PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

"Every Breaking Wave" na interpretação de Steve Stockman


Steve Stockman, autor do livro 'Walk On: A Jornada Espiritual Do U2', em seu blog Soul Surmise:

"Every Breaking Wave" é certamente a canção melhor trabalhada nestes 40 anos do U2. Eles certamente gastaram um tempo tentando aperfeiçoá-la. Ela tinha sido prevista para ser lançada em 'No Line On The Horizon', teve uma ou outra performance na turnê 360° e foi dito que seria uma das canções para o disco 'Songs Of Ascent' que permanece não lançado. Parece que Ryan Tedder do One Republic foi o co-produtor que finalmente à deixou em sua bonita forma.

Na minha primeira audição da canção, ouvi uma linha que mexeu com a minha alma:

"Eu pensei que eu ouvi a voz do Capitão. É difícil escutar enquanto você prega..."

Meu Deus, há uma linha para um ministro. O pregador, se um tipo ordenado como eu, ou um leigo da fé ou sem fé, pode ser tão arrogante em nossas próprias opiniões que não ouvimos. Bono novamente estava indo para si mesmo, algo que aqueles que o julgam como arrogante ou egoísta; parecem não entender. No entanto, é sabedoria para todos nós, especialmente nós pregadores!

Em um artigo da Rolling Stone, Bono descreveu a canção como sendo sobre a dificuldade de "se doar completamente para outra pessoa", com personagens na letra que são "viciados em uma espécie de fracasso e renascimento."

Como todas as músicas do U2, parece-me ser outras dimensões. A música era para estar em 'Songs Of Ascent', título tirado dos Salmos, através do livro de Eugene Peterson, 'Long Obedience In the Same Direction'. Imagino eu, aponta para uma intenção espiritual. Aquela parte do "capitão" era originalmente "o mestre", sugerindo que Deus está ali.

Um artigo do autor Donald Miller falou sobre a necessidade para nós de ter nossa própria iniciativa em nossa vida espiritual. É desta tomada de iniciativa que acho que Bono está falando em "Every Breaking Wave".

Minha opinião sobre a música é que podemos simplesmente ir com as ondas. Existe uma corrente, nos moldando e nos aperfeiçoando. Podemos desfrutar as ondas. Procurá-las. A emoção da vida. Materialismo. Sucesso. No entanto, a canção sugere que ele nunca alcança o que ele necessita. Naufrágio e afogamento são palavras em outras partes das canções.

A ruptura de Bono com o quebrar das ondas é permitir-nos ser varrido fora de seus pés. Como resultado da obsessão de Bono com a teologia cristã da graça, estou pensando que a linha "varrido fora de nossos pés" é sobre o amor de Deus. Isso é a intimidade que as almas náufragas na canção têm implorado; relacionamento com o divino restaurado.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...