PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A história por trás de "Shadows And Tall Trees"

O título da canção do U2 "Shadows And Tall Trees" foi retirado do quarto capítulo do livro 'Lord Of The Flies' (O Senhor das Moscas).
É um livro de alegoria escrito por William Golding, vencedor do Prêmio Nobel em 1983. Foi publicado em 1954. Embora não tenha sido um grande sucesso à época – vendendo menos de 3000 cópias nos Estados Unidos em 1955 antes de sair de catálogo – com o tempo tornou-se um grande sucesso, e leitura obrigatória em muitas escolas e colégios. Foi adaptado para o cinema em 1963 por Peter Brook, e novamente em 1990, filme estes que também passaram a ser exibidos em diversas instituições educacionais. O título é uma referência a Belzebu, um sinônimo para o Diabo. É geralmente lembrado como um clássico da literatura do pós-guerra.
O livro retrata a regressão à selvageria de um grupo de crianças inglesas de um colégio interno, presos em uma ilha deserta sem a supervisão de adultos, após a queda do avião que as transportava para longe da guerra.
Foi um texto importante sobre Lypton Village. Parte da força motora por trás daquela comunidade. Envolvida pela rejeição da vida adulta e da convenção de entorpecimento mental que parecia acompanhá-la. A pureza e inocência da infância pareciam mais atrativas que uma vida de interminável compromisso.
E então Bono, Gavin, Guggi e outros habitantes desse lugar imaginário resolveram viver como crianças, e se comportar com a honestidade de crianças. “Nós entramos na idéia de 'Lord Of The Flies' de não crescer”, Bono disse a John Waters mais tarde. ”Nós dissemos, nós não cresceremos. Nós ficaremos como estamos...com nove! ”Eu acho que nós não conseguimos. É um pouco distorcido e um pouco “em todo lugar”, mas é de onde viemos."
As sombras e as árvores altas do título do título é uma referência para a atmosfera em torno das torres que se erguiam sobre a Cedarwood Road e arredores: "Eu me lembro de pensar sobre essa comparação entre 'Lord Of The Flies' e onde estávamos em Cedarwood Road, entre Ballymun e Finglas. Era uma rua muito pequena, num certo sentido, mas minha memória dela crescendo, é a de estar preso entre cowboys e índios, entre bootboys e skinheads, e assim por diante. Foi dessa forma. E eu me lembro de pensar que as sombras e altas árvores são diferentes aqui, mas é a mesma história, não é? É tudo sobre guerra. Nós estamos todos nessa ilha de subúrbio e nós estamos ligados uns aos outros."
"Quando eu vim com o título, eu me lembro pensando: "Uau, eu posso fazer isso!" Novamente foi como um momento de realização".
"Shadows And Tall Trees" era uma antiga canção do U2, a única de sua sessão demo original, gravada com Barry Devlin de Horslips como produtor, a qual foi parar em 'Boy'. Uma balada. Se sente como se mais atenção tivesse sido dada para a letra do que a maioria das faixas do álbum.
"Olhe isso: ’Is love like tightrope /Hanging on my ceiling?’. Eu creio ter considerado ser bastante “escrevível” no momento. Mas então há outras partes, que são muito bonitas: ‘Do you feel in me, anything redeeming / Any wortwhile feeling?’, que eu acho que se você ouvi-la como uma canção ou em um concerto teria que trazer algo para fora. Teria que tocar num nível emocional."
Mrs Brown, que aparece na letra lavando roupa, era na verdade Mrs Byrne, melhor amiga de Iris Hewson e vizinha próxima de Cedarwood Road. Inevitavelmente, os filhos de Byrne reconheceram o fato de que sua roupa suja estava sendo lavada, ou vista , por Bono em público. “Eles ficaram bastante felizes com isso”.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...