PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Há uma década, Bono tenta batizar algum trabalho do U2 com o título de ‘The Pilgrim And His Lack Of Progress’

Após o lançamento do disco 'All That You Can't Leave Behind' do U2 em 2000, Bono comentou sobre a faixa "In A Little While": "Há uma bela tangente no meio dessa música. 'Um homem sonha um dia em voar / Um homem pega um foguete para o céu / Ele mora em uma estrela que está morrendo na noite / E segue no rastro, o dispersar da luz'. Eu amo a idéia dos seres humanos acreditarem que eles estão no comando do seu próprio destino. Por todo o progresso e todo esclarecimento que nós temos, eu nos vejo quase que tombando por aí. Existe um pouco de audácia nos seres humanos, que os coloca no centro do universo.
A grande questão, para mim, não é se nós acreditamos em Deus, mas, muito mais importante, se Deus acredita na gente.
Nos anos sessenta e setenta, nós estávamos colocando um homem na lua, estávamos criando medicamentos que iriam aumentar a expectativa de vida das pessoas, e tudo era possível através do progresso. Nos anos oitenta e noventa estava claro que nós não tínhamos lidado com os grandes problemas e era difícil ser otimista quanto ao progresso. Nós podíamos mandar foguetes para o espaço, mas estávamos destruindo o nosso próprio meio-ambiente. Nós temos os medicamentos, mas não os damos para as pessoas que estão sofrendo de alguma praga, como a AIDS. No final do século XX, as pessoas deveriam realmente se orgulhar do que eram capazes de fazer, mas ainda não era o suficiente. Nós temos que achar novas respostas para essas questões. Os problemas do mundo não serão todos resolvidos pela ciência. Esses grandes problemas foram substituídos pela pobreza e depressão e ultimamente pelo coração humano e sua ambição. O que está realmente claro nesse momento. Eu tenho certeza que em cinqüenta anos, quando os historiadores estiverem olhando para esse período, eles irão dizer, ‘Oh, foi quando o século XX acabou com a gasolina, na pista, no final’. É um novo jogo no século XXI. Todas essas coisas estavam na minha cabeça enquanto eu estava escrevendo essa linda pequena música pop. Essas tangentes fizeram a música para mim.
A música deveria ser chamada ‘The Pilgrim And His Lack Of Progress’ (O Peregrino E Sua Falta De Progresso).
No ano de 2005, a Rolling Stone entrevistou Bono, e novamente ele citou o título ‘The Pilgrim And His Lack Of Progress’:
Rolling Stone: Qual o tamanho da influência da bíblia na sua composição musical? Quanto você tira dela em termos imaginários e de idéias?
Bono: "Ela me sustenta, como uma crença. Esses são assuntos difíceis de se falar porque você pode soar como um idiota. Eu sou o tipo de cara que precisa de uma âncora. Eu quero estar cercado de objetos imóveis. Eu quero construir minha casa numa rocha, porque mesmo que as águas não estejam no nível da casa, eu vou trazer a tempestade. Eu tenho isso em mim.
Então é tipo um apoio para mim. Eu não leio a bíblia como um livro histórico. Eu não a leio como, “bem, é um bom conselho”. Eu deixo que ela fale comigo de outras formas. Eles chamam isso de “RHEMA”. É uma palavra grega dificil de traduzir, mas um significado próximo seria: ela muda/transforma o momento em que você a lê. Parece fazer isso para mim.
É uma linha exata para mim. Nas escrituras isso é descrito como uma piscina limpa onde você pode se ver, ver onde você está, se você ainda é suficiente. Eu estou escrevendo um poema no momento chamado “‘The Pilgrim And His Lack Of Progress’. Eu não estou certo se sou a melhor propaganda para essas coisas."
No ano de 2009, o U2 lançou o álbum 'No Line On The Horizon', e mais uma vez, Bono citou “‘The Pilgrim And His Lack Of Progress’:
"Você poderia ter chamado este álbum de ‘The Pilgrim And His Lack Of Progress’, porque todos os personagens estão lutando para permanecerem fiéis aos seus valores ou querem realizar seu potencial."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...