PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dissecando "Sunday Bloody Sunday"

“I can’t believe the news today.” Era uma linha introdutória que cristalizava a resposta predominante, especialmente entre os jovens irlandeses que tinham sido sugados na política do sectarismo, para a série de atentados que devastava a paisagem do norte, e o povo da Irlanda do Norte, ao longo dos anos 70 e início dos 80. Em grande medida, aqueles que viviam em Dublin ficaram imunes. Mas, em uma banda cada vez mais politizada, Bono havia chegado a conclusão de que nem ele nem eles poderiam simplesmente lavar as mãos da violência no Norte, ou das injustiças que foram geradas disso. “Foi só quando eu percebi que os problemas não tinham me afetado que eles começaram a me afetar”, Bono refletiu na época. “As bombas podem não disparar em Dublin, mas elas são feitas aqui”. ‘Sunday Bloody Sunday’ não era uma afirmação partidária. Ao vivo, era sempre prefaciada com um aviso. “Essa não é uma canção de rebeldia”, Bono declararia. Por isso ele queria dizer que, as ressonâncias profundas do que tinha acontecido no Domingo Sangrento, não obstante, não era para ser tomado como apoio à causa Republicana. Era, mais uma resposta emocional a que a partir de qualquer ponto de vista, foi uma terrível realidade política. “O que eu estava tentando dizer na canção é: lá está,em close-up,” Bono explicou. “Eu estou farto disso. Quanto tempo isso vai continuar? É uma afirmação. E nem mesmo dizendo que há uma resposta.”
A coisa importante, como o U2 tem enfatizado de novo e de novo ao longo dos anos, era pelo menos para fazer as perguntas certas. Foi de The Edge a idéia de explorar o tema, e ligar com o que estava acontecendo na Irlanda do Norte de volta para o original sacrifício do sangue Cristão e subseqüente ressurreição no Domingo de Páscoa. “Bono estava longe em lua-de-mel,” The Edge recorda. “Eu escrevi a música e tive uma idéia para a letra e apresentei para a banda quando eles voltaram.” A música deveria articular o próprio sentido da perplexidade da banda nas forças que tinham sido desencadeadas pelo conflito no Norte, mas foi um incidente em um show nos EUA, que proveu o contexto imediato para Bono. “Eu estava saindo pela porta do camarim em San Francisco,” Bono conta, “e havia 30 ou 40 pessoas esperando por uma conversa e por autógrafos, e eu estava rabiscando meu nome em pedaços de papel que elas entregavam para mim. Eu pego esse pedaço de papel e estava prestes a escrever sobre ele quando algo em mim disse ‘espera um minuto’. O papel foi dobrado e quando eu abri, havia esse grande dogma procurando assinaturas. Eu estava prestes a assinar meu nome em um abaixo-assinado para apoiar um cara que eu nunca tinha ouvido falar, um indivíduo irlandês com conexões republicanas. E eu fiquei preocupado, nesse momento.
“Sou tão republicano quanto não sou territorial. A idéia toda do U2 usar uma bandeira branca no palco foi para fugir do verde, branco e laranja. Para fugir de Stars and Stripes.
Para fugir de Union Jack... Tenho medo das fronteiras e eu fico com medo quando as pessoas começam a dizer que eles estão preparados para matar, para fazer backup de sua crença do que a fronteira deve ser. Quero dizer, eu amaria ver uma Irlanda unida mas eu não acredito que colocando uma arma na cabeça de alguém fará com que ele veja do seu jeito.
Nesse sentido ‘Sunday Bloody Sunday’ foi uma canção de protesto, não contra qualquer ato de violência, mas contra um ciclo de violência no qual todos os protagonistas nos conflitos no Norte pareciam ser bloqueados. Adam relembra que originalmente era muito mais virulenta, com uma linha de abertura que teria pendurado como um albatroz em torno do pescoço do U2 pelos próximos anos: “Não fale comigo sobre os direitos do IRA”. Mas o bom senso prevaleceu. “O ponto de vista tornou-se mais humanitário e não sectário”, Adam reflete, “que é a única posição responsável”.
