PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

O videoclipe de 'Staring At The Sun' dirigido por Jake Scott, filho do diretor Ridley Scott

Dirigido por Jake Scott (filho de Ridley Scott, diretor de "Alien"), produzido por Ellen Jacobson e editado por Jim Weedon. Produção de 'Black Dog Films'.
'Staring At The Sun' foi o segundo videoclipe do álbum 'POP' do U2, e tornou-se uma meditação, um clipe escuro que impressiona, com alguns efeitos especiais deslumbrantes.


De fato, o último destes efeitos, é um mistério que o diretor tinha trazido de casa: "Foi um truque que aprendi com meu pai, ele é usado no final de 'Alien'".
O visual do vídeo, a produção do clipe, a performance da banda e a bela canção, tornam 'Staring At The Sun' o melhor videoclipe do U2 já feito!


'Eu acho que a primeira idéia realmente, foi com um raio de luz na escuridão. Era como uma faísca transformando-se em sol. Era o centro da idéia. E eu tive que filmá-la.
O que eu me lembro é que foi incrivelmente estressante. Os integrantes estavam muito nervosos com o vídeo.
Acho que existia uma incerteza sobre o caminho à se seguir naquele período, em termos de imagem para a turnê.
A minha idéia era de um vídeo meio temperamental, e acho que isso era totalmente contra o que eles queriam.
Foi difícil porque Bono tinha ido dormir muito tarde na noite anterior. Ele estava escondendo as olheiras.
Ele disse: "Jake, o que faço para me livrar dessas olheiras?". "Vá pra casa mais cedo!".
Todos os efeitos especiais são na realidade efeitos de câmera. Toda a luz e toda refração são reais. Elementos que combinamos com as cenas da banda. Flashes de luzes
Aquela coisa que aparece em volta da mão de The Edge, o cara que fazia isso se chamava Donal.
Nós colocamos ele num quarto escuro. Foi como tortura japonesa, por dois dias, com uma varinha com uma luz na ponta.
Basicamente, ele ficou fazendo ilusões óticas com essa varinha de luz.
Pelo que eu saiba, essa foi a primeira vez que foi visto aquelas luzes verticais em cima do Edge tocando. Foi a primeira vez que algo assim foi gravado com o obturador aberto. O que significa que não tem nenhum obturador na entrada da câmera, que cria as listas verticais com luz.
Nós não sabiamos o que estávamos fazendo. Nós só tinhamos um monte de efeitos de luzes na cabeça.
Tentamos de tudo. Meio que apressamos a coisa um pouco. Foi um pouco assustador.
A cena da silhueta de Bono, Larry, Edge e Adam tocando são grãos pequenos de limalha de ferro. O sol em eclipse. Nós curvamos e moldamos em um círculo, mas era uma linha reta. Era uma névoa pulverizadora que nós iluminamos por trás, e que criava esse efeito estranho, distante, da superfície solar.
Não tinha muito o que mostrar pra eles. Não era como se estivessem entrando num estúdio de som de Hollywood.
Eles estavam entrando num estúdio escuro. E o vídeo não era barato!
Eles poderiam estar comentando: "Gente, onde é que gastamos dinheiro nisso?".
E eu achei que estava fazendo algo glorioso, um tipo de 'Hosana Nas Alturas' dos vídeos musicais. Certamente o resultado final saiu muito escuro. Eu segui o astral do momento e tudo parecia ir naquela direção, e eu gostei. Mas eu não estava ciente que iria sair escuro. Para mim não estava escuro.
Eu me lembro que na fase pós produção meu tempo estava se esgotando.
E um ponto do vídeo eu pensei: "O que eu faço agora?". Eu estava com a banda pegando no meu pé. Eu falava: "Porra, eu não sei o que estou fazendo".
Eu pensei que tinha arruinado o vídeo, realmente. Fiquei muito preocupado na época.
Eu pensei: "É foda. Eu furei com esses caras e eu gosto deles".
Eu estava muito preocupado que eles fossem embora insatisfeitos.
Aquela coisa caindo que se parece faíscas era água que filmamos apontando diretamente para o teto do estúdio de som. A água foi derrubada com a luz atrás refletida em nossa direção.
Nós filmamos em alta velocidade, que foi um truque que roubei do meu pai. Ele usou no final de 'Alien', para o benefício dos produtores novatos.
Foi minha idéia, realmente. Mas foi meu pai que sempre levou os créditos por isso!
Eu tenho muito orgulho deste clipe........" - Jake Scott

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...