PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

A primeira canção gravada por Bono após uma pequena operação nas cordas vocais em 1998

Em 1997 e 1998, Bono teve diversos problemas com sua voz durante a turnê Popmart. Quando a turnê do U2 chegou ao fim, os problemas continuaram. Bono tinha um inchaço nas cordas vocais, que não era um nódulo, e que não desaparecia.
Com muito medo de ter necessidade de uma biópsia e ser descoberto que ele contraiu um câncer, Bono fez uma pequena cirurgia, que poderia definir o futuro do vocalista, e da banda. Mas felizmente, foi constatada apenas uma alergia nas fossas nasais. O médico disse: “Vou te dizer uma das coisas à qual é realmente alérgico. Plantas do deserto. Las Vegas é terrível para você. Felizmente, você é da Irlanda e lá não há muitos desertos”. Bono então entendeu: "Claro, a turnê Popmart passou por Las Vegas e foi aí que a minha voz piorou."
O U2 não se preparou para a noite de abertura da turnê em Las Vegas no ano de 1997. Como estavam desentrosados e não sabiam como as músicas funcionavam ao vivo, a banda fez inúmeros ensaios nas noites seguintes até obterem a forma desejada.
Estes ensaios eram feitos à noite, quando o ar estava frio, e com ventos. Juntando ao tempo seco do deserto, isso foi determinante para os problemas na voz de Bono, que não voltou mais ao normal até esta pequena cirurgia.
Totalmente recuperado, e com sua voz de volta, sua primeira música após esta operação foi a colaboração gravada em estúdio com Kirk Franklin em "Lean On Me".

Logo depois, Bono apareceu em uma premiação cantando ao vivo a canção "Lean On Me", e já deu pra perceber que a voz de Bono estava, enfim, normalizada.



Kirk Franklin, fã do U2 desde os 16 anos de idade, sonhava em cantar com Bono desde que ouviu pela primeira vez o álbum 'The Joshua Tree'.
Kirk realizou o sonho em 1998 ao convidar Bono para cantar no álbum 'The Nu Nation Project', na canção "Lean On Me". Franklin e seus selos de gravação - Gospo Centric e Interscope - doaram US $ 250.000 para ajudar as igrejas e sinagogas queimadas, em antecipação dos lucros de "Lean On Me".
Kirk explica como aconteceu o convite à Bono: "Eu perguntei ao Jimmy Iovine (executivo da Interscope e produtor do álbum 'Rattle And Hum') se eu poderia cantar com Bono, e ele disse que sim." Eu disse: "Você está falando sério? Pode telefonar pra ele?"
Então, ele ligou para Bono, e Bono disse que ele adoraria participar. A notícia foi incrível. Então, eu voei para a Irlanda. Eu nem lembro qual estúdio era. Eu não dormi. Mas foi rápido. Eu segui ele, e nós filmamos algumas imagens dele na cabine de gravação, para o videoclipe. Então eu fui embora. E eu estava de volta já no dia seguinte, para o aniversário da minha filha. Disseram algo como: uma estrela em ascensão que tem que dividir o espaço em estúdio com uma lenda do rock."
"Bono é um cara legal, um cara muito espiritual", ele lembra. "Perguntei-lhe como estavam as coisas, e ele me falou sobre a Popmart Tour. Ele disse que um dos shows não saíram tão grande como eles queriam que ele fosse, e eu fiquei olhando para ele e pensando: "Você está brincando!" E então, ele mencionou algo sobre a venda do álbum 'Pop', que segundo ele, vendeu "apenas" 7 ou 9 milhões de unidades! Pensei: "cara!"
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...