PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Som sobre som: Pop Art: Flood & Howie B na produção de POP, do U2 - Parte 3

Flood contou que metade do álbum foi mixado no Hanover, e a outra metade no Windmill Lane Studios, em Dublin.
Repetindo declarações de Howie B sobre aproximar a mesa de mixagem como um instrumento musical, Flood salientou que a mesa não automatizada de mixagem foi importante para a equipe: "Quando você tem duas ou três pessoas sentadas em uma mesa fazendo uma mixagem, colocando, tirando e modificando a música, torna-se como uma performance. Eu gosto da emoção de fazer isso e da excitação no final, quando você vê: '! yeah, é isso!’.
Depois de todos esses meses de criação, você quer realmente a animação do seu resultado final, eu odeio o anti-clímax com a automação de onde você acabou de fazer a versão final do seu mix no computador, e você vai e fala: 'Oh, eu vou pegar uma xícara de chá agora’.
"Em última análise, fazendo um mix juntamente com um grupo de pessoas na mesa de som, segue o mesmo princípio que nós tivemos para a realização de todo o álbum: lançar idéias ao redor de todos, de modo que as pessoas serão empurradas para novos territórios e irão reagir de diferentes maneiras. O meu papel como produtor deste projeto foi ter a certeza de que onde quer que fossem, com novos ou diferentes estilos, ele ainda soaria como um disco do U2. Tinha de se tornar o melhor registro do U2 até agora, e se nós não o tivéssemos conseguido, eu sentiria que eu tinha falhado."
"O que eu admiro no U2 é essa fome, que eles ainda têm, para fazer um disco desafiante. Eles realmente querem empurrar as barreiras de volta. A maneira como eles se envolveram na cultura dance neste disco foi realmente legal. Não quiseram fazer um álbum eletrônico, mas sim implementar influências dance nele. É muito corajoso eles tomarem tal atitude."
Quando eu perguntei ao Flood sobre as edições de última hora que ele fez em 'Mofo', e se essa masterização foi realizada com um editor digital, ele reagiu imediatamente: "Você deve estar brincando! Eu fiz em fita de meia polegada!".
Ele também acrescentou rapidamente que ele é um "pouco mais de um fã obstinado pela analógica”.
Aparentemente, U2 e Howie B também tem um caso amoroso com analógica – por esta razão o estúdio da banda tem duas Otari’s Tape Multitracks, MTR90 e MTR100.
Flood ama sons analógicos. Para começar, ele não discutiu por um momento que sons analógicos realmente são mais precisos do que digital, como tantos outros: "Rock 'n roll não é sobre a exatidão, rock' n roll é sobre sentir. Analógica não é exato, mas é musical. Eu amo o som disso, principalmente o de 15 polegadas por segundo, porque eu amo o que faz com a extremidade inferior a essa velocidade. E com Dolby SR, o ruído não é um problema. Analógico também tem compressão maravilhosa na fita, que é inerente ao rock 'n roll. Quando você está ciente do fato de que análogo não é preciso, mas percebe o que ele pode fazer, você pode usar o meio como se fosse um efeito."
"Não é apenas no sonoro, mas também uma razão psicológica porque eu prefiro gravar em analógico. Especialmente quando se trabalha com uma banda como o U2, quando você está lidando com a constante mudança de opções e abordagens para cada música, você quer um ponto de foco”.

HOWIE B FALA SOBRE ‘POP’

Como você chegou a trabalhar com o U2?

"Eu fiz um remix para eles de uma música de Leonard Cohen chamada "Hallelujah", que Bono fez uma versão. Foi isso que fez a primeira ligação entre mim e a banda. Então eu trabalhei com eles no álbum Passengers de 1995, que foi um projeto que eles estavam envolvidos em conjunto com Brian Eno, e algumas outras pessoas. Então, eu estava envolvido com um álbum inteiro antes do Pop. Isso foi bom, porque significa que quando nós começamos o álbum, eu sabia dos seus métodos de trabalho”.

Qual lado fez a banda inicialmente lhe convidar para tocar neste álbum?

"No início eles estavam tentando encontrar um papel para mim. Meu título original era "DJ e Vibes".
Foi um título difícil de ser dado, porque algumas das músicas não precisam desse tipo de entrada. Não é como se tivesse scratching’s e loops por toda gravação. E vibe, que é uma palavra muito difícil de descrever, e colocar o dedo sobre isso. Mas o meu papel saiu, e eu era co-produtor, engenheiro e mixer".

Quanto os créditos saíram, foi dito que você produziu quatro faixas do disco, mas você estava lá em todas as sessões?

"Sim. Nas faixas que eu não produzi, eu ainda estava lá dentro, na engenharia, mixagem, programação, tocando teclado, ou sendo um agravante!"

Como você trabalhou com Flood e Steve Osborne? Quais foram as suas funções?

"Bem, Steve Osborne veio mais só para mixar certas canções. Com Flood, os papéis eram trocados a cada hora. Havia momentos que Flood era engenheiro de som, ou eu estava na engenharia. Houve também semanas que Flood estava trabalhando em Londres, em um projeto completamente diferente, por isso eu gostava de assumir o papel de produtor. Isso se somou à uma dinâmica interessante, porque havia coisas que Flood faria, e que eu não faria, e eu acho que isso se tornou mais interessante para a banda."

O que você acha que você adicionou ao projeto Pop?

"Eu dei à banda uma linha direta para a cultura ‘club’ e um estilo livre ‘d’jing’.

Eles ainda estão na ‘dance music’?

"Sim! Nós vamos para clubes e shows o tempo todo. Eles estão cientes do que está acontecendo na cena dance, e talvez eles estejam mais conscientes agora por causa do seu relacionamento comigo. Eu também era a pessoa sobre o projeto que estava sempre verificando se não havia uma canção sobrecarregada Flood fazia isso também, mas de uma forma diferente. Eu também tocava os discos para eles. Se estávamos no meio da gravação de uma música, gostaria de tentar ligá-las a novas coisas que estavam acontecendo no ‘underground’, ou tocar músicas antigas com coisas novas para incentivá-los. Então, houve diferentes papéis o tempo todo, o que tornava muito interessante.
Foi um álbum exigentes para fazer. Mesmo quando era mais fácil, você ainda tinha que estar trabalhando em 150 por cento. Trabalhamos muitas horas, seis dias por semana e às vezes sete, mas foi muito agradável.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...