PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

O produtor Jacknife Lee conta sobre seu trabalho nas canções de 'How To Dismantle An Atomic Bomb' do U2 - 1° Parte


O produtor Jacknife Lee (nascido em Dublin com o nome de Garret Lee), foi guitarrista na banda neo punk Compulsion. Quando eles se separaram, ele assinou com a Pussyfoot Records de Howie B, adotou o nome Jacknife Lee e em 1999 lançou seu single "Cookies", seguido pelo disco de estreia 'Muy Rico' e mais tarde 'Punk Rock High Roller' em 2001.
Considerado "novo" no mundo da produção, Steve Lillywhite e o U2 mostraram para ele uma mixagem inicial do disco 'How To Dismantle An Atomic Bomb', antes de o chamarem para compor a equipe.

Jacknife Lee conta sobre seu trabalho em 'How To Dismantle An Atomic Bomb':

"A primeira conversa que tive foi com Bono, ele era a única pessoa lá, e eu não consigo lembrar o nome da música, mas ele disse: "o que você acha?" e eu tive que dizer a ele. Se não tivesse nada a dizer, não deveria estar lá.
Eu não tenho uma vasta experiência em produção, mas eu sei que eu sou bom nisso. É difícil. As letras de Bono são muito boas, geralmente, e as minhas não. E quando você está lá para ajudar alguém a ser melhor...
Leva um tempo para se acostumar com o que é um bom take de alguém. Por exemplo, o quanto um baterista como Larry é bom? Eu o ouvi nos discos, e o vi ao vivo, mas até que você esteja sentado lá em uma sala assistindo ele tocar, leva um tempo para saber se é um bom take para ele, ou ruim.
Descobri que o meu papel teria algo a ver com a tecnologia. Steve não trabalha nessa área, geralmente. Eles sempre tiveram pessoas, seja Eno, ou quem quer que os leve a outro ponto. Escolher-me para trabalhar com eles foi um movimento corajoso de sua parte.
Uma das primeiras coisas que fiz foi começar a tocar ao vivo com eles. Eles não tinham tocado juntos por um tempo, então eles se instalaram em uma sala - nós estávamos gravando "Vertigo". Nós tivemos um grande barulho acontecendo, foi muito barulhento.
O U2 é muito curioso, sempre foram sonicamente curiosos, e aberto a ideias, então meu papel foi ajudá-los com isso. Essa parece ser a maneira como eles funcionam, e eles encorajam isso. Eu tinha uma ideia, e eles me deixavam ir com elas.
Eu estava fazendo uma versão disco de "All Because Of You", e era realmente boa. Por alguns dias, estávamos muito entusiasmados com isso ... Não conseguimos, mas valeu a pena tentar.
A banda em si é brilhante, na medida em que gravaram algumas dessas músicas para o disco desde 1996, e tinham um conhecimento incrível de suas performances. Adam dizia: "Eu fiz uma linha de baixo que seria boa para esta parte, na França, em novembro de 96". Então eu iria procurar e resgatava essa gravação, e eu colocava essa linha de baixo. Ele tinha razão.
Adam é brilhante. Você realmente não sabe o que ele está fazendo metade do tempo - ele está tocando e você pensa: 'isso é estranho, não está funcionando totalmente'. Tipo, parece muito errado. E então, ele vai trazer essa linha de baixo bizarra, e você diz: 'Diabos, ele estava certo. É ótima'.
Edge é simples, ele tem um estilo, é muito distintivo, isso é bastante surpreendente. Ele é muito curioso e carrega uma mochila com CDs e anotações. No final de cada semana, gravamos um CD do trabalho daquela semana. Se você ficou quatro anos nisso, são muitos CDs e versões. Ele pegava um trecho de um CD, um refrão de outro ... Foi bastante surpreendente. Tudo é guardado. Toda ideia é usada e conduz a outro lugar.
As pessoas também mixavam as mixagens de cada um. É uma maneira incrível de trabalhar. Em "Crumbs From Your Table", existem algumas combinações na versão final. Mixei o começo e o fim; Flood a parte do meio; Steve fez outra mixagem em algum lugar. Mas é uma peça adorável.
Se você não está acostumado a isso, é um processo assustador. Você passa dois ou três meses registrando alguma coisa, e então você nem sabe se você tem alguma coisa realmente...
Só o Edge sabe quando está terminado. Ele trabalha sobre versões masterizadas de uma forma que eu não vi mais ninguém fazer. Ele daria um bom cientista.
Mas é uma coisa estranha com o U2: as músicas parecem fermentar sozinhas. Você trabalha em algo por algumas semanas e deixa ela ali - e eu não sei o que acontece, mas há reações químicas dentro da música. Quando você pega de novo, soa diferente."
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...