PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

'No Line On The Horizon': a entrevista com Bono no Merrion Hotel, Dublin, Janeiro de 2009


A entrevista com Bono por Sean O'Hagan no Merrion Hotel, Dublin, Janeiro de 2009

Você disse em Fez: "este disco é sobre o mundo, e o desejo de sair dele, para escapar dele." Pode explicar isso?

Eu disse isso [risos]? Estávamos falando sobre a noção de visão periférica, que, eu acho, é fundamental para a compreensão deste álbum.

Não entendi bem, mas continue.

Bem, primeiro, é um álbum muito pessoal. Estas são histórias muito pessoais, apesar de serem escritas como personagens e, de uma forma, eles não poderiam estar mais longe da minha própria política. Mas, no sentido da visão periférica, há um mundo lá fora. Como a velha canção de blues vai, um mundo deu errado. Você pode senti-lo apenas pelas beiradas - a guerra no Iraque, as nuvens escuras no horizonte. Mas também há um encerramento deliberado fora disso, a fim de se concentrar em mais epifanias pessoais.

Por que você escolheu fazer isso?

Eu acho que porque eu estou muito fora do mundo na maioria das vezes, seja o mundo do comércio, da política, do ativismo, o que for. Então eu aprendi a realmente valorizar a vida interior de ser um artista e um escritor e estar no U2. Tornou-se um lugar muito particular e especial, o tempo em que eu estou trabalhando com a banda. As canções tornaram-se mais íntimas. Eu queria chegar a um lugar íntimo e interior. Eu quero ficar longe do assunto. Nem sequer conversação. Muitas vezes, é como grunhidos ou explosões. Quando penso em "Moment Of Surrender", é somente isso! Ou "Breathe", você está bem no meio dessa explosão. Para alguém que passa muito tempo na palavra exterior, este álbum é muito sobre o mundo interior.

Em "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" você canta: "cada geração tem a chance de mudar o mundo/pena da nação que não vai ouvir seus meninos e meninas."

Bem, isso está intensificado até a próxima linha "a melodia mais doce é a que não ouvimos". Isso é apenas um pensamento agradável. A solução para os problemas em que nos encontramos terá de ser encontrada pela nova geração, mas muitas vezes as novas ideias simplesmente não são ouvidas. Essa letra é destinada a ser sarcástica, a propósito, não é séria de forma alguma. Há muita maldade neste disco.

Essa foi escrita com um olho em Obama chegando ao poder?

É claro! A quantidade de fãs do U2 que o apoiaram! A nova base de fãs do U2 foi realmente ativa na campanha. Embora os ativistas da One sejam de todas as cores políticas, uma grande quantidade deles também faziam campanha por Obama.

Em "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" você também canta: "o direito de parecer ridículo é algo que eu tenho, querida".

Esse sou eu, essa não é uma música com um personagem. Eu quero dizer isso no sentido literal [risos]. Na verdade, é muito importante. Uma das coisas em que acho que temos sido bons é não deixar que as pessoas nos coloquem em qualquer tipo de luz de piedade. Isso aconteceu conosco por um tempo nos anos 80 e nunca queremos voltar lá. Estou sempre chocado que as pessoas ficam tão chocadas quando descobrem alguma bobeira que é uma ocorrência diária com o U2. É o golpe fatal para as pessoas que não nos suportam. Parece que estamos tendo um tempo melhor do que todos os outros. É como, não basta não ter se separado, ter feito algumas músicas esperançosamente inspiradoras ao longo dos anos, mas agora também estar tendo muita diversão. A travessura é parte de nossa história e não é representado ou lido. Essa é uma das razões que as pessoas fazem um duplo sentido quando me vêem cambaleando de um pub em Dublin às 4h. Não pode ser o Bono, não é?

As últimas linhas do álbum são: "Escolha seus inimigos com cuidado porque eles te definirão. Torne-os interessantes porque de algumas formas eles se importarão com você. Eles não estão lá no começo, mas quando sua história terminar vão ficar com você por mais tempo que seus amigos".

