PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Histórias por trás de "I Threw A Brick Through A Window"

Raiva é uma energia. John Lydon declarou em sua PIL manifestação, e ele devia saber que a mesma energia era a essencial força motora por trás do punk rock britânico, um movimento ao qual Lydon efetivamente encabeçou, sob o disfarce de Johnny Rotten, cantor líder do The Sex Pistols. O punk foi crucial para a formação do U2.
Berrando, gritando, uivando, gritando, com raiva, egoísmo, confronto, adolescente, indulgente, insolente, sarcástico, chocante, agressivo - dependendo de onde você estava vindo, o punk poderia ser qualquer uma dessas coisas ou todas elas de uma vez, mas era conduzido por um princípio fundamental: você tinha que causar uma impressão.
“Bono foi o primeiro punk na escola”, um ex-colega relembra. “Ele apareceu um dia com um novo corte de cabelo, calças roxas apertadas, uma jaqueta anos 60 e uma corrente partindo de seu nariz até sua orelha. Ele queria ser uma aberração para todos e conseguia. As pessoas ficavam ao mesmo tempo horrorizadas e fascinadas.”
Bono reconhece a raiva, o ressentimento, até mesmo o ódio que tomou conta dele como um adolescente. Mas ele nunca se sentiu bem com aquelas emoções. Naturalmente reflexivo, ele não poderia sair sem agonizar sobre os erros e acertos do que tinha sido feito a ele - e, mais caracteristicamente, do que ele tinha feito. Ele é inerentemente suspeito de autodenominados rebeldes do rock ‘n’ roll - da atitude que eles adotavam e da pose que eles golpeavam. “O velho clichê do rock ‘n’ roll rebelião é uma brincadeira nessa fase.”, ele disse na época do lançamento de 'Boy'. “Isso é tão conservador que você poderia realmente escrever um livro de regras sobre como se comportar como um rebelde do rock.
Considerando que eu acho que começa a rebelião dentro do seu coração. Eu acho que ficar chateado e sair tingindo seu cabelo de vermelho não é necessariamente uma indicação de ameaça a todos”.
Tematicamente, "I Threw A Brick Through A Window" deveria ter estado em 'Boy'.
Musicalmente era mais espaçosa do que a maioria das faixas no álbum de estréia da banda com uma dica que o U2 - ou possivelmente Steve Lillywhite - tinha estado ouvindo algo de seu selo, Island, um extensivo catálogo de reggae. O baixo de Adam Clayton e a bateria de Larry Mullen tem ambos oportunidades oferecidas para serem o centro das atenções, mas como tantas vezes acontece em 'October', é The Edge que brilha. Mas liricamente, "I Threw A Brick Through A Window" retorna a claustrofobia suburbana, e o desejo desesperado de encontrar uma forma de sair dos horrores domésticos envolvidos.
“Bono está sempre batendo, bicicletas, carros - tudo quebra sobre ele, ele está sempre perdendo coisas”, Gavin Friday lembra. “Nós estávamos andando na vizinhança e de repente era como se: ‘eles estão drogados’, e ‘Paul Hewson está enlouquecido numa motocicleta’. Uma motocicleta! E era , como, de repente estivéssemos malucos. Agora que nós estávamos em bandas, nós não éramos os rapazes mais encantadores. Nós éramos os moleques.
Em certa ocasião, Bono estava indo para uma festa com Alison e ele decidiu sair com uma garrafa de vinho. Era um mega poder pagar uma garrafa de vinho naqueles dias! Havia um casal na vizinhança chamados Mr e Mrs Corless, e Bono estava dirigindo seu pequeno carro e tudo que ele fez foi colidir com o portão de Mr e Mrs Corless e o poste caiu no jardim. O vinho espalhou por todo o carro e o guarda achou que ele tinha bebido. E ali estavam todos esses vizinhos, todos esses católicos de duas caras, julgando. E era assim, como ‘Eu tinha que sair daquilo’. Então não havia esse tipo de tijolo através da janela daquele mundo Gay Byrne, que estava se fechando sobre nós todos. E o sentimento era: “Desculpe, Cedarwood tem que partir”.
“Eu vou até a janela para me ver/E minha reflexão, quando eu pensei sobre isso/Minha direção, indo para lugar nenhum, indo a lugar nenhum”, Bono canta. Mas há mais nisso do que os olhos podem ver. Há uma raiva e confusão ali, por certo, mas é tanto quanto sobre as restrições dos subúrbios. É tanto sobre a violência sem sentido que irrompe entre homens confinados em um espaço pequeno, e da culpa e castigo que se segue. “Havia uma fila na casa”, Bono recorda. ”Três de nós que ficaram - meu pai, meu irmão e eu mesmo - não se davam muito bem no momento. E tudo o que aconteceu, eu me lembro de atirar uma faca no meu irmão e furar a porta. Eu errei - mas é sobre isso que "I Threw A Brick Through A Window" fala.
“Ou é como eu me lembro, de qualquer forma”.

Agradecimento: ROSA - U2 MOFO
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...