PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Brian Eno revela mágoa com o U2 referente ao disco 'All That You Can't Leave Behind'


Em uma entrevista falando sobre seus trabalhos com o U2, o produtor Brian Eno revela mágoa com a banda referente ao disco 'All That You Can't Leave Behind':

Você tem sido menos produtor e mais mentor do U2, não é?

É, acho que sim. É mais difícil para eles surpreenderem uns aos outros do que é para mim, um forasteiro, entrar e tirar alguns truques novos. No primeiro disco que fizemos, 'The Unforgettable Fire', sabíamos que iríamos a um lugar bem diferente. Eles estavam muito relutantes em se contentar com algo menos do que absolutamente brilhante.

Em 'The Joshua Tree' você os ajudou a criar um som mais cinematográfico...

Não queria que soasse como uma banda. Nunca fico muito feliz quando recebo a imagem na minha mente de quatro pessoas tocando instrumentos. Eu quero que esses sons sejam localizados dentro de um mundo sônico. Quero um filme. Esse foi o meu pensamento, para expandir a música em um quadro maior.

Você realmente tentou realizar um acidente para apagar a fita-master de "Where The Streets Have No Name" e foi contido por um engenheiro de som. Por quê?

Era uma saga ridícula aquela canção. Com a gravação de 'The Joshua Tree', eu estimo que 40% do tempo foi gasto em uma só canção. Tornou-se uma obsessão estranha. Eu continuei dizendo, "por que não começamos de novo?" Então eu pensei, "bem, se a fita for perdida ou danificada, nós teríamos que começar de novo..."

Você entrou naquelas sessões difíceis de Berlim para 'Achtung Baby' em 1991 e ajudou a curar a fenda criativa na banda. Alguma vez pensou que o U2 iria se separar?

Eu sempre vi uma lealdade total entre eles. Se chegasse mesmo a isso, não haveria banda definitivamente, em vez de ter uma banda dividida.

'All That You Can't Leave Behind' soou menos Eno-influência do que os outros álbuns...

O que eu forneci não eram canções, mas... pontos de partida muito provocativos. Dan [Lanois, co-produtor] e eu tínhamos o hábito de entrar no estúdio logo pela manhã, de modo que quando eles chegassem, já haveria algo acontecendo.

Havia rumores de que houve uma ruptura sua com o U2...

Realmente não houve uma ruptura entre nós, mas eu fiquei muito chateado quando 'All That You Can't Leave Behind' saiu e nos créditos dizia em cada canção, "Music by U2", sem mencionar que eu tinha feito uma contribuição. Eu não estava pedindo mais dinheiro. Mas créditos, cara, não custa nada. Mas de qualquer maneira foi há muito tempo e eu me esqueci sobre isso agora.

Vão trabalhar juntos novamente?

Tenho certeza de que vamos em algum momento, sim.

Em última análise, por que você acha que eles sobreviveram?

Estão determinados a fazer funcionar. Eles se estabeleceram com ideias muito ambiciosas e realmente as seguiram. Eles se ajudam mutuamente. Eles são uma família de verdade e é uma coisa linda de se ver e fazer parte.

Algum conselho para os futuros produtores do U2?

Obtenham um prazo antes de começar!

... E não entre num carro com o Bono.

Eu disse no meu diário (de 96, A Year With Swollen Appendices) - só as pessoas que acreditam em uma vida após a morte que dirigem assim. Os ateus fazem motoristas muito melhores.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...