A urgência da emoção, no entanto,não a tornava uma música fácil de produzir. Durante a composição de War, Bono sofreu um bloqueio criativo, embora soubesse que tinha um dever a cumprir com o álbum a ser produzido, e ele relata como sua esposa, Ali, ajudou-o até o fim desse traumático período, especialmente em relação a ‘Sunday Bloody Sunday’. “Ela literalmente me chutava pra fora da cama pela manhã”, Bono relembra.” Ela literalmente colocava a caneta em minha mão”.
O que emergiu foi um grito do coração que efetivamente articulava para uma geração emergente a inutilidade terrível de ódio e violência sectária. Durante a gravação, um considerável tempo foi gasto com a parte da bateria. Larry Mullen Jr foi exilado do estúdio e localizado sob a escada da frente em Windmill Lane, os espaços abertos acima emprestando a seu som a reverberação natural que o produtor Steve Lillywhite estava procurando. Lá lhe foi dada a rara oportunidade de utilizar a sua experiência com a Artane Boys Band em um contexto rock, elaborando um ritmo marcial reminiscente do material de marcha da banda nacional que ele tocava num cenário mais regimental. Por acaso, The Edge cruzou com Steve Wickham, a caminho de casa, depois de uma sessão de gravação e o violinista foi convidado a tocar, as colorações de sua rabeca efetivamente agitando alguns velhos fantasmas étnicos emprestando à canção profunda ressonância irlandesa. “Na verdade, começa como uma canção folclórica e termina como uma daquelas canções do Exército da Salvação”, Bono reflete agora. “Foi uma boa idéia, mas eu não acho que saiu realmente. As pessoas não se pegavam naquilo.”
Uma música poderosa, tornou-se um clássico ao vivo, sua qualidade de hino emprestando-se ao tratamento de estádio para o qual a banda estava inevitavelmente sendo desenhada com a turnê War catapultando-os para dentro do grande campeonato. A canção ressurgiu no mini-álbum Under A Blood Red Sky, também gravado em 1983 ,mas sua apoteose veio durante a tour de Joshua Tree em 1987 e 1988, que foi gravada para o Rattle And Hum, extravagante álbum e filme.
A versão do filme foi gravada no dia do massacre de Enniskillen, 8 de novembro de 1987.
Esta, também, foi uma horrível operação militar, neste caso realizado pelo IRA. A bomba foi colocada no memorial de guerra no centro de Enniskillen, Fermanagh, não tão longe da fronteira em disputa da partilha de seis condados da Irlanda do Norte, do resto do país. Com uma multidão reunida ali para marcar o Remembrance Day e para homenagear os soldados do Norte que foram mortos na Segunda Guerra Mundial, a bomba foi detonada, matando 11 pessoas e ferindo e mutilando outros tantos. Foi uma ação na qual foi impossível uma defesa, e a conseqüente onda de condenação e repulsa abalou o movimento Republicano em seu núcleo. Muitos se lembrariam do ataque de Enniskillen como a mais terrível atrocidade cometida em nome da unidade da Irlanda, e as imagens dos amigos e parentes de luto, daqueles que tinham sido assassinados, foram vistas pelo mundo todo. Em particular Gordon Wilson, um metodista, cuja filha morreu sob os escombros segurando a mão do pai, emergiu como um homem de extraordinária dignidade e coragem, cujo apelo por perdão moldou a barbárie da ação do IRA sob uma luz particularmente severa. “Fuck the revolution”, Bono declarou no palco do McNichols Arena em Denver depois que as notícias chegaram da Irlanda, e a banda desencadeou uma catártica, emocional versão da música que refletia sua raiva, e de tantos homens e mulheres irlandeses, em outro ato insensato de violência brutal, em que pessoas inocentes foram massacradas. “Foi a melhor performance da música”, Bono confidenciou em 1988. “Foi quase como se a música tivesse sido feita realmente nesse dia, de uma maneira que ela nunca seria novamente. Qualquer outra coisa seria menos do que isso.


Agradecimento: Rosa - Achtung Zoo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...