PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Arte e Música: Adam Clayton fala sobre Jean-Michel Basquiat e U2


Adam Clayton conversa com Francis Outred, do Head of Post-War & Contemporary Art, sobre sua paixão pela obra de Jean-Michel Basquiat, um desenho do artista que vai à leilão em Londres, e como a arte inspira o U2!

Francis Outred: Quando é que você ficou interessado em Jean-Michel Basquiat?

Adam Clayton: Eu comecei a aprender seriamente sobre ele em 1990 — eu passei algum tempo fora e havia se mudado para Nova Iorque para explorar o mundo da arte, conhecer galeristas e artistas. Foi só depois de sua morte, e havia muita energia em torno do seu trabalho. Ele tinha sido uma personagem em Nova Iorque — ele poderia transformar os lugares em seu terno Comme des Garçons salpicado com tinta e fazia parte da cena underground dos nighclubs. Ele tinha a mesma faixa etária dos músicos queeu estava interessado, e teria a mesma idade que nós da banda. Havia um grupo de artistas — Basquiat, Keith Haring, e obviamente Warhol, o avô de todo o movimento. A idéia de que esses jovens pintores sem qualquer experiência na galeria pudessem fazer sua marca nas ruas de Nova York - podiam ir para as boates mais badaladas, misturar-se com a cultura musical - era muito excitante para mim. Foi de onde eu vim - eu sempre pensei que a música e a arte andassem juntas.

Francis Outred: Você se lembra de seu primeiro encontro com este trabalho em particular?

Adam Clayton: Eu estava na Rua 57, na Galeria Robert Miller — eles tinham acabado de assumir a propriedade de Basquiat e estavam olhando através do inventário. Definitivamente, eu respondi para o tipo de trabalho que eu chamaria de 'biológico', onde havia um monte de arqueologia no esqueleto e os ossos. Eu já tinha escolhido uma grande pintura que eu pensava que seria uma peça ótima para compartilhar com a banda e ter em nosso estúdio, e nós começamos a olhar através das obras em papel. Elas eram geralmente muito complexas, com muitas linhas e atividade, e este trabalho se destacou porque tinha uma imagem muito trágica — é claramente um auto-retrato desobstruído, e parece ter uma gota de lágrima vinda do olho. Parece-me que não é apenas sobre Jean-Michel — é sobre ser afro-americano.

Francis Outred: A escala do trabalho e o fato de que ele viveu por muito tempo no estúdio do Basquiat, o torna muito especial. Eu achei interessante que você pendurou uma pintura em seu estúdio — você e os membros da banda compartilham a paixão pelo Basquiat?

Adam Clayton: Em Nova York e na cultura musical havia essa mudança acontecendo para a música muito mais orientada para a dance. Foram os primeiros dias do rap e hip hop, que foi um momento muito emocionante, porque tinha uma energia real, e também indicou — finalmente — que a voz afro-americana dentro da música tinha uma forte identidade própria. No momento as pessoas estavam falando sobre Jean-Michel como sendo o Jimi Hendrix da pintura e acho que isso é verdade — ele era um artista afro-americano em um mar de artistas brancos, mas fazendo algo muito diferente e extremamente dele próprio.

Francis Outred: Obviamente sua música se transformou muito neste momento — 'Achtung Baby' foi realmente um grande avanço e uma transição de 'The Joshua Tree'...

Adam Clayton: Com 'The Joshua Tree' estávamos olhando um monte de música dos EUA e tentando reinventar a forma, e ao mesmo tempo abordar o lado mais sombrio do que estava acontecendo na América. Com 'Achtung Baby', que veio alguns anos depois, nós estávamos pensando em um som diferente e a tecnologia naquele momento significava que você poderiam adicionar mais sons de computador — você poderia experimentar sons e gerá-los. Isto estava acontecendo dentro da cultura club, então senti como se todos estivéssemos trabalhando fora a mesma paleta.

Francis Outred: Você acha que morar em Nova York mudou sua opinião sobre o trabalho de Basquiat?

Adam Clayton: Foi um grande momento estar em Nova York como um jovem criativo, porque tudo era possível naquele momento. Havia clubs undergrounds, o sistema de Galeria não existia no Centro da forma que é agora, e se você fosse um artista você estava praticamente livre. Não havia um sistema que você tinha que fazer parte para ter acesso aos colecionadores, e acho que isso era muito parte de Jean-Michel. É também parte de jovens artistas. Eles não querem trabalhar tanto o sistema — na verdade, só querem fazer o seu trabalho. Foram os primeiros dias do que o mundo da arte estava prestes a se tornar.

Francis Outred: Quando olho para este trabalho, os braços me lembram flechas entrando no corpo — é quase como se ele estivesse se retratando como uma vítima. Este é um retrato de Basquiat explodindo na cena artística em 1982 e possivelmente sentindo as repercussões deste novo mundo. Vocês, como músicos, que tiveram um crescimento semelhante, achavam esse tipo de exposição preocupante, ou estavam mais preparados para isso?

Adam Clayton: Acho que você estando preparado ou não, você entende que a ideia é de começar seu trabalho para o maior número de pessoas possível, porque você quer compartilhá-lo. Eu acho que o mundo da arte funciona um pouco diferente, em que você deseja levá-lo para um influente número de pessoas e você quer levá-lo para museus, então você tem um relacionamento diferente com ele — eu acho que é onde se separam os dois objetivos. Acho que você está certo sobre as flechas neste trabalho — é uma das poucas imagens genuinamente fortes produzidas dele sem a adição de mais alguma coisa sobre ele. É um desenho muito disciplinado, mas isso é o que o torna tão poderoso. Ele representa à si mesmo com a coroa em muitas de suas obras, mas esta imagem tem um pathos e, de certa forma, é um antídoto para todo o barulho em torno de seu trabalho e toda a atenção que teve ao longo dos anos. Ele leva de volta para o artista e sua dificuldade de se encaixar naquele mundo.

Francis Outred: Isso é verdade, muitas das suas representações de si são muito confiantes — com os braços levantados, poderosos e atléticos — e aqui você tem o oposto direto: uma figura frágil que está chegando a um novo tipo de normalidade. Como você vê a relação entre as pinturas e os desenhos?

Adam Clayton: Acho que os desenhos eram onde se trabalhavam as ideias — muitas imagens migram para as pinturas, mas acho que os desenhos são uma conexão direta com ele. Você pode imaginá-lo com um bastão de óleo ou um pedaço de carvão, trabalhando em um pedaço de papel ao longo de algumas horas — você pode ver essa concentração.

Francis Outred: Esta foi uma época de grande sucesso em sua carreira. Como este trabalho se encaixa nessa história?

Adam Clayton: Meu antídoto para estar na estrada ou no estúdio de gravação tem sido sempre a oportunidade de sair e ver obras de arte. É um ambiente muito mais meditativo para mim, então quando vejo obras que realmente falam comigo, eu gostaria de adquiri-las, se puder. Juntar elas em minha casa, elas se tornam uma coisa que eu tenho uma relação direta com elas — eu fui e vi, eu fui e comprei, trouxe-as para o meu espaço e elas continuam me oferecendo muito. Torna-se uma relação cíclica, e que era muito verdade neste desenho em particular. Estar em Nova York certamente marcou o início da minha capacidade de entender e seguir a arte contemporânea, e eu continuei a construir sobre isso.

Do site: Christies
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...