque aqui em São Paulo. Era suposto para ser uma parada de três horas, e em seguida, rumo à Joanesburgo. Há 15 anos nós viajamos com nosso grupo, então encontramos um canto isolado de um salão com televisão passando o filme 'Amadeus' dublado em português, o que serviu para darmos boas risadas. Tivemos algumas bebidas e saímos por aí, matando o tempo e tentando entrar em um estado de espírito zen, para tentarmos dois voos de dez horas em sucessão. Em seguida, vem o primeiro anúncio. Vôo atrasado devido a um problema mecânico. Oh, bem, cada minuto que passamos aqui é um pouco menos que passamos na escala de seis horas à Joanesburgo, então sem grande drama. Mais anúncios se seguiram, e o tempo de atraso continuou a aumentar até que eventualmente anunciaram que a Varig Airlines estava cancelando o vôo completamente. Neste momento as coisas começaram a ficar muito "interessantes". A Varig poderia nos colocar no mesmo vôo amanhã, mas a conexão de Joanesburgo à Perth só voa em determinados dias da semana, e amanhã não é um deles. Como já mencionei, nosso roadie estava voando em uma rota completamente diferentes devido a escassez de lugares, soubemos que lá não ia haver muitas opções, se houvesse alguma. O menor sinal de pânico começou a surgir. O gerente de turnê Dennis Sheehan começou a procurar as novas rotas possíveis, e o resto de nós começou a beber pesadamente, como ficou claro que íamos passar mais uma noite em São Paulo. A sexta-feira 13 foi fazendo jus à sua reputação. Às 02:00 da manhã foi tempo suficiente e a Varig estava pronta para nos mandar para o Hotel Deville nas proximidades, deliciosamente decadente. Sexta-feira 13 no Hotel Deville - estava começando a ler isso como um roteiro promissor. Apertados em uma van como sardinhas em lata, partimos para o hotel, me sentindo cansado, com fome, um pouco rabugento, mas em grande parte um herói. Nós brincamos sobre a imposição de hospitalidade luxuosa do hotel para nós e assim por diante, então imagine a profundidade de nossa alegria quando chegamos para encontrar o restaurante do hotel ainda aberto. Ficamos sem palavras! Quando você está cansado o suficiente, pequenas conquistas são como vitórias importantes e no ambiente do Motel 666 festejamos como reis em iguarias brasileiras duvidosas, bem, de qualquer maneira tinha massas. Fui para a cama às 03:00 com rumores de que partiríamos as 09:00, embora sem certeza de onde partiremos para voar. Ainda, como uma nota positiva, Larry disse: "Ainda bem que eles encontraram o problema técnico antes de chegarmos no avião..." Pergunto-me se alguma vez vou ver minhas malas novamente?