PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Segredos Revelados: como surgiu a primeira coletânea da carreira do U2


Marc Marot é um executivo de gravadora, que trabalhou com o U2 durante 16 anos. Em 1984, com 24 anos de idade, Marot foi nomeado gerente geral da Blue Mountain Music, a editora de publicação de música da Island Records.
A primeira vez que seu nome foi encontrado pelos fãs da banda, foi no lançamento da coletânea 'The Best Of 1980-1990'.
No passado, o U2 afirmou que jamais lançariam um Greatest Hits de sua carreira, mas mudaram de ideia e veio a compilação em 1998.
Marc Marot conta como convenceu o U2 para realizar este lançamento:

"Foi uma coisa de relacionamento pessoal. Uma das coisas que eu fiz, curiosamente, foi que eu usei a Internet contra U2 em uma maneira muito inteligente.
Eu construí o IslandRecords.co.uk, e foi um dos primeiríssimos websites de gravadora quando a interface gráfica chegou por volta de 1995. Eu construí uma relação com aqueles que utilizavam a Internet e que estavam interessados na Island Records. E eu construí uma pequena comunidade de fãs do U2. Comecei a fazer perguntas, fiz este tipo de sistema de ranking e pedi aos fãs do U2 no IslandRecords.co.uk para classificarem, em ordem de preferência, suas músicas favoritas. E eu disse que você estava dando 10 pontos para a sua faixa favorita e um ponto para a sua faixa menos favorita menos, e nenhum ponto para as outras canções favoritas. Você só tinha 10 votos para isso.
Naquele momento, em 1995, quase 26.000 pessoas votaram. E para o U2, era algo enorme. Em particular, eles começaram a perceber que a Internet realmente era uma ferramenta de grande comunidade. Porque o que eles tinham, em vez de eu entrando em uma sala com um monte de gente apanhados na rua, fazendo algumas pesquisas de mercado, tocando algumas faixas de U2 e dizendo, quais as que eles achavam melhores? Agora eles tinham a mais incrível lista de canções corretamente classificadas. E uma das razões pela qual não tiveram um interesse em fazer um The Best Of antes, era que eles não estavam convencidos que eles poderiam montar uma compilação que deixaria todos satisfeitos.
Então a coisa interessante foi que, nos termos do contrato quando os direitos foram adquiridos, foi nomeado no contrato como sendo um direito meu de apresentar a minha lista de músicas. E The Edge foi nomeado como sendo de seu direito apresentar sua lista de faixas. Mas eu não quis colocar a minha lista de músicas. Eu coloquei a lista de faixas favoritas dos fãs. E houve apenas uma canção diferente entre a minha lista de músicas e a lista de músicas de The Edge: os fãs e eu queríamos a inclusão de "Bullet The Blue Sky". E ela não está lá.
Então, em muitos aspectos, usamos meio a lógica, e nós usamos os fãs para interagirem com o U2. Usamos a coisa da comemoração dos 10 primeiros anos da banda, e francamente, era também um negócio muito bom para eles também. Mas isso era a última coisa na ordem do dia, o negócio. Não foi o primeiro. Muitos outros fazem Best Ofs, porque é a primeira coisa na ordem do dia."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...