PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 10 de maio de 2017

57 Anos de Bono - Parte II


Bono completa hoje 57 anos de idade, sendo 41 anos dedicados ao U2!

"Meu avô – pai do meu pai – era um comediante no Saint Francis Xavier Hall, no centro de Dublin. Ele era um homem triste. Então eu acho que essa ideia de rir muito... e depois morder a própria língua é algo que corre na família. Minha avó do lado da minha mãe era uma grande risonha. Que disfarçou o fato de que, por baixo do vestido dela, ela tinha uma vara grande, com o qual ela criou, acho, oito filhos. Ela costumava brincar que os contraceptivos, que foram proibidos na Irlanda, foram interceptados nos correios e – tarde demais! Outra criança nasceu, outra boca para alimentar. Minha mãe era a mais velha de sua família e muito delicada. Realmente uma flor delicada, mas ela assumiu a responsabilidade de educar as crianças mais jovens. Meu pai e minha mãe eram do centro da cidade, o que eles chamam de Dubs. Minha mãe era protestante e meu pai era católico, e eles cresceram na mesma rua. Seu caso de amor era ilícito no momento. A Irlanda estava apenas nascendo como um país, e a rivalidade protestante-católico – a intolerância – estava em curso. Mas não significou nada para eles. Eles enfrentaram e se casaram."

"Em uma fase, eu estava interessado em teatro. Quando eu era jovem, eu fugi de casa um dia para me inscrever em uma escola. Mas não havia nenhuma escola de atuação. Meu pai costumava atuar em um teatro, e eu sentava na primeira fila. Quando eu tinha treze ou catorze anos, montei uma companhia de teatro na escola que eu estudava, porque não havia nenhuma. Não sei se eu seria um bom ator. Agora, eu meio que gostaria de escrever para o palco mais do que estar no palco."

"E uma das peças, eu cantei. Lembro-me da sensação de cantar através de um microfone e ouvir aquilo sair das paredes. Eu tive como um sino sendo tocado em mim – um tipo de um choque elétrico. Mas mesmo depois que nós começamos, Adam foi o único motivo pelo qual pudemos ir mais longe. Ele dizia: 'eu acho que sei onde podemos conseguir um show'. E eu dizia, 'onde é isso?' Ele dizia: 'um lugar onde podemos tocar. 'Eu dizia: 'quer dizer, na frente das pessoas? Mas nós somos uma porcaria.' Ele dizia: 'Então os Sex Pistols também são.'

"Adam fingiu que ele poderia tocar e usou palavras como 'gig' e falava coisas como 'action' no baixo e pensamos 'é um cara que pode tocar!' Ele era um mentiroso. Ele realmente não conseguia tocar uma nota. Dave estava apenas tocando alguns sons acústicos e as pessoas vinham e diziam 'há algo de errado', e não conseguimos descobrir o que era, até que de repente pensamos - é o Adam! Adam não consegue tocar. Ele tinha seu próprio estilo desde o início - no começo era chamado BLUFF (Blefe), mas depois começou a trabalhar."

"A música parecia muito grande para ser tocada no McGonagles. Nós queríamos explodir o teto. Sempre me senti assim. Precisávamos encontrar um lugar maior para tocar, mesmo se não houvesse qualquer pessoa lá... apenas para encaixar a nossa música".

"Na verdade, 1978 foi um momento muito emocionante para o U2. Nós tínhamos acabado de descobrir o fá sustenido menor. Então tivemos um quarto acorde, pois só conhecíamos três até então."

"Eu nunca tentei escrever esta coisa chamada "uma música que é tocada nas rádios do mundo todo", que faz os vidros das janelas zunirem, que as pessoas escutam em engarrafamentos. Eu nunca estive interessado em música: U2 surgiu através de um som."

"As pessoas dizem que nós nos levamos muito a sério e tenho que me confessar culpado por isso. Mas eu não me levo a sério, não nos levamos a sério - mas nós levamos a música a sério."

"Não posso viver sem música. Não acho que fisicamente poderia viver sem música, porque é a coisa que me permite me sentir normal. É como perguntar a uma pessoa psicótica o que ela fará sem seu lítio, certo?"

"O palco não é lugar para experimentação. O U2 sempre foi um ato muito diferente ao vivo do que em estúdio. Parte do rock n roll é sobre a força bruta, e isso é o fazemos ao vivo. No estúdio temos experimentado, e continuaremos assim. Suponho que o que procuramos é uma síntese do melhor dos dois."

"U2 ao vivo é muito mais parecido com o teatro: há um começo, um meio e um fim. Nós temos feito experiências com essa forma mais do que nunca.
Devo dizer, não há uma verdadeira emoção de estar no palco na frente de 50.000 ou 60.000 pessoas. O evento é muito maior do que o grupo e a plateia. É uma coisa incrível ver pessoas unidas e concordando, até mesmo por apenas uma hora e meia."

"Quando um homem japonês se curva para outro homem, e o outro homem se curva em resposta, isso não passa de um sinal de consentimento. Quando as pessoas respondem, ou quando elas cantam uma canção que eu lhes pedi para cantar, eles só estão sendo parte de um evento teatral ainda maior."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...