Sim. Sim. Eles estarão mais perto do que seus amigos. Eles vão moldá-lo

Você está cantando por experiência aqui?

De uma maneira, eu acho. Acho que uma das coisas que definiu nossa banda é o fato de que escolhemos inimigos interessantes. Nós não escolhemos os inimigos óbvios - o homem, o estabelecimento. Não compramos isso. Nosso credo era: não há eles, apenas nós. Pensem nisso. Todas as outras bandas eram nós e eles. The Clash, os nossos grandes heróis. Então o U2 chegou e não eram eles, só nós.
Isso significa que nós escolhemos inimigos que eram mais internos - nossa própria hipocrisia. O principal obstáculo no caminho da nossa banda sempre vimos como nós mesmos e nossas limitações. Nós nunca culpamos a gravadora. Nós nunca culpamos o rádio. Você nunca ouviu isso de nós em 25 anos. Sempre foi, podemos ser melhores? Podemos fazer a música melhor, o show melhor? O que você realmente está lidando com eles são os obstáculos para a realização de seu próprio potencial. Eles são quase sempre de natureza psicológica, se não espiritual. Os espectros que o impedem, eles eram nossos inimigos. Era sempre "Você deveria estar em uma banda de rock". Você deveria ser rebelde, mas você não se rebelou contra o óbvio. E nós fomos: "Não, nós não. Esse é o ponto".

Dessa forma, seu sucesso correu contra o curso do rock'n'roll. Você cantou a alegria ao contrário da angústia.

Sim. Quero dizer, a marca de sucesso para nós é ... , deixe-me tentar entender isso porque é importante. A alegria, para mim, é o derramamento de uma vida bem vivida.
Mas para voltar às últimas linhas do disco. Estávamos falando de visão periférica no início desta conversa. Esse é o tema do disco. E, em um sentido, é um tema muito difícil de espírito, mesmo, alguns disseram, sombrio, mas eu não penso assim.

Então, espere, você pode identificar esse tema, explicar para mim?

É como, bem, você pensa na angústia da invasão do Iraque, ou a angústia de usar heroína, que nós conhecemos de amigos que tomaram essa droga, e você pensa na energia desperdiçada em uma vida que vem apenas assumindo a luta errada. Pode ser com seu amor. Estava lá e você estragou tudo. Você simplesmente não sabia o que tinha. É por isso que eu amo a abertura do álbum - "No Line On The Horizon". Não há fim à vista. É infinita, é otimista. "Conheço uma garota que é como o mar". O mar e o céu se tornam da mesma cor e você perde a linha do horizonte à medida que desaparece no infinito. Infinito é um ótimo lugar para começar.
Você sabe, é como aquela coisa que as pessoas disseram sobre o U2, que a maioria das bandas começam a escrever sobre garotas e acabam escrevendo sobre Deus, mas começamos a escrever sobre Deus e acabamos escrevendo sobre garotas. Mas encontramos o Deus nas meninas, que seria a minha réplica.

Preciso processar todas essas coisas.

De qualquer forma, essa imagem é muito otimista - nenhuma linha no horizonte, se sobre uma banda, uma menina, o futuro. A própria vida. É como eu digo, o futuro precisa de um grande beijo.

A linha mais engraçada do álbum pode estar em "Stand Up Comedy": "cuidado com os homens pequenos com grandes ideias". Você está se referindo a si mesmo?

Sim! Com certeza. Essa é a linha mais engraçada. É claro. Está dizendo, levante-se para estrelas do rock. Isso é sobre escolher seus inimigos, também. O que você vai defender e o que você vai enfrentar? Adoro a ideia de fazer frente às estrelas do rock. Porque eles são um bando de megalomaníacos de merda. Se você não rir no final dessa linha, não há esperança. Quando eu escrevi, eu me matei de rir.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...