PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 20 de maio de 2016

O trabalho de Walter Van Beirendonck para o U2 na turnê PopMart


Em 1997, o belga Walter Van Beirendonck desenhou todos os figurinos do U2 para a extravagante turnê PopMart. Van Beirendonck criou um personagem diferente para cada membro da banda, como o Bono Man, Muscle Man, Lopsided Man, Hitman e Electric Cowboy (este de Edge, com trabalho adicional de Stephen Jones), inspirados por personagens de 'Action Man', uma franquia de action figure britânica baseada em G.I. Joe.


"Minha missão era aparecer com roupas que combinavam com o palco e com o tema PopMart. A banda queria algo totalmente diferente do figurino de couro habitual do rock. Eu vim com a ideia de 'Action Man' usando uma impressão de músculo como a base de cada fantasia, então fui sobre um tema de herói dos desenhos animados, personalizando cada traje e baseando cada um deles em um integrante do U2. A maneira que o U2 constantemente está experimentando com gráficos e arte, bem como música e sons, é semelhante a minha abordagem à moda. Você encontrará algo agressivo ao lado de algo poético em seu álbum. O mesmo acontece em minhas coleções. Bono, particularmente, sabia exatamente o que ele queria. Ele queria estar envolvido com cada aspecto do projeto. Ele realiza suas performances através de suas roupas. O limite de tempo foi o fator mais estressante. Estou acostumado a trabalhar com prazos, mas ficar tudo pronto dentro de seis semanas, que foi o prazo estipulado por eles, foi um milagre. No ensaio final em Las Vegas eu podia ver o corpo musculoso. A impressão funcionou incrivelmente bem. Quando Bono tirou sua jaqueta e eu olhei ele "nu", estava "ainda melhor do que a coisa real". Eu consegui ver o show em Werchter, Bélgica. Bono gritou para o público que o show foi 'criado na Bélgica' porque o palco tinha sido construído lá, não só as roupas. Ele dedicou à mim a última canção, "One", que é a minha favorita. A multidão gritou e me senti fantástico."


'BONO MAN':
Pernas de Godzilla em espuma de borracha, calças de fibra sintética (Reflexite), camisa impressa com físico estilo 'Action Man' com músculos salientes.
(início do show, mas sem as patas de Godzilla, que não foram utilizadas. Mas Godzilla foi um dos títulos provisórios em 1996 para 'POP', e um esboço para a capa foi feito com o título e os olhos do monstro)

'FLY 2000':
Terno com apliques de lantejoulas plásticas como os olhos de um inseto, camisa impressa com físico estilo 'Action Man' com músculos salientes, sapatos de couro.
(a calça e terno de "Discothéque")

'WALKING TARGET':
Roupa trazendo alvos e números, sapatos de couro.
(vista em algumas performances de "Miami", onde Bono usava também um chapéu)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...