PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 17 de abril de 2012

Assim surgiu a canção 'New York'

É um dos cartões que todo escritor tem. Não é autobiográfico! Há pedaços de você lá certamente. Pode até haver muito de você lá. Mas quando uma música ou um poema ou romance é escrito em primeira pessoa, e é cheio de “Eu”s, ainda não há razão para supor que é a verdade literal sobre o que o autor tem feito. É o velho enigma “what if?”. É um bom ponto de partida para qualquer enredo: Eu só perdi aquele gato que correu através da estrada, e agora estou em casa, e ninguém sabia que eu tinha bebido muito. Mas e se eu atingi-lo? Bono nem sequer iniciou-o. Houve uma batida de Larry que todo mundo amou - mas foi se provando complicado encontrar um lar para ela. Não importa quantos ângulos diferentes que
pensassem a partir dela, não parecia explodir em vida.
Sexta-feira é dia de reunião. Os rapazes da banda sentam-se e esperam por más notícias!
Nós fomos convidados a fazer isso. Sim. Nós fomos convidados a fazer isso. Não. Temos que encontrar uma maneira de contornar isso. Foi um fenômeno em todo o making of de “All That You Can’t Leave Behind" que se tornou uma distração em primeiro lugar. Não era apenas nas sextas-feiras, mas em cada segundo do dia.
Por mais que eles quisessem lutar contra, Eno e Lanois tinham que viver com isso. A reunião de sexta-feira está de pé? Tudo bem, nós trabalharemos. Podemos explorar aquele ritmo do Larry? Talvez resulte em algo.
Frequentemente, Eno faz seu melhor trabalho quando ele começa a ir pra fora do estúdio. “Nós sempre ficamos contentes quando ele vai embora”, Larry sorri, “porque nós sabemos que quando ele volta, ele voltará com mais algumas 'goodies'! Danny apenas fica lá e dá um toque diferente para a coisa. Então, nós estamos empurrando para um lado, eles estão empurrando para outro - e os resultados são sempre interessantes. Um monte de tensão".
Em outras ocasiões, acontece na sala, onde o cheiro do conflito e a frustração está fresco nas narinas de todos. “Brian traz uma coisa muito diferente para o U2”, Larry acrescenta. “Ele vai para os teclados e ele só cria músicas em direções que você não esperaria”.
A reunião foi longa, entretanto Brian estava inspirado. Ele tinha uma espécie de som 'foghorn' passando por cima da batida de Larry. Ele invocou outros acordes de dentro de seu saco mágico. Lanois na guitarra e eles tiveram um acontecimento ritmico.
A banda saiu da reunião sentindo comichão e coceira. Pegaram seus instrumentos e os atacaram. A química funcionou. Eureka! “Tudo aconteceu muito, muito rápido”, Lanois relembra. “Bono pensou 'isso vai ser a casa para a minha ideia de Nova York! Eu acho que funciona melhor assim: Eno e eu fornecemos a sonoridade para a banda, eles vem e
respondem o convite’. Uma canção nasce.”
“Foi o caso em que uma peça de trabalho do Larry deixou todos inspirados”, Edge diz. “Brian amou em especial essa performance da bateria e quando ele bateu nesse som 'foghorn', todo mundo ficou muito animado com isso. Era lindo eles reunidos ali então, com todos tocando.”
Ouvindo isso, é impossível não pensar em Lou Reed ou Frank Sinatra, ou Ian Curtis e P.J.Harvey. Originalmente a música terminava com uma conversa informal sobre Frank Sinatra, com quem Bono teve o privilégio de compartilhar um dueto em ‘I’ve Got You Under My Skin’ antes dele morrer. Velhos olhos azuis! “É uma história verdadeira”, Bono diz: “Eu estava num jantar uma vez com Frank e ele pegou um guardanapo de papel azul da mesa e ficou olhando para ele e disse, para ninguém em particular, ‘Eu lembro quando meus olhos tinham esse azul’. Ele pegou-o e guardou-o no bolso interno. Foi muito legal”.
Na maior parte ‘New York’ é apenas isso, o pulsante ritmo legal agindo como pano de fundo com o narrador confessando em voz baixa os termos da crise de meia-idade que o afligem, enquanto em volta dos outros 9 milhões, histórias fascinantes estão sendo escritas. New York! New York! Mas em meio a isso explode em uma confusão que é impressionantemente
apropriado para o tema da canção. Aquela tempestade sonora estava lá na faixa mas Edge começou a trabalhar nela e apostou de uma forma diferente. "Isso é um overdub. É muito eficaz”, Lanois comenta. “Ele estava certo.” Mas era Bono? Há uma linha em que está inclinado a irritar, que soa quase arrogante: “I just got a place in New York”, Bono declara. Entrevistando Bono – um velho amigo de escola e jornalista musical – disse o cantor que descobriu que era realmente irritante...“Eu ia mudar a linha para algo menos consumista", Bono respondeu, “mas eu deixei o que era...eu apenas tinha um lugar em Nova York! E isso meio que me fez sorrir. Mesmo porque a música não é autobiográfica. Agora vocês estão pensando ‘o bastardo’ tinha um bom lugar no Central Park’ – mas para o personagem da canção poderia ser uma caixa de sapatos”. Obviamente há pedaços de Bono lá. Mas apenas pedaços, ele insiste. Nada de crise de meia idade aqui. “Estou tentando me acalmar. Eu tive uma crise de meia-idade muito mais cedo, cerca de 27 anos de idade, por todas as razões clássicas. Eu estava em Los Angeles, bebia um monte de whisky por todos os anos empurrando uma rocha de uma colina. Ou uma banda de rock até a colina. Eu tinho sido bom em ser bobo, de certa forma, preparando-nos para o disparate dos anos 90 – do qual eu gostei muito.”
Estranhamente, ele termina com uma referência olhando para 'A Criança Roubada', um poema de William Butler Yeats. “Na quietude da noite /Quando o sol teve seu dia /Eu ouvi sua voz sussurrando/ Venha embora criança / New York, New York.”
Inconsciente. Talvez........

Agradecimento: Rosa - Achtung Zoo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...