PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Referências bíblicas nas canções do U2 - 1° Parte

Bono comentou certa vez sobre referências bíblicas em suas canções:
“Nós encontramos maneiras diferentes de expressar isso, e reconhecemos o poder da mídia manipular tais sinais. Talvez nós apenas temos que classificar nossos peixes na areia. Está lá para os povos que estão interessados. Não devem estar lá para os povos que não estão”.- Bono on faith, citação do livro "U2 at the End of the World".


"I Will Follow"

"If you walk away walk away I will follow"
"Se você for embora eu te seguirei”

Rute 1:16: “Mas Rute respondeu: Não me proíba de deixá-la ou abandoná-la; para onde você for eu irei, e onde você for morar eu morarei; seus povos serão meus povos, e seu Deus meu Deus”

"A Celebration"

"I believe in the walls of Jericho/I believe they're coming down"
"Eu acredito nas paredes de Jericó / Eu acredito que estão vindo abaixo"

Josué 6:20: "quando as trombetas soaram, os povos gritaram, e no som da trombeta, quando os povos deram um grito alto, a parede desmoronou. Aí todos subiram, entraram na cidade e a tomaram”

"Gloria”

"In Te domine...exultate...miserere"

As primeiras palavras vêm do latim de 3 salmos:
Salmo 31:6 - "Eu, porém, ponho em ti a minha confiança"
Salmo 33:1 - "Louvem a Deus, todas as pessoas honestas"
Salmo 51:15 - "Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei”

"Only in you I'm complete"
"Somente em você eu sou completo"

Colossenses 2:10 - "Para que em Cristo todos sejam cheios de Deus, que é a cabeça do corpo. E nele você está completo”.


"Fire"

"The sun is burning black ... the moon is running red ... the stars are falling down"
"O sol está queimando preto... a lua está ficando vermelha... as estrelas estão caindo abaixo”

Apocalipse 6:12-13 - "então eu vi o Cordeiro quebrar o sexto selo, e havia um terremoto grande; o sol se tornou negro como uma roupa de luto e a lua inteira tornou-se como o sangue (vermelha). As estrelas no céu caíram à terra como os figos verdes caem da árvore em um vento forte"

"Tomorrow"

"Who tore the curtain? Who was it for?"
"Quem rasgou a cortina? Era para quem?"

Mateus 27:51 – (Morte de Jesus) "Então a cortina do Templo foi rasgada em dois pedaços, de cima até embaixo. A terra agitou e as rochas se partiram”

"Open up to the Lamb of God"
"Abra-se para o Cordeiro do Deus"

Apocalipse 3:20 - “Escutem, eu estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz, e abrir a porta, eu entrarei, e comerei com ele, e ele com mim”.

"October"

"And kingdoms rise and kingdoms fall"
“E os reinos levantam-se e os reinos caem"

Salmos 46:6 - “As nações ficam apavoradas, e os reinos caem; Deus troveja, e a terra se desfaz”

"With a Shout"

“With a Shout”
"Com um grito"

Salmo 47:5 - "Deus vai subindo para o seu trono. Enquanto ele sobe, há gritos de alegria e sons de trombeta”

"I Threw a Brick Through a Window"

"No one is blinder than he who will not see"
"Ninguém é mais cego do que ele que não vê"

João 9:40-41 - "Alguns fariseus que estavam com Jesus ouviram estas palavras, e perguntaram: - Somos nós cegos também? Jesus disse-lhes: Se vocês fossem cegos, não teriam culpa. Mas como dizem que podem ver, então continuam tendo culpa”.

"Stranger In a Strange Land"

A canção inteira faz uma alusão à história de Emaús de Lucas 24:13-35, onde Jesus ressuscitado aparece como um desconhecido, mas miraculosamente não pode ser reconhecido até que ofereça o pão aos dois discípulos que o convidaram para dentro. As frases da canção falam também quando eles perceberam que Jesus havia desaparecido e perguntaram-se, porque os seus corações queimavam quando Ele falava das escrituras. Logo, eles voltam para Jerusalém onde encontraram os outros apóstolos e contam da experiência que tiveram na estrada, e como haviam reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.

"Sunday Bloody Sunday"

"Trenches dug within our hearts, And mothers, children, brothers, sisters torn apart"
“As trincheiras escavaram dentro de nossos corações, e mães, crianças, irmãos se separam”

Mateus 10:35 - "Eu vim para pôr os filhos contra os pais, as filhas contra as mães, e as noras contra as sogras”

"Wipe the tears from your eyes"
"Enxugue as lágrimas de seus olhos”

Apocalipse 21:4 - "Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas...”

"We eat and drink while tomorrow they die"
"Nós comemos e bebemos enquanto amanhã eles morrerem”

Uma brilhante ironia de I Coríntios 15:32 – “Se é verdade que os mortos não são ressuscitados, façamos o que diz o ditado ‘Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”

“How long”
"Quanto tempo"

O grito de “Quanto tempo”, também utilizado na música “40” sobre “quanto tempo deveremos cantar essa canção”, tem várias alusões em partes da bíblia:

Salmos 6:3 - “E a minha alma está aflita. Quanto tempo, ó Senhor, quanto tempo”
Salmos 94:3 - "Quanto tempo os maus, ó Senhor, continuarão alegres? Quanto tempo, ó Senhor Deus?"
Habacuque 1:2 - "Quanto tempo, ó Senhor, devo clamar pedindo ajuda, e tu não me atenderás? Quanto tempo gritarei: ‘Violência’, e tu não nos salvarás?"


Dos sites: http://www.atu2.com/ - http://www.dotgospel.com/
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...