PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 8 de março de 2017

A História: os 30 anos de "In God's Country"


Ao fazer 'The Joshua Tree', o deserto foi acendendo o fogo da imaginação do U2 – especialmente de Bono. A letra de uma canção ("Where The Streets Have No Name") já tinha sido estimulada pelo deserto da Etiópia, e o vocalista então virou-se para as terras desertas do sudoeste americano para inspiração. Não é por acidente que o LP carrega um título e imagens de um deserto dos EUA.
Mas Bono também agarrou a ideia do deserto como uma metáfora para a política da era Reagan. A percepção estava no olho do observador. Na pior das hipóteses, o deserto é uma terra árida, desprovida de vida. Mas se você optar por pensar mais positivamente, é uma tela escancarada repleta de possibilidades.
É onde entra "In God's Country", com seu "céu do deserto", "rosa do deserto" e rios que podem "secar em breve". Embora Bono inicialmente não tivesse certeza se ele estava escrevendo sobre a América ou Irlanda, o deserto do sudoeste tomou seu caminho, como um ícone americano.
"Eventualmente dediquei a música para a Estátua da Liberdade", ele disse em entrevista de rádio em 1987. "Eu queria escrever sobre a América, e você sabe... o sonho. O sonho americano. E eu me pergunto: onde estão as pessoas que irão enfrentar o desafio? Você sabe, onde estão os novos sonhadores?"
Ao discutir a música e a sua política, Bono, muitas vezes, aponta para a terceira linha: "Precisamos de novos sonhos esta noite". "In God's Country" tornou-se uma reação contra os velhos ideais, contra os cínicos e corruptos.
"Eu acho que eu estava falando no momento, você sabe, todas essas pessoas dizendo [ele adota o sotaque americano] 'Eu sou um marxista-leninista, cara' ou você sabe, 'Estou com Reagan, Reaganomics'", Bono disse. "Isto é muito antigo, estas são velhas ideologias, são todos velhos, e pensei, vamos tirar o velho, colocar o novo. Onde estão os novos sonhos – onde estão os novos sonhadores?"
colocar o novo. Onde estão os novos sonhos - onde está os novos sonhadores "?
Em palavras correspondentes a sons, o U2 fez de "In God's Country" uma das faixas mais orientadas ao rock de 'The Joshua Tree', com explosões da guitarra chorosa de Edge. É a canção mais curta do álbum, tendo menos de três minutos – notável em um LP cheio de canções épicas.
"A canção "In God's Country" tem uma grande sensação de alta velocidade sobre ela", o produtor Daniel Lanois disse para a Hot Press sobre a melodia. Pode ter sido essa qualidade especial que a levou a ser escolhida como o quarto (e último) single de 'The Joshua Tree' na América do Norte no Outono de 1987.
Embora a canção tenha atingido o n º 44 e tenha estado presente na turnê de 1987 do U2, "In God's Country" rapidamente caiu em desgraça com a banda. Bono gostava da letra, mas afirmou que The Edge não tinha entregue algo sonoramente apropriado para acompanhar as suas letras. O grupo tocou apenas esporadicamente a música em shows desde então, e geralmente em uma inapropriada versão acústica.
"In God's Country" ganhou uma nova vida, mais de uma década depois de 'The Joshua Tree', através de um filme que envolveu tanto a política americana, quanto um deserto (desta vez no Iraque). Três Reis, de David O. Russell, terminava com a faixa do U2, que espelha os novos começos – novos sonhos? – dos personagens principais interpretados por George Clooney, Mark Walhberg e Ice Cube.
"Tenho essa sensação de começar de novo, aquelas coisas que chegaram ao seu fim, e também esta noção que enquanto as pessoas sempre falam em se unirem por desejos e aspirações comuns, eu estou achando o contrário. Achando que estamos unidos em desespero", Bono disse à Mother Jones em 1989. "Eu não sei, eu volto a essa linha da nossa música "In God's Country":'Nós precisamos de novos sonhos esta noite'. O trabalho é para sonhar com um mundo que você gostaria de viver".

Do site: Diffuser
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...