PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Por trás do documentário 'Miss Sarajevo'

Bill Carter entrou em contato com o U2 pela primeira vez, enquanto eles estavam na Zoo TV Tour, para mostrarem ao público a realidade das pessoas, pois sentia que países ignoravam o lado humano da guerra.
Bill Carter viajou para Sarajevo no Inverno de 1993 para oferecer ajuda humanitária e rapidamente se viu no coração do conflito. Viveu durante seis meses num edifício de escritórios, distribuindo comida e medicamentos aos necessitados. Ele conseguiu que lhe enviassem, da Califórnia, EUA, a sua câmera para poder filmar um documentário.
O U2 arrumou uma série de ligações por satélite onde Bill Carter deu a alguns habitantes de Sarajevo a oportunidade de serem ouvidos perante estádios de futebol cheios de pessoas (nesta altura, havia ano e meio que tinham sido cortadas as comunicações com Sarajevo).
As transmissões via satélite eram breves e não-editadas, portanto, em tempo real.

Bill Carter: "Depois das transmissões via satélite, o U2 convidou-me para ir para Dublin para um descanso. Ao contrário de algumas histórias flutuantes, não foi porque eu estava em perigo. Bem, eu estava, mas não mais que de costume. Eles só me convidaram para fazer uma pausa. Que eu aceitei. E de volta em Verona, Edge e Bono tinham me prometido um tempo para editarmos um filme sobre Sarajevo. Mas claro, as coisas nem sempre correm como planejado.
Eu mostrei para Edge uma versão demo de dez minutos que eu tinha cortado com o meu editor Stephen O'Connell no Windmill Lane. A verdade é que havia alguns que não achavam que havia um filme a ser feito fora das filmagens. Eu pensei que havia.
Edge assistiu a versão demo na casa de Bono e disse que eu precisava fazer alguma coisa com isso. Na noite seguinte, Bono viu e com o seu apoio, eu fui capaz de ficar na Irlanda e editar o filme. O título quem deu foi Bono.
Eu tinha dito a ele sobre o concurso de beleza 'Miss Sarajevo' que ocorreu durante a guerra, e ele disse: "Chame isso de 'Miss Sarajevo', e eu vou te escrever uma canção."
No começo eu não gostava do título. Parecia muito leve. Mas é claro que realmente não poderia haver outro título. E a música, ele é perfeita. Nas letras, Bono prega a sensação de surrealismo, de beleza que vem de viver com tanta graça sob pressão. E a música, em parte rock, em parte ópera, parece ajustar-se a justaposição de que guerra havia todos os dias naquela cidade. Algo que estava acontecendo, mas ainda uma parte do seu cérebro sabe que esta não era uma uma maneira normal de viver.
O filme, como as transmissões via satélite, não foi destinado a informar as pessoas da história ou os fatos duros da guerra. Pretendia fazer brilhar uma luz sobre algumas pessoas. Para mostrar que eles só estavam tentando viver e estavam morrendo por causa disso."

Alma Catal foi a estrela do documentário 'Miss Sarajevo', quando tinha apenas 12 anos. Quando o U2 voltou à região, para o show em Zagreb em 2009, o U2.COM foi à procura de Alma para ver como a vida dela mudou de lá para cá, e como mudou aquela parte da Europa.
Na parte 1 do video, Alma viaja para o show e relembra Sarajevo durante o cerco.



Na parte 2, Alma vai buscar seus ingressos, e fica muito nervosa, relembrando o show do U2 em 1997 em Sarajevo, e depois de todo este tempo, encontrando a banda de novo. O show, ela diz à Bono: 'foi quase tão bom quanto Sarajevo... mas não é bem assim.'"


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...