PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 24 de agosto de 2013

Declan Gaffney revela alguns detalhes sobre a gravação do disco 'No Line On The Horizon' do U2

Richard Rainey foi o engenheiro do álbum 'How To Dismantle An Atomic Bomb' do U2, e Declan Gaffney havia trabalhado com ele anteriormente.
Quando Richard foi convidado para trabalhar em 'No Line On The Horizon', ele perguntou para Declan se ele gostaria de ser seu assistente. U2 sendo U2, ele sabia que teria mais e mais trabalho para fazer. E foi assim que Declan Gaffney se envolveu com o U2. Ele comentou: "Comecei gravando o overdub de guitarra, e assim por diante e assim por diante, até que eu estava mixando faixas com o Danny Lanois em Nova York e Londres."
"Uma noite, Edge tinha feito algumas partes de guitarra para "Magnificent" e deixou o check-in em uma das outras salas e disse: "faça um mix disso."
Cerca de meia hora mais tarde, eu fiz um playback e eu nunca vou esquecer: eu olhando para cima e vendo todos os quatro membros da banda, além de Steve Lillywhite, Brian Eno e Daniel Lanois, todos sentados em um sofá atrás de mim, à espera de ouvir essa mixagem. Foi surreal!"
"A coisa toda foi uma viagem. Eu nunca vou esquecer o dia em que estávamos trabalhando "Cedars Of Lebanon". Daniel Lanois e eu estávamos no console, em Nova York, e os quatro membros da banda estavam no fundo da sala. Dan gosta de mixar ao vivo, como uma performance. Os alto-falantes estavam para cima, altos, e parecia que o vento estava correndo pelo meu cabelo. Ele estava gritando o que fazer, estávamos puxando e batendo uns nos outros, a vibe foi incrível, e a banda estava aplaudindo e torcendo para nós na parte de trás da sala.
No outro dia, "Cedars Of Lebanon" veio de algum lugar, e eu pensei: 'isso é muito, muito bom'. Eu poderia apreciá-la da maneira que eu posso apreciar boa música da qual eu não tenho nada a ver."
Foi Declan que mixou o som de apresentações ao vivo na TV e rádio, como David Letterman e outras que foram destaques na mídia: "Eles queriam alguém ao redor que conhecia o material para trabalhar com os rapazes da casa para todas as diferentes estações de rádio e de televisão. Letterman foi um grande sucesso. E nós estávamos também no telhado da BBC, é claro.
Havia tanta coisa acontecendo. Nós fizemos o Live Lounge com Jo Whiley na parte da manhã, e então tudo tinha que ir lá para cima, para o show no telhado. Você não tem tempo para parar e sentir-se nervoso."
Declan finaliza explicando sobre a emoção que sentiu quando o disco foi lançado: "Quando o álbum saiu, estávamos em Nova York. Eu fui a Virgin Megastore em Time Square, e fui confrontado com uma parede com posters de 'No Line On The Horizon'. As pessoas estavam passando por mim empurrando, em massa para obterem o álbum, e este foi um momento profundo para mim: eu estava vendo alguns dos meus trabalhos com o U2, completos. Foi maravilhoso."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...