PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

A diretora visual de turnês do U2 conta sobre a primeira vez que viu a banda e dá detalhes de como surgiu a oportunidade de trabalhar com eles


Catherine Owens é a diretora visual das turnês do U2, responsável pelos elementos de vídeo utilizados pela banda. Ela conta sobre a primeira vez que viu o U2 e dá detalhes de como surgiu a oportunidade de trabalhar com a banda:

"Foi no Dandelion Market (eu acho), em Dublin, quando eu tinha cerca de 17 anos, eu acho que estava no meu último ano de escola ou talvez foi no ano seguinte. Eu ainda tenho uma imagem de Bono no show na minha cabeça. Eu sempre achei que ele era extremamente sexy.
Eu fui a cada show que acontecia em Dublin na época, havia apenas cerca de 100 de nós que iria ver shows, em lugares como o Hotel Moran, o Baggot Inn, McGonagles, e havia muito poucas mulheres punk indo nos shows, cerca de três ou quatro que eu possa lembrar. Gostávamos de ver The Blades, The Fabulous Fabrics, The Gamblers, DC9, The Virgin Prunes -mas os figurões, a nossa banda principal que nós amávamos na época, eram The Boomtown Rats.
Eu estava tocando baixo em uma banda toda de garotas, chamada The Boy Scoutz (fomos geridas por Steve Averill na época) e Adam veio no backstage e se apresentou como um baixista - eu acho que isso foi no Project Arts Centre em 1978. E naquele momento Adam e eu nos demos bem e somos amigos desde então.
Mais tarde eu fui para a faculdade para estudar pintura de artes em Belfast e eles foram me visitar quando foram tocar lá. Eles tinham uma van e iam até a casa e Maggie, minha companheira de quarto fazia sopa e pão caseiro para eles. Acho que a maioria da banda teria ido para a faculdade de arte se não estivessem em uma banda, então sempre tivemos essa ligação entre arte e música.
Anos mais tarde, quando eles estavam ensaiando para 'The Joshua Tree', eles me perguntaram se eu poderia fazer uma série de pinturas para suas salas de ensaio para inspirá-los enquanto eles gravavam. Eu fiz essas pinturas políticas - era a época de Thatcher e Reagan - do Apartheid na África do Sul. Eu fiz uma de Winnie Mandela, um de Gorbachev e um de Reagan todos interligados em tela. Mais tarde ainda, eles precisavam do Trabants pintados para a Zoo TV Tour e Willie sugeriu que como eu era uma pintora, eu deveria me envolver. Eu estava morando em Nova York na época, e conhecia algumas pessoas que faziam vídeos, por isso outra pergunta surgiu, se eu poderia abrir algumas portas para as pessoas que poderiam fornecer para eles imagens de vídeo interessantes para as telas da turnê. Eu falei para eles sobre Mark Pellington, cujo trabalho eu amava. Eu também lhes mostrei o trabalho do EBN que fez o rap de George Bush utilizado na introdução dos shows, e eu apresentei-os a David Wojnarowicz, responsável pelas imagens dos búfalos em "One".
Realmente e verdadeiramente um dos meus momentos favoritos com a banda foi quando Bono convidou os bombeiros no palco do Madison Square Garden após o 11 de Setembro. Depois de cantar com eles, ele deixou o palco, ele deixou-os no palco e todos os bombeiros estavam lá cantando e falando sobre os amigos e os irmãos que tinham perdido, não havia um olho seco no local. Foi um momento magnífico de unidade, de partilha e de bondade.
Normalmente estou presente durante uma semana de ensaios e depois saio para consertar as coisas e mergulhar dentro novamente. Mas, em geral, estou no início de cada perna das turnês, juntamente com Gavin Friday. Durante o show, estou observando como o fluxo está funcionando, visual e de áudio. Há uma bela arte para o fluxo de cada música e para o fluxo dos visuais, a combinação dos dois realmente precisa estar correta. Você não pode apenas pegar uma música e colocá-la em qualquer lugar porque o visual pode não funcionar - Willie e Bruce definem a direção. Um visual tem a capacidade de trazer o show para baixo ou levá-lo para cima mesma maneira que o áudio, então eles criam a lista e os visuais para maximizar esse fluxo.
As melhores coisas são a excitação nos ensaios, o não saber e os talvez. As reuniões após o ensaio com a banda, Gavin e frente da equipe da casa são um mundo para si. Pode ser que todos os planos que você tem vindo a desenvolver sejam jogados fora, ou que tudo o que você tem pensado é completamente re-arranjado.
Bono, em particular, pode ser muito claro sobre o que estão e o que não está funcionando e muitas vezes ele está certo. Mas ele também é como uma torrente de pensamento e ideias e às vezes que precisa ser temperado, Larry é muito bom nisso, enquanto Edge é muito prático. Bono está interessado na performance do desempenho e Edge na musicalidade. Adam olha para fora para as coisas que foram perdidas, e tem um efeito muito calmante em tudo. Eles são uma ótima equipe nas reuniões."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...