PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sábado, 28 de janeiro de 2017

Jimmy Iovine conta sobre as gravações dos dois discos ao vivo do U2


Jimmy Iovine produziu os dois álbuns ao vivo do U2 ('Under a Blood Red Sky' e 'Rattle And Hum') e está à frente da Interscope Records, o selo do U2 nos Estados Unidos.

"Tenho muito orgulho dos dois álbuns ao vivo que produzi para o U2. São obras poderosas. Eu não estive no show de Red Rocks. Eu fui para a Irlanda, e trabalhamos nas fitas gravadas do show, que resultaram no álbum 'Under a Blood Red Sky' (nota: na verdade, só "Gloria" e "Party Girl" no disco são mesmo do show de Red Rocks).
O disco foi lançado alguns meses depois do filme do show em Red Rocks. Com o 'Rattle And Hum' nós gravamos alguns shows. Eu ía ao show e ficava no meio do público para sentir o poder de tudo aquilo - para então fazer o possível em termos de gravação e mixagem que pudesse reproduzir essa sensação: captar a essência do que eles estavam fazendo. Acho que conseguimos isso nos dois álbuns. Tivemos mais controle sobre o 'Rattle And Hum' porque tivemos mais tempo, e porque fomos nós mesmos que gravamos. Nós combinamos partes ao vivo com partes de estúdio, então foi ao mesmo tempo um álbum ao vivo e um álbum de estúdio, o que me deixou muito interessado porque nunca havia sido produzido um álbum dessa forma. Tivemos que fazer as partes ao vivo fazerem sentido com as partes gravadas em estúdio, então usamos muitas das técnicas de gravar ao vivo no estúdio. Nós tínhamos monitores, por exemplo, em vez de headphones. E nós construímos uma atmosfera de show ao vivo na maioria dos estúdios onde trabalhamos. Nós viajamos muito. Fizemos alguns overdubs e tal, mas procuramos fazer parecer que eles tinham saído do palco e ido direto para o estúdio. Acho que uma das melhores gravações ao vivo daquele disco é "Pride (In The Name Of Love)". Essa e "Helter Skelter". Acho que são duas fabulosas gravações ao vivo. Eu comecei a Interscope depois disso. Foi assim. E eles estão na Interscope até hoje, e eu tenho muito orgulho de tê-los. Eu amo aqueles caras. Eles são mais durões do que eu, e mais fortes também. Eles são uma força que não pode ser detida, todos os quatro. É incrível. Pra qualquer banda que comece agora, o U2 é a referência. É assim. Ponto final. Tudo o você pensava enquanto crescia que o rock´n´roll deveria ser ou podia ser, é exatamente o que esses caras fizeram. Eles escreveram suas próprias regras. Determinação, dedicação e consistência. E mesmo assim, Bono vive a face do perigo o tempo todo. Ele é um ser humano superior. Você tem que entender isso. Não há ninguém que eu tenha conhecido que seja como ele. Ninguém. E ele automaticamente te carrega. E ele te faz mudar. Depois de experimentá-lo, se você não mudar, você é um zumbi."

Do livro U2 Show - Tradução de Maria Teresa

Blog U2 Vision Over Visibility
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...