PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

terça-feira, 25 de abril de 2017

A História Não Contada: Willie Williams e U2


Willie Williams é o designer de shows do U2 desde 1983, com a turnê de 'War'. Um mestre na arte da combinação de meios de comunicação de alta tecnologia com excentricidade de lo-tech, Willie é um nome bem conhecido no mundo do design de entretenimento ao vivo. Além de U2, ele já trabalhou para REM, Rolling Stones, Oasis, David Bowie, Bryan Adams. Ele chegou até a criar um jogo de tabuleiro, chamado Hype!

Ele também é uma figura de culto para os fãs do U2, tendo sido fundador e editor da revista Propaganda, destinada ao fã-clube da banda nos anos 80/90. Foi também autor do lendário 'Willie’s Diary', fornecendo aos leitores um vislumbre único dos bastidores da vida em turnê.
Ele foi descrito por The Edge como "um cara muito inteligente que felizmente saiu por aí com bandas de rock, fazendo elas parecerem grandes".
Willie revela: "Eu tinha descoberto o U2 e os amava. Eu sabia que eles estavam trabalhando em um novo álbum, portanto, era mais provável que houvesse uma turnê, então eu pensei em telefonar para ver se eles tinham algum tipo de iluminação para os shows ou se eu poderia enviar-lhes qualquer coisa. Não tinham sequer um escritório no momento. A primeira vez que falei com The Edge ele estava morando em casa com seus pais! Eu consegui um número para falar com Paul McGuinness e liguei para ele de um telefone público perto de onde eu tinha uma quitinete. Paul parecia surpreso, mas disse que eles estavam procurando por alguém e me pediu para enviar algo. Eu sabia que eles iriam para Londres fazer uma sessão na Radio 1, então, fiz questão de estar lá e finalmente conheci todos. E então o resto foi história."
Os primeiros passos de Willie no rock n roll foram com trabalhos em shows para as bandas Fish Co, Writz e Famous Names.
Writz era uma banda pós punk da Inglaterra, surgida em 1978, e que durou até 1981. Seus vocalistas eram Steve Fairnie e Bev Sage.
Willie conta: "Os caras do U2 conheceram e fizeram amizade com Bev e Steve. Eles tiveram filhos na mesma época também, então havia muitos paralelos. Bono tinha muito respeito por Fairnie. A primeira vez que o Writz tocou no Marquee, o U2 estava na platéia. O U2 foi em sua primeira viagem a Londres e queriam ir para o Marquee Club para ver como que este lendário lugar parecia. Um dos headliners naquela noite era o Writz. Os caras do U2 odiaram, naquele momento. Eles nem imaginavam que depois o mesmo cara que fazia as luzes, estariam com eles..."
É atribuído para Willie também a responsabilidade pela frase clássica de Bono na turnê ZOOTV: "I have a vision… television".
Ele explica que reaproveitou isso: "A linha fui eu que dei para Bono, embora eu tenha levado ela primeiro para Fairnie e Bev. Era tão perfeita para a Zoo TV. No livro de condolências no funeral de Fairnie, Bono escreveu "You had the vision, I just had the television". Tenho certeza de que houve outros casos de Writz deslizando até o U2, porque Fairnie me ensinou a pensar. Ele realmente me deu os blocos de construção da criatividade, então pode-se argumentar que muita coisa tem suas raízes nele."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...