PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Andy Barlow fala sobre seu trabalho em shows do U2 e produzindo 'Songs Of Experience', o novo disco da banda


O produtor, mixer e engenheiro de som Andy Barlow falou exclusivamente para o site PSNEurope sobre o seu trabalho de produção em canções de 'Songs Of Experience', o novo disco do U2, e como ele também se tornou o lendário consultor de design de som ao vivo.
Já sendo aclamado pelos críticos como um dos melhores registros da banda em anos, 'Songs Of Experience' vê o U2 incorporar os muitos talentos de alguns dos produtores mais reverenciados no jogo, incluindo Barlow, Jacknife Lee, Ryan Tedder, Steve Lillywhite e Jolyn Thomas.
O relacionamento de Barlow com o U2, no entanto, estende-se além dos limites do estúdio, tendo servido como consultor de design de som ao vivo para alguns shows da banda, notoriamente espetacular.
Barlow como ele acabou indo para a estrada com uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, como é trabalhar com Bono no estúdio e por que fazer 'Songs Of Experience' foi "como dar à luz"...

Você tem trabalhado exclusivamente com o U2 nos últimos dois anos como produtor e mixer e como um consultor em design de som para a sua turnê ao vivo. Como isso aconteceu?

Tornar-se seu consultor de design de som ao vivo aconteceu muito casualmente. Eu estava em turnê com eles como produtor e Bono disse: "há algumas coisas que precisamos de ajuda, incluindo nossa música na estrada, você estaria interessado em nos ajudar?" E alguns dias depois ele disse: "você é uma das equipes de criação ao vivo agora", e foi isso. Porque eu também sou um artista, e estive no palco muitas vezes, e eu acho que eu era o candidato óbvio para a experimentação. Bono sente que quando você está no estúdio e a luz vermelha aparece, você é mais forçado a sair com ideias, porque a luz vermelha está acesa. Assim, escrevendo e gravando em turnê, nos camarins, nos bastidores, a luz vermelha não está acesa e as ideias fluem muito mais facilmente.

Conte-nos sobre o seu papel ao vivo. A banda é conhecida por seus shows espetaculares ao vivo - quais seus pedidos ou desafios particularmente incomuns?

Eu nunca tinha feito o papel ao vivo antes e é um show muito longo. Um show ao vivo do U2 tem mais de 2 horas de duração, e em alguns shows seria extremamente exigente para a voz de Bono. Seu cronograma era muito cansativo, então eu precisava intervir e ajudar. Eu pensaria sobre definir seqüenciamento de setlist e mudar as notas para poupar a sua voz, ouvir a sua voz em cada seção e falar com ele sobre quais partes foram mais exigentes em suas cordas vocais, mudar a ordem de funcionamento e encontrar novas maneiras de cantar partes da canção. Os extremos de barítono baixo para falsete são muito mais uma pressão em seus vocais do que qualquer outra coisa, então era sobre olhar para isso e diminuir os intervalos e colocá-los de forma diferente no set ao vivo para que pudéssemos passar o show sem a sua voz deteriorando-se. Bono precisava de maneiras criativas para manter seu poder vocal, e ele poderia terminar a turnê de um ano ao redor do mundo.

Você produziu cinco faixas no novo disco. Como foi esse processo?

Foi um pouco como dar à luz. A coisa sobre o U2 é se você acha que sabe como é produzir bandas, trabalhar com o U2 iria confundi-lo porque eles fazem as coisas completamente diferente para todos os outros. Por exemplo, geralmente você tem que ganhar a confiança dos músicos antes de deixá-lo ficar preso com a direção, mas Bono desde o primeiro momento não teve ego. Ele está mais aberto a novas ideias do que qualquer um com quem já trabalhei. Quando Bono vinha, ele vinha com um verso, depois outro verso, depois outro verso, e eu gravaria todos eles e Bono diria: "então, agora é com você, você escolhe o que você gosta".
Tentar escrever e gravar um álbum enquanto ensaia para shows é difícil para uma banda, mas à medida que progredimos, ele liderou todo o tsunami criativo que se seguiu. Quando chegamos a Los Angeles, depois da turnê, começamos a gravar muito. Estávamos no estúdio de Rick Rubin e todos estavam focados no registro. Estando na estrada, você pode ter cada membro por apenas alguns minutos de cada vez, e estávamos em um camarim onde não havia espaço suficiente para gravar como uma banda. Então eu remendava peças individuais de um quebra-cabeça, ao invés de ter a visão geral de gravar juntos como uma banda. Além da Irlanda, LA foi a primeira vez que conseguimos gravar toda a banda.

Conte para nós sobre o equipamento de estúdio que você usou para gravar essas faixas?

Tivemos uma grande plataforma UAD, eles realmente gostam de tudo para ser plugado e pronto para tocar, então, todas as manhãs, fazíamos a checagem de som de guitarras, chaves e baixo, o que significa ter muitas entradas. Eu não precisaria ter um canal desativado e estaria pronto para gravar. Na plataforma UAD, tenho cada plugin com o qual ela vem. Bono realmente gostava de cantar na frente de alto-falantes com um SM58, isso seria executado em um Universal Audio 6176, em uma interface UAD Apollo através de um compressor Manley Vari Mu. As baterias iriam para pré amps Neve 5024 Mic. Eu usei monitores Genelec e PMC. As guitarras viriam para mim dos amplificadores do Edge através de microfones Ribbon Royer e SM57s. O baixo eu capturava com um Vintage Ampeg de Adam, gravado com um microfone Shure SM7 através de um L2 Compressor. Para os vocais do Edge, fizemos vários deles com um microfone Telefunken M80, novamente através de um pré Neve Mic, que funcionou muito bem na sua voz.

O quanto envolvida a banda esteve no lado técnico das coisas no estúdio? O quanto Bono se envolve na seleção de microfones, mixagem, etc?

Eles não se importam, eles estão muito felizes comigo assumindo minha liderança! O Edge é muito técnico e sempre apresenta mudanças e efeitos e processa sua guitarra de maneiras diferentes, e é um gênio nisso. Mas a banda realmente não se envolve no lado técnico das coisas. Eles me colocaram para escolher o equipamento técnico para que eles pudessem se concentrar na criatividade.

Quanta pressão e expectativa ocorrem no estúdio com uma banda do tamanho do U2?

Todos em seu time são os melhores no que eles fazem, então é uma expectativa grande. A banda estava extremamente ocupada, então às vezes eu só conseguia eles por uma hora por dia, então haveria muito da minha interpretação para ter uma sensação de como a banda se sentia com aquilo e como eu estava progredindo quando eles viessem para a próxima sessão. Eu senti alguma pressão, principalmente de mim mesmo para querer se sobressair e não se perder. Havia muita pressão elevada, não tanto deles, mas pela enormidade de trabalhar com uma banda em sua escala.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...