PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Segredos Revelados: 'Rattle And Hum' - O Filme-Concerto - Parte 3


O diretor Phil Joanou foi entrevistado pelo site 'Money Into Light', e deu detalhes sobre os preparativos para a gravação do filme-concerto 'Rattle And Hum' do U2:

"O que realmente acabamos discutindo na primeira reunião foi THE LAST WALTZ (1978). Curiosamente, Robbie Robertson foi ao show em uma noite. Todos os caras no U2 adoravam o filme também, então, na volta do hotel eu lhes disse que eu poderia fazer um filme como aquele, com 16mm nos bastidores, dois concertos em 35mm preto e branco (que ninguém tinha feito antes), e dois concertos à cores. Nós não poderíamos editar tudo isto junto e fazer um filme sobre a música. Poderíamos então, estruturar o filme com todos os diferentes tipos de imagens que tínhamos. A banda estava empolgada, e então foi Robbie Robertson, porque nós estávamos usando o modelo dele e de Scorsese. Em Dublin, fizemos mais algumas discussões, e nós também olhamos para STOP MAKING SENSE (1984), GIMME SHELTER (1970) e todos os grandes filmes de concertos. Quando viemos para editar o filme, havia acho 22 diferentes edições possíveis do filme. Acabamos tendo quilômetros de filme registrado.
Antes de ir para casa, fui para Londres para se encontrar com o produtor, Michael Hamlyn, quem tinha feito muitos videoclipes com o U2, e foi tudo bem, mas depois eu voltei para os EUA, e eu estava sentado lá e pensei: 'Caramba. Agora tenho que fazer isso.' Naquele mês, antes de ir para a estrada com a banda, eu estava com medo.
Robert Brinkmann teria gravado LAST CHANCE DANCE e nunca tinha feito algo assim antes. Eu o peguei para filmar todas as cenas em preto e branco, ambos os shows e o material documental de 16mm. Fomos então envolvidos na turnê (eu gravei com a outra câmera no material de 16mm) e eu sabia que precisaria de alguém para cuidar e preparar as gravações à cores. De alguma forma convenci Jordan Cronenweth à registrar a parte colorida para o filme. Adorei o seu trabalho no STOP MAKING SENSE, e, claro, BLADE RUNNER e muitos outros. Eu realmente acredito que ele é um dos cinco principais diretores de fotografia em toda a história do cinema. Tivemos sorte de tê-lo conosco."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...