PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 14 de novembro de 2015

"Hoje eu não vou assistir o U2 em Paris"


Crônica de Miguel Cadete - Blitz (Portugal)

Ouço François Hollande num canal de televisão. Ele já está na rua, depois de ter sido retirado do Stade de France após as primeiras explosões durante o jogo de futebol amistoso entre França e Alemanha. Diz que o seu país dará uma resposta implacável aos atentados de ontem. Admiro a sua coragem. "Face ao terror, a França deve ser forte e deve ser grande", disse.
Vejo Barack Obama discursar sobre a impossibilidade de recuarmos. Ouço-o discursar sobre a defesa da Liberdade. Sei uma vez mais o que é um Chefe de Estado. Me emociono: tenho para mim que para ele terminar de forma quase perfeita o seu segundo mandato, só lhe falta conseguir a regulamentação do uso de armas nos Estados Unidos da América. "Este é um ataque aos valores que todos compartilhamos", diz. E mais do que concordar, tenho a certeza de que faço parte desse lado do mundo.
Mas eu não consegui. Não fui capaz. Comprei uma passagem de avião que deveria ter descolado hoje do Aeroporto da Portela, às 6h45 desta manhã, em direção a Paris. Não ousei partir. Perdi também a reserva do hotel, que não permitia cancelamentos. E desperdicei também a oportunidade de ver o concerto desta noite do U2 em Bercy, para o qual tinha garantido um ingresso. P3 General Admitance Floor, lê-se na confirmação que me enviaram da promotora do espetáculo, o mesmo que seria transmitido pela HBO para vários países e que anteciparia o fim da perna europeia desta turnê da banda irlandesa. Foi tudo cancelado. Eles mataram tudo de medo.
Era por causa do U2 que eu ia hoje a Paris, no vôo FR1083 da Ryan Air. Lugar 02A, na janela. Mas não voei. Afinal não tenho metade da coragem dos nossos Chefes de Estado. Até porque percebi que este ataque do autoproclamado Estado Islâmico não se dirigia a "culpados" de qualquer heresia contra Maomé como no "Charlie Hebdo". Ou contra alguém que havia "provocado" os desígnios do Califado. Em 13 de novembro, mataram-se cidadãos que estavam perto de um estádio de futebol, em festas, em restaurantes ou num concerto de um grupo de rock como os Eagles of Death Metal, num clube com mais de 150 anos de história. Eles é que sabem o que devemos comer, ouvir, dançar ou amar.
Este já não foi um ataque a um símbolo do capitalismo, como pode ter sucedido com o World Trade Center no 11/09. Aqui não se tratou de executar prisioneiros em territórios ocupados pelo Califado. Em 13 de novembro procurou-se exterminar quem estava usufruindo do seu tempo livre, numa sexta-feira à noite. Uma escalada que leva a temer o pior. E em seguida? Serão as escolas primárias os alvos preferenciais do Daesh?
Eu ia a Paris ver o U2 porque acredito no Bono. Só gosto um nadinha mais do U2 do que dos Rolling Stones, porque a política daqueles quatro irlandeses não se limita a defender a bandeira do rock'n'roll, é coisa engajada. Não é indiferente o fato de serem irlandeses, povo humilhado, esfomeado e, também, vítima do terrorismo. Claro que também não é irrelevante o fato de Bono ser católico, mas ter conseguido o feito de estabelecer uma rede capaz de apoiar e concretizar realmente inúmeras causas humanitárias ajuda muito.
Podia agora citar a letra de uma canção daquelas que tornaram o U2 famosos. Mas não vale a pena. Todos conhecemos esses versos mais ou menos de cor, quer queiramos quer não. E essa é a beleza da música popular. Eu queria ter ido a Paris ouvir o elogio a Martin Luther King em "Pride (In The Name Of Love)"; apostar na sorte de incluírem "Bad" no setlist do concerto de hoje; sonhar com uma nova versão de "Sunday Bloody Sunday" ou ajoelhar com a interpretação de "One". Mas não consegui porque não me deixaram.
Não apanhei o voo da Ryan Air, nem me hospedei no Best Western Premier 61 Paris Nation Hotel como tinha previsto. Nem vou ao Louvre amanhã onde, sei hoje, deveria me segurar com outro cuidado frente ao quadro de Eugene Delacroix a que chamaram "La Liberté Guidant Le Peuple".
E se sei que estou deste lado do mundo, também é certo que eles estão entre nós. Não são estrangeiros ou muçulmanos. Não têm sequer uma religião senão a do Eu. São um produto da nossa sociedade. Cabe a nós resolver isso. Ou então eles resolverão tudo por nós.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...