PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Por trás do sistema de som da iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour 2015


Os engenheiros de som do U2 explicam sobre o sistema de som da turnê iNNOCENCE + eXPERIENCE Tour 2015 para o site Mix Professional Audio & Music Production:

"Jo Ravitch é o melhor engenheiro de sistemas que existe", diz Joe O'Herlihy, engenheiro de som FOH (Front Of House - engenheiro que mixa o PA) do U2 de longa data. "Nós confiamos uns nos outros por mais de 30 anos. Isso é o que trabalhar juntos realmente significa. A posição do mix FOH tem sido o tema de muitos debates sólidos sobre esta turnê porque o sistema P.A. fornece um som totalmente onipresente na Arena - você pode na realidade colocar a posição do mix FOH em qualquer lugar. Estamos nos assentos das Arenas desta vez, e é brilhante estar com o público, porque eles são as pessoas que você trabalha toda a sua carreira tentando alcançar com um áudio perfeito.

"Meu console é um DiGiCo SD7", ele continua. "É extremamente criativo e confiável, e é por isso que eu tenho usado DiGiCo nos últimos 15 anos. Com toda a equipe de áudio nesta turnê estamos usando um total de seis consoles SD7. Nós estamos usando todo o poder de processamento disponível e nós estamos executando em 96K. Não uso plug-ins Waves DigiGrid. Enquanto o processamento dinâmico onboard no SD7 é fantástico, eu prefiro a coisa real - muitos processadores vintage Manley VOX Box, Avalon 737SP, Summit Audio DCL200s, TC2290 DDL, TC D-TWO, SPX1000, Lexicon 480L, Lexicon PCM 70."
"A banda tem utilizado sistemas Clair por mais de 30 anos e para esta turnê estamos usando o novo sistema de arrays verticais da Clair chamado de Cohesion 12", explica Joe O'Herlihy. "O meu conceito de design de som para esta turnê foi baseado no brief de design da banda para o show - onde o palco principal, a passarela e o palco redondo eram para ser inteiramente utilizados durante todo o show. O sistema de P.A. é normalmente configurado usando uma imagem estéreo em 12 arrays verticais com uma distância igual uns dos outros, complementadas por oito conjuntos de três subs Cohesion CP-218 usando o método cardioide para direcionar os graves na Arena. O sistema de P.A. também incorpora o Cohesion 8, que é distribuído como um sistema Down-Fill* e Center-Fill* na parte da frente, acima, no palco principal, passarela e o palco redondo. Nós também usamos o Cohesion 8 como Front-Fill* seguindo a mesma reta dos três estágios no nível do palco para maximizar a qualidade de áudio nas áreas da pista da arena".
"Como eu basicamente tenho um mix para focar, então faço um submix de minhas entradas através de grupos de áudio estéreo atribuídos ao faders centrais para torná-lo mais próximo de como eu faço a mixagem no estúdio de bateria, baixo, guitarras, etc", diz o engenheiro de monitor Richard Rainey. "Eu passo muito tempo em detalhes que talvez em um setup tradicional você não seria capaz. Como muita coisa do que Edge toca requer um timing muito preciso, o sentido do mix é muito importante, como é, obviamente, dando-lhe a melhor info de timing que posso para ele tocar, que é provavelmente o meu foco principal durante o show. Depois disso é só transformar os bits silenciosos e dar uma amenizada nos altos até que ele fique feliz."
O headset vocal do Edge é um Shure Beta 54. Ele possui dois amplificadores de guitarra Vox e um Fender Harvard com o Shure Beta 58As e dois Fender Deluxes usam o Shure SM57s.
"Bono usa um Shure Beta 58A padrão", diz o seu engenheiro de monitor, Alastair McMillan. "Então eu tenho uma cadeia analógica que vai diretamente para uma mesa SSL X para ser somada com as saídas SD7. É um som muito limpo nesse estilo SSL clássico e tem um monte de espaço livre, que é uma característica importante, pois seu vocal é muito dinâmico. Há algo sobre sua voz que atinge os compressores e os efeitos de uma maneira única. É impossível replicar durante a configuração! Então eu só tenho que começar com uma configuração básica e estabelecer uma vez que ele começa a cantar".
Para monitores de ouvido a banda está tentando algo diferente - o JH-16s da JH Audio para todos, exceto para o Edge e seu engenheiro Richard Rainey, que optou pelos monitores de ouvido JH Roxanne.
"O DiGiCo SD7 que estou usando é extremamente poderoso e confiável. Ele pode fazer qualquer coisa que colocamos através dele", diz o engenheiro de monitor Alastair McMillan. CJ Eiriksson, o engenheiro de monitor de Larry Mullen e Adam Clayton, junto com Richard Rainey (o de Edge), todos usam um SD7. "Estamos usando todo o poder de processamento disponível, o que é bastante impressionante para uma banda de quatro elementos! Eu sou um grande fã da nova clássica opção EQ e, especialmente dos compressores multibanda. Com esses dois eu tenho tudo que eu preciso, então eu decidi não optar pela grade Waves. Estamos todos executando em 96K. Estou conectado ao Pro Tools através de duas pontes Madi que são capazes de converter amostra em tempo real. Desta forma, podemos executar as nossas sessões Pro Tools em 48K, tornando isso um tamanho muito mais fácil de gerenciar.

"Temos uma configuração de Mic bastante tradicional para a bateria do Larry, com Shure 421s nos toms, 57S na parte superior e inferior da caixa, e Audio-Technica 4050s para os overheads", diz CJ Eiriksson. "Mantemos os microfones bastante próximos e bem configurado em tudo, o que ajuda a manter a arena pulsando com o som da bateria, tanto quanto possível. Para esta turnê Adam tem simplificado todo o seu setup. Nós descartamos os bass subs e só temos um Ampeg B15 no palco. Há um par extra de DIs e uma outra seleção de amp que funciona debaixo do palco, mas são usados somente quando precisa de um toque diferente em canções particulares."

Down-Fill

A palavra Fill do inglês, tem a tradução ao pé da letra preencher, ou seja, preencher abaixo do sistema principal.
Muitas vezes vemos hoje com os sistemas de Line-Array, existem caixas apontadas para baixo, para atingir os espectadores a 2 ou 3mts de distância.

Center-Fill

(Linha de Frente) Com a distância entre os “Main PA” é formado um lóbulo de “sombra” bem de frente ao palco, mas depois da linha dos “Front-Fill”, um “Center-Fill” vem para completar essa “sombra”. Normalmente é instalado pendurado bem no centro do palco.
No caso, eles atuam conjuntamente (Front-Fill e Center-Fill) para complementar o som no eixo central do palco.

Informação do site www.audioreporter.com.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...