PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

'The Joshua Tree Tour 2017' e 'Songs Of Experience': revelações de The Edge em entrevista para a Rolling Stone - Parte 2


Então, haverá "Exit" e "Trip Through Your Wires", que vocês não tocam desde a década de 1980. E terá "In God's Country" que só foi tocada de forma acústica nas últimas vezes. Vai ser ótimo ouvir tudo isso novamente.

Sim. Eles são todas tão diversificadas. Essa é a coisa sobre The Joshua Tree. É muito amplo, um tipo de registro CinemaScope. Na época estávamos pensando nisso em termos cinematográficos. Eu quero dizer, muitas das fotos que acompanham o álbum, o escopo foi cinematográfico. Estávamos pensando em músicas deste ponto de vista. E também as inspirações literárias e referências. Na verdade, o título original de "Exit" era "Executioner's Song" porque nós estavam usando muita literatura como nosso ponto de partida para as músicas em termos de apenas levar nosso trabalho em uma direção ligeiramente diferente.
Nós definitivamente estavam caindo nos braços da América no sentido de que, como uma banda, o punk rock era muito sobre o estabelecimento de uma forma única de música não inspirada ou influenciada pela música americana. Se você ouvir nossos primeiros registros, você pode ouvir a influência de um monte de música contemporânea alemã da época. Um monte de bandas do Reino Unido estavam ouvindo a mesma música. The Joshua Tree foi o primeiro álbum onde conscientemente pensamos: "certo, passamos quatro álbuns pensando na Europa, Irlanda, mas vamos dar uma olhada nas raízes que inevitavelmente somos uma parte." E todos eram americanos.
Então nós olhamos para a música americana. Nós olhamos para o blues. Nós olhamos para o New Journalism. Eu lembro que eu e Bono fomos ler Flannery O'Connor, escritores do sul. Foi um esforço consciente em olhar através do Atlântico e começar a explorar a América. Quero dizer, para alguém da Irlanda, é uma vasta fonte de ideias e inspirações e aspirações, gerações, América sendo a Terra Prometida. Estamos olhando para ele neste sentido, mas também no que a América foi realmente. Eu li sobre os Irmãos Soledad. Eu li sobre os Panteras Negras. Estávamos explorando a América de todos os ângulos. E desta vez foi um momento Reagan, onde, em alguns aspectos, a visão do que a América poderia seria parecia ameaçada. A América de Thomas Jefferson, o América de John F. Kennedy, estes foram visionários falando sobre os ideais do que a América poderia ser. Nós estávamos lutando com essas grandes ideias e agora aqui estamos nós outra vez. É uma loucura.

Que músicas serão tocadas na parte não-Joshua Tree do show?

Obviamente, sempre que vamos fazer algo ao vivo, nós estamos olhando para estabelecer uma linha, um núcleo cinematográfico que nós podemos manter. Somos um pouco mimados com isso e sortudos pois há muito coisa que podemos desenhar. É muito cedo agora para o processo, é difícil para mim dizer exatamente o que nós estamos procurando fazer. Mas direi que todas as antigas canções vão ser consideradas e o que nós no final escolheremos para ser tocado. irá engrandecer o tema central da turnê. Você sabe, estaremos fazendo shows na América. Estaremos fazendo shows na Europa. Mas certamente a turnê americana, não tenho dúvida de que muita coisa será focada na América mítica que nós estávamos escrevendo sobre durante o The Joshua Tree.

Você acha que é possível vocês tocarem qualquer lados B do álbum como "Wave Of Sorrow" ou "Luminous Times"?

Já tocamos alguns lados B em nossos shows antes, e é difícil em alguns aspectos para uma música fazer parte do set, porque não é sobre a qualidade da música. É sobre o que você tem que deixar de fora para ter espaço. Somos ambiciosos na medida em que queremos sempre atender a quem chamamos nossos uber-fãs que viram vários shows nossos. Eles querem ver algo novo que nunca viram antes, algo obscuro e exclusivo. E nós sabemos disso. Tentamos tanto quanto possível tornar isso possível. Mas também estamos cientes de que a grande maioria das pessoas só tem a oportunidade de nos ver uma vez, ou viram poucas vezes antes. Há uma longa lista de canções clássicas, e que eles querem ouvir. É esse equilíbrio.
Muitas vezes é realmente divertido tirar algo do passado que não tocamos muitas vezes e reinterpretá-la, sem dúvida, e nós iremos dar uma olhada isso. Mas não acho que nós vamos colocar uma ênfase enorme nas canções obscuras e pouco ouvidas do U2. Acho que vai haver algumas sim, com certeza. Nós mencionamos "Exit", "Trip Through Your Wires", "In Gid's Country" e "Red Hill Mining Town." Quer dizer, são quatro músicas. "Red Hill Mining Town" nunca foi tocada, e as outras três são extremamente raras de serem ouvidas. Então, aí está. Eu não sei. Eu não descartaria os lados B.

Acho que as duas canções que os fãs mais gostariam de ouvir antes de morrer são "Acrobat" e "Drowning Man". Nunca foram tocadas ao vivo. Há uma chance que elas finalmente sejam tocadas?

Isso é muito interessante. Eu não sabia que os fãs estavam interessados em "Drowning Man". "Acrobat", posso dizer com certeza, que acho que sim. Foi uma daquelas peças mais dramáticas de 'Achtung Baby'. Mas isso é interessante. Eu vou anotar isso. Nós sempre queremos ouvir nossos fãs, porque em nossa experiência, os fãs de música raramente estão errados. Há algo para o que eles dizem, então eu vou tomar nota disso. Não estou dizendo que definitivamente vamos tocá-las mas estamos em uma situação maravilhosa onde temos uma tela em branco.

Eu acho que os fãs também perderam os momentos nos shows onde você assumiu o vocal principal em uma canção, como "Numb" e "Van Dieman's Land". Costumava ter um momento de The Edge.

Sim. Sabe, eu canto muito, como você sabe, quase sempre de apoio. Mas Bono é na verdade um que muitas vezes me empurra para fazer um vocal. Eu me sinto bem fazendo um vocal principal, mas o fato é que temos um grande vocalista na banda. Acho que a oportunidade não parecia correta nas últimas turnês. Mas eu não descartaria isso também.

Vejo que vocês estarão tocando no Bonnaroo. Isso deve ser divertido. É um tipo muito diferente de show para vocês.

Sim. Não tocamos em festivais durante muitos anos, mas nós fizemos um monte de festivais no início, e sempre lembro deles com carinho por várias razões. Há um tipo de aspecto gladiatório para um festival, que sempre mantem você na ponta dos dedos do pés de uma boa maneira. Há também a oportunidade de você ficar ombro a ombro com seus companheiros e de estar no backstage com outros artistas e outras bandas. Uma das desvantagens de fazer seu próprio show é que tende a não ter essas oportunidades tão frequentemente. Nós formamos um monte de amizades no início quando tocamos em shows com o Simple Minds e Eurythmics e várias outras bandas. Isso é uma parte importante para mim, então estou ansioso para isso.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...