PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 25 de abril de 2013

The Edge revela alguns segredos das gravações do U2 em estúdio e performances ao vivo

Em entrevista no ano de 1984, The Edge explicou sobre algumas coisas técnicas que ele utilizava em gravações e concertos do U2: "Eu utilizei o E-Bow em uma guitarra Telecaster na gravação da faixa "The Unforgettable Fire", que é a única que eu vou tocar assim ao vivo. Eu usei também por mais algumas faixas do disco 'Unforgettable Fire'. O único problema com o E-Bow é que tende a fazer tudo soar a mesma coisa, por isso realmente se resume a como você trata seu som após a guitarra, se deve ou não obter um bom, agradável efeito, ou se você recebe esse mesmo tipo de som choramingado que todo mundo faz."
"Eu utilizo um lap steel algumas vezes. Eu comprei um lap steel Epiphone antigo que data de 1945, em Nashville, em 1982, e eu usei isso no álbum 'War'. E eu uso ele ao vivo, algumas vezes, também, como na canção "Surrender". É uma grande coisa."
"Gravando "40" em estúdio, eu toquei baixo na gravação. Parecia uma abordagem mais interessante fazer Adam aprender a tocar guitarra, do que fazer Adam aprender minhas partes de baixo. Então é isso que nós fizemos, e tem funcionado muito bem. Ele veio com sua própria abordagem para as partes de guitarra que eu fiz no estúdio. Ele funciona muito bem. Mas também, eu acho, que é uma coisa visual muito interessante nos ver trocando de instrumentos."
"As vezes eu toco piano e guitarra em performances ao vivo. Obviamente, há um limite para o que você pode fazer na guitarra com apenas uma mão. Eu geralmente bato um acorde e deixo de sustentar enquanto faço algo com a mão esquerda no piano. E, em seguida, às vezes eu vou apenas alternando entre os dois instrumentos, tocando um verso no piano e, em seguida, indo para a guitarra para o coro ou algo assim. Faço isso em "New Year's Day". Comecei fazendo isso na canção "I Fall Down". É também faço em "The Unforgettable Fire"."
"Eu inventei uma afinação na Telecaster com o lap steel para gravar a música "The Unforgettable Fire". Fiz um ajuste estranho, mas saiu um bom acorde. F, A, D, D, G, D. Eu estava colocando algumas partes de guitarras na canção "The Unforgettable Fire", mas eu estava tendo um pouco de dificuldade, e estava saindo algo que eu estava insatisfeito, então eu decidi por uma espécie de mudança radical de abordagem apenas afinando a guitarra com as notas que parecia certas, ou parecia interessante. E assim que o ajuste veio. Foi pura sorte, mas soa muito bonito o acorde em relação à música."
"As faixas do álbum 'Unforgettable Fire' que mostram eu dando o meu melhor, eu acho que são "Pride" e "Wire". "Wire" é interessante por causa das novas técnicas que estão sendo usadas. É um som de guitarra incomum na introdução, com eco e delay. Muitos pensam que é um teclado, mas é na verdade é guitarra. Foi uma emoção para mim, porque é um grande som. Fiquei muito satisfeito com isso no estúdio. E "Pride", que é uma canção que realmente foi transformada com essa linha de guitarra. Novamente, é um outra canção que utilizo o delay de eco digital, e novamente é muito rítmica. Mas essas duas foram as mais significantes no jeito "Edge de ser"."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...