PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Bono fugia da Abóbora Cor de Laranja na turnê Popmart

Joe O´Herlihy, diretor de áudio dos shows do U2, no livro U2 Show falou sobre os desafios que foram as turnês Zoo TV e PopMart:

"As idéias de produção da Zoo TV foram resultado direto da influência recebida enquanto eles trabalharam em Berlim. Quando você está no estágio de pré-produção da turnê, o departamento de áudio é sempre olhado como o "primo pobre". 
Isso não era particularmente prazeroso, porque eu sentia que a banda havia conquistado sua reputação e credibilidade pela ótima qualidade de som, nos dez anos que se passaram. Eu tinha muito orgulho disso. Era óbvio que eu teria que lutar pelo meu espaço dessa vez. 
O design de palco da Zoo TV proporcionou certamente o melhor show de rock multimidia de todos os tempos, e é algo pra se ter orgulho. A forma como a Zoo TV foi construida andou lado a lado com o design do sistema de som da turnê. Nós tínhamos que fazer as coisas de forma diferente para alcançar os melhores resultados possíveis, por causa da enorme diferença na qualidade de aúdio que se verificava na transição do som do álbum 'Achtung Baby', para as performances ao vivo das novas músicas, da perspectiva do áudio. Reproduzir o novo som do U2 foi provavelmente o obstáculo mais difícil que já enfrentamos."

"O design do palco da PopMart novamente ameaçou a integridade do departamento de som. Depois de termos feito o impossível na Zoo TV, eu achei que as lições que aprendemos iriam ser postas à mesa para discussão na PopMart. Não foi bem assim. Eu tive enormes dificuldades com a PopMart, porque eu recebi o design do sistema de som já pronto e definido, e tive que achar formas de complementá-lo. Eu sentei com Roy e Troy Clair, e Greg Hall, da Clair Brothers Audio (empresa responsável pelos equipamentos de som utilizados pelo U2 desde a War Tour) e disse: "Okay, esse é o design do sistema de som com o qual teremos que lidar (afetuosamente chamado de Abóbora Cor de Laranja) e, como eu terei que mixar o show numa configuração mono, vou precisar de mais caixas de som. Eu quero desenvolver um jeito esperto e inteligente de complementar esse sistema de som." O pessoal da Clair Brothers abraçou a idéia de forma muito positiva. Eu acho que conseguimos o melhor resultado possível, em circunstâncias terríveis. A pior qualidade de som em todo o estádio era justamente onde o pedestal do microfone do Bono ficava, bem debaixo da Abóbora. Nesses meus mais de 20 anos de relacionamento com o Bono, ele passou o tempo todo na frente do meu sistema de som, mas na PopMart ele corria para as laterais do palco só pra fugir daquele péssimo local em termos de som, e então começou "Oh, tem um visual legal aqui na lateral do palco, e além disso eu posso ouvir e cantar muito melhor do que lá no meio." Foi um enorme desafio. Eu o enfrentei, e fiz as coisas funcionarem da melhor forma possível, mas nunca atingiu a condição ideal, de jeito nenhum."

Agradecimento: Forum UV Brasil
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...