PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

É sobre a experiência de olhar, ao invés de tocar........

Você não teria ideia de que ‘Lemon’ era sobre a mãe de Bono, a menos que lhe fosse dito.
“Aqui está uma para você”, Gavin Friday disse conspiratoriamente. “A
 ideia lírica se desenvolveu a partir de um antigo filme caseiro que Bono viu”. Aconteceu completamente por acaso. Alguém da família se aproximou de Bono no aeroporto e contou-lhe sobre a existência desse filme antigo com Bob e Iris em destaque. Descobriu-se que tinha sido feito por uma dessas empresas que colocam a música kitsch no topo. Era estranho vê-lo. A imagem de sua mãe, na tela, assombrou Bono. “Ela estava usando limão”, Gavin recordou.
“É daí que vem o título”.
A partir desse ponto de partida, a música se tornou algo totalmente diferente. Uma meditação sobre o filme em si e o prazer de olhar. “O cinema é o lugar onde nós começamos a nos intrometer”, Bono reflete. “Onde vamos olhar para a vida das pessoas sem elas perceberem”. As pessoas gostam de olhar para a vida dos outros de perto. Mas por causa da minha posição, eu não tendo a olhar para tanta gente, então o filme é importante para mim, na medida em que me permito fazer isso”.
‘Lemon’ é uma música complexa que cintila com significados diferentes, dependendo do seu ponto de vista. Mas se trata de ver-se mais claramente através da visão de outro alguém.
“Through the light projected / he can see himself up close”, Bono canta, e que não envolve um grande salto de imaginação para a imagem dele vendo seu próprio reflexo na imagem pigmentada de sua mãe na juventude. Ele empresta uma linha de John Boorman sobre o processo de criação cinematográfica, quando ele fala sobre “turning money into light / To look for her”. E nessa frase, se torna uma música sobre a imaginação em si, sobre a musa, sobre o espírito feminino, com o qual o U2 sempre tem associado criatividade.
Há indícios de voyeurismo também. “É sobre a experiência de olhar ao invés de tocar”. Bono diz. “Eu acho que a minha imagem favorita é a imagem do vidro, onde ele dissolve na areia,  e então pode se ver o mundo lá fora”. O produto final pode soar fluente, mas ele se juntou aos trancos e barrancos. “A coisa começou de uma forma crua”, Flood relembra. “Eno decidiu que não havia uma linha de baixo, ele não gostou. Ele tratou um par de guitarras e essas seqüências grandes, ele colocou na faixa”.
Com a banda voando de volta, excursionando entre várias cidades da Europa, e no estúdio, essa era a maneira que eles vinham trabalhando. Eles tocavam por 4 ou 5 horas no meio da noite e Eno e Flood dividiriam o produto final entre eles. Eles trabalhavam separadamente empurrando as músicas pra frente, mexendo com o material e acrescentando tudo o que achassem melhor e fazendo mixes rústicos. A banda voltava, repetindo o processo esperando que levasse a algum lugar.
The Edge acrescentou um piano na parte da ponte. Então ele mesmo e Eno contribuíram no estilo vocal Talking Heads . Eles estavam baixando algumas mixagens sérias quando Bono terminou a letra e fez um vocal. Então, finalmente Flood decidiu que eles teriam que substituir a bateria eletrônica por uma bateria real e Larry agradeceu.
Era a última faixa a ser terminada. Havia um prazo certo, mas a fase que eles tinham que terminar ‘40’ em uma hora tinha acabado. Algumas vezes eles se perguntaram se a maior latitude tinha na verdade feito as coisas mais difíceis para eles.
“Eles estavam em turnê e voando de volta após cada show”, Flood recorda. “Eles chegavam no estúdio em torno de meia-noite. Eu mixava. Eles ouviam e davam sugestões, talvez alguma música. Eles iam pra casa dormir. Eu continuava até às 4:00 ou 5:00 da manhã.
Então eles chegavam ao meio-dia, davam algumas sugestões sobre a mixagem ou faziam alguma música. Houve um período de duas semanas completas que foi assim, que era absolutamente lunático.”
“Com ‘Lemon’, eu estava mixando à noite toda e eu soube, lá pelas 9:30, 10:00 da manhã, que toda a loucura tinha chegado a um ponto que era o fim. É realmente trabalhoso. Então eu parti. Eles ouviram o que eu tinha feito e realmente gostaram. Aquele tinha sido meu último dia com o álbum porque eu tinha outros compromissos. Depois que eu parti, eles gastaram outros 3 dias tentando aperfeiçoar, chegar ao balanço perfeito, mas terminaram voltando ao ponto que eu tinha deixado”.
“Era uma sensação muito estranha porque para mim estava sendo oultimato do sentimento todo vindo junto. Você está cavando através da sujeira. Você tem toda a frustração, toda a loucura emergindo. E finalmente você alcança um momento onde você sabe que é aquilo”. The Edge tinha dúvidas sobre tudo, a forma de traçar tantos elementos disparatados juntos.
Quando estava terminado, ele também sabia que era uma música do U2.
De qualquer forma era.

Agradecimento: Rosa - Achtung Zoo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...