PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

35 Anos de "New Year's Day"


"New Year's Day" foi primeiro single do álbum 'War', e foi lançada há exatos 35 anos, em 01 de janeiro de 1983.
A ousadia de lançar a música em 01 de janeiro fez com que muitas paradas musicais no início classificassem como "uma desilusão aos consumidores de discos".
O videoclipe remete bem a um sentimento depressivo e angustiante de conflitos armados. Foi gravado em dezembro de 1982 no rigoroso inverno da Escandinávia, na Suécia, cidade de Salen e foi dirigido pelo cineasta irlandês Meiert Avis.
Teve uma enorme rotação na MTV, porém a primeira a veicular em sua programação foi a emissora britânica Channel Four no programa The Tube em 31 de Dezembro de 1982.
O videoclipe inicia com imagens dos integrantes da banda como cavaleiros da paz, com suas bandeiras brancas, numa marcha solitária, mas impactante, contra a violência.
"Neve como uma imagem de rendição", explicou Bono, falando sobre a letra. "e estes pequenos vislumbres da narrativa, que são realmente apenas desculpas para o tema abrangente, que foi Lech Walesa sendo colocado na prisão e sua esposa não ser capaz de vê-lo..."
Adam Clayton se lembra do vídeo: 'precisávamos de neve, então o diretor sugeriu o norte da Suécia. Era muito básico, nós nos apresentando na neve, apenas meio que "empacotados", assim você não poderia realmente nos ver. Acho que Bono disse que estava num vídeo e que você tinha que parecer com você mesmo, então ele não estava usando chapéus de lã nem nada. Eu nem acho que ele estava usando cueca térmica, apenas a mesma roupa que ele estava vestido quando chegamos de avião vindo de Dublin."
Edge: "A boca de Bono quase congelou. Se você vê-lo no vídeo, tentando sincronizar os lábios com a letra da música, não vai funcionar. Mas o vídeo tem uma qualidade épica, havia algo sobre aquela música que parecia conjurar imagens do Dr. Zhivago e das paisagens de inverno europeias. As pessoas sempre me perguntam: "Foi difícil andar no cavalo no vídeo?" E eu tenho que dizer que aquilo foi filmado no dia seguinte à nossa partida. Aparentemente, as quatro figuras a cavalo eram todas mulheres, vestidas de forma semelhante a nós mesmos."
A canção invadiu as paradas do Reino Unido, atingindo o número 10 e foi a primeira música do U2 a entrar no Billboard Hot 100 dos EUA.
As letras fazem referência ao líder perseguido do movimento da Solidariedade Polonesa, Lech Walesa. Coincidentemente, depois que a música foi lançada, o governo comunista da Polônia anunciou que iria abolir a lei marcial.
Em 1980, o movimento da Solidariedade na Polônia, sob a liderança do futuro vencedor do Prêmio Nobel da Paz e presidente Lech Walesa, desafiou o governo opressivo do governo polonês. Em dezembro de 1981, o movimento Solidariedade foi banido e Walesa, junto com os outros líderes do movimento, foi pego e preso.
Acredita-se que "New Year's Day" inicialmente começou como uma música de amor, dedicada à Ali.
Bono disse para a Rolling Stone que ele fez as letras de improviso, como ele costuma fazer. Ele disse: "Nós improvisamos, e as coisas que saíram, deixamos fluir. Eu devo ter pensando sobre Lech Walesa sendo aprisionado e proibido de ver sua mulher após o início da Lei Marcial na Polônia. Então, quando gravamos a música, eles anunciaram que a Lei Marcial seria abolida no Dia de Ano Novo. Incrível".
A música foi responsável pela popularização mundial da banda, transformando-os não somente em estrelas do pop rock, mas principalmente em artistas engajados, preocupados e envolvidos com os problemas mundiais. Isso não poderia ser diferente, já que em sua cidade natal, Dublin, foram testemunhas desde cedo da violência das guerras civis, da luta insana pelo poder e pelo dinheiro. Desde o início da carreira o U2 grita contra as desigualdades sociais, o preconceito e contra a violência.
A canção esteve presente na recente 'The Joshua Tree Tour 2017', e a Rolling Stone em entrevista com Bono lembrou que a banda se aproximou mais da versão do álbum da música, com a banda cantando inclusive um trecho da letra original que nunca havia sido cantado. Bono explicou que ele trocou "ouro" por "petróleo": "Eu adicionei "Oil", na verdade. Eu canto "So we're told this is the golden age/But oil is the reason for the wars we wage" (Então nos foi dito que esta é a idade de ouro/mas o petróleo é a razão para as guerras que fazemos). Aliás, a parte da diversão de fazer esses shows é que eu estou mudando a letra quando eu quero e eu estou aderindo aos arranjos dos álbuns. Eu estou realmente gostando de mudar as antigas letras. Em "New Year's Day" eu canto "It's true, it's true, the people break through." (É verdade, é verdade, as pessoas rompem). Pequenas, pequenas coisas que me mantêm próximo das canções."

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...