PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Livro de memórias chamado 'Before I Was Me' traz histórias sobre o show do U2 em 1981 no barco S.S. President


Em uma quinta-feira, 11 de Fevereiro de 1982, uma banda punk/new wave de Nova Orleans chamada RZA fez um show de abertura para uma banda irlandesa, à bordo do barco S.S. President.

Em uma passagem de um livro de memórias chamado 'Before I Was Me', o cantor e guitarrista do RZA, Lenny Zenith, agora escritor e músico sediado em Nova York, lembra daquela noite em que sua banda abriu para o.... U2!

"Nas tardes ensolaradas no início dos anos 80, a baixista do RZA, Becky Kury, e eu escutávamos muitos discos em uma varanda com vista para a Valence Street. Nós estávamos presos ao 'Sandinista' do The Clash, o 'Wanted Dread & Alive' de Peter Tosh e o lançamento de estréia do U2, 'Boy'.
O álbum do U2 era o nosso novo favorito. Os longos e poderosos refrões e partes de guitarra inovadoras foram claramente influenciados pelo Clash. O álbum soou rebelde e sexual, e falou sobre a transição da adolescência para a idade adulta - algo que tínhamos passado também recentemente.
Becky e eu dançávamos ao redor, cantando alto as letras de "I Will Follow" em cima da varanda.
Algumas semanas depois de tocar o disco repetidamente, recebi um telefonema de Ed White, que estava agendando concertos a bordo do barco President. "Há esta nova banda irlandesa chamada U2 vindo para a cidade", disse ele, "e eu queria saber, o RZA estaria disponível para abrir para eles?"
"Uau, cacete, sim! Nós os amamos! Definitivamente!", eu disse, tentando recuperar minha compostura.
Quando contei à Becky que iríamos abrir para o U2, ela gritou. Estávamos extasiados! Nós tínhamos acabado de perder para a lenda de R&B de Nova Orleans Lee Dorsey o show de abertura do The Clash, então este foi um consolo muito bom.
A bordo do President no dia do show, tivemos pouca interação com os membros do U2, além de talvez um aceno de cabeça ou um aperto de mão do baixista Adam Clayton ou do baterista Larry Mullen Jr. O guitarrista The Edge, hiper focado, estava configurando e testando os muitos efeitos de guitarra. Bono estava de frente para o palco, testando seus vocais.
Eles fizeram uma longa passagem de som para ter certeza que tudo estava certo. Foi uma emoção estar entre apenas um punhado de pessoas assistindo-os tocar, enquanto o President balançava lentamente na doca.
Quando chegou a nossa vez de passar o som, nós esprememos o nosso equipamento mínimo na frente de seu volumoso set-up. Os amplificadores deles pareciam monstruosos comparados aos nossos. O calor de suas torres de iluminação, que pareciam estar à centímetros de nossos rostos, era especialmente intenso. Nós brincamos mais tarde que todos nós pegamos bronzeados deles.
Não tínhamos a potência para competir com o turbilhão de som que era esperado do U2, mas nós éramos destemidos. Estávamos bem ensaiados e prontos para assumir o público de 2.500 fãs suados pressionados em direção ao palco.
Eu acho que o U2 tocou um set transcendente que levantou o público emocionalmente e espiritualmente. Bono e seus companheiros de banda pareciam perfeitamente confortáveis diante daquelas luzes intensamente quentes.
Eles eram bem amarrados e tinham aperfeiçoado um som ao vivo, ao contrário de qualquer coisa que eu já tinha ouvido antes. O cara da mesa de som habilmente administrou a quantidade exata de reverberação e eco aos vocais de Bono para aproximar a sensação dos discos da banda.
As canções foram inspiradoras, ascendentes e quase tão perto de uma experiência religiosa como eu tinha tido desde a infância. Eu realmente acredito que o público deixou o President sentindo como se tivesse visto o futuro do rock and roll - no U2, se não no RZA."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...