PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Onde Iris enterrou o garoto sob a areia


No início de noite de uma sexta-feira, 17 de maio de 1974, três ataques terroristas à bomba atravessaram o coração de Dublin, matando 27 pessoas, incluindo uma criança que estava para nascer. Foi um dos eventos mais radicais que a Irlanda experimentou na década de 70, trazendo os problemas conhecidos como The Troubles para a capital, como nunca se viu antes ou desde então.
Para Bono - então Paul Hewson com 14 anos de idade - as bombas em Parnell Street, Talbot Street e South Leinster Street marcariam o fim da sua inocência e algo que passou bem perto, porque freqüentemente ele visitava às sextas-feiras depois da aula, uma loja de discos da Talbot Street.
"Iris (Hold Me Close)" - a peça emotiva central do álbum 'Songs Of Innocence'- é sobre a mãe de Bono, que morreu de um aneurisma cerebral em 1974, apenas quatro meses após a atrocidade terrorista e dias depois dela estar no funeral de seu pai. A linha "Iris está brincando na praia. Ela enterra o garoto sob a areia" é uma alusão às viagens de infância da família, quando iam nos tempos de felicidade, para Dollymount Strand, perto de Dublin, no limite da cidade com Clontarf.

Os dublinenses se referem à  Dollymount como "Dollyer".

A felicidade se transformou em dor e raiva após a morte de sua mãe, mas Dollymount continuou tendo um papel importante: "Minha mãe morreu, assim como meu avô. Depois da dor vem a raiva. Não tinha vontade de fazer nada. E ali ficava eu, na Dollymount Strand, olhando para o mar, observando as ondas, vislumbrando uma tempestade no horizonte, e me perguntando: “Quem escolheu a cor do céu? Quem é que faz a Terra girar a esta velocidade?”.
Eu tinha sonhos muito vivos, mesmo quando estava acordado. Achei que estava ficando maluco. Sentia-me sem esperanças. Pensei em suicídio."
O U2 posou em Dollymount Strand para fotos promocionais do álbum de 2009, 'No Line On The Horizon', e também utilizou o local para imagens que aparecem no videoclipe de "Window In The Skies".

A caminho da Praia de Dollymount:



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...