PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

domingo, 6 de abril de 2014

Jackie Hayden dá detalhes sobre a vitória do U2 no concurso de novos talentos na Irlanda em 1978

Jackie Hayden, o gerente de marketing da CBS Ireland no final dos anos 70, fala sobre o Festival Harp Lager Talent Contest de 1978, em que o U2 foi o vencedor e recebeu um prêmio que incluiu uma oportunidade para uma audição na CBS Records: "Eu fui um dos jurados daquela competição de novos talentos, no dia de St. Patrick em 1978.
Havia coisas horríveis, e ouvimos cerca de 38 bandas, mas apenas duas tinham algo para oferecer. Uma delas se chamava East Coast Angels. Outra banda de impressionar continha quatro jovens de boa aparência, de Dublin. Eles chamavam a si mesmos U-2.
Enquanto a acústica em geral e o sistema de som funcionou contra muitas das bandas, o U-2 exalava uma determinação para tocar e realizar performances, apesar dos problemas técnicos. Eles tocaram três músicas, incluindo uma na língua irlandesa, que possivelmente, era uma encarnação precoce de "An Cat Dubh", lançada somente em 1980.
Eu me lembro de Bono ser o que mais me impressionou, com uma presença de palco soberbamente confiante, mesmo com a garganta cansada. E ele usava um suéter de gola polo cinza apertado.
O resto da banda parecia séria e tocaram de forma primorosa. Eles sabiam que eles eram bons, e o Billy Wall e eu gostamos dele instantaneamente.
Mais tarde naquela noite, os finalistas escolhidos tiveram que retornar para a mesma sala para executar as músicas novamente, desta vez na frente de uma platéia. De discussões que tive com Billy Wall, parecia quase certo que East Coast Angels ou U-2 iria ganhar, a menos que alguns dos outros atos puxassem algum milagre da cartola ainda invisível. Também concordamos que o padrão geral tinha sido perturbadoramente ruim.
Finalmente, chegou o momento da verdade, e quando os pontos foram somados, os garotos do U-2 foram os vencedores de imediato.
Eu felicitei o U-2, fazendo uma referência impopular à óbvia falta de ensaio por alguns dos atos, e manifestei a esperança de que talvez o U-2 um dia pudesse alcançar até mesmo o sucesso, apreciado por esse ato de Limerick.
Poucas semanas depois, o U-2 foi agendado no Keystone Studios em Dublin para a sua audição, para cumprir o acordo que CBS tinha feito com o Limerick Civic Week Committee.
Alguns da banda desde então, já criticaram compreensivelmente os aspectos daquela sessão. No entanto, acho que eles não compreenderam totalmente que na prática a intenção era gravar sobre oito ou dez números ao vivo, para que a CBS pudesse avaliar o repertório da banda de uma forma que não seria possível se nós passássemos muito tempo se concentrando em apenas duas ou três músicas.
Afinal, foi a primeira gravação deles em um estúdio, e eles estavam extremamente nervosos e ninguém estava à espera de milagres. E para que conste: as reclamações posteriores de Bono, que a banda não foi autorizada à entrar na sala de controle, é pura fantasia.
De qualquer forma, a noite terminou abruptamente quando o pai de Larry Mullen chegou e levou o indignado Larry para casa. Larry tinha apenas 15 anos na época, e seu pai considerava que a escola na manhã seguinte era muito mais importante do que esta sessão de gravação.
O produto final dessa sessão foi inexpressivo de si mesmo, mas mesmo assim eu estava começando a gostar do material e da banda, mais e mais. O U-2 tinha um jeito especial de se concentrar no trabalho manual, que eu sentia falta na maioria das bandas irlandesas naquele momento, embora eu me lembre que o seu som em geral não foi ajudado pelos problemas de afinação que Edge teve com sua guitarra."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...