PARA VOCÊ ENCONTRAR O QUE ESTÁ PROCURANDO

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

'No Line On The Horizon': Hanover Quay Studios, Dublin, Junho de 2008


Hanover Quay Studios, Dublin, Junho de 2008

Durante 2007, o U2 trabalhou em todos os arranjos em Nova York, no sul da França e em Dublin. Steve Lillywhite veio a bordo como co-produtor ao lado de Brian Eno e Daniel Lanois. A dupla trabalhou em versões separadas de uma música chamada "Sexy Boots", cujo título, após muita discussão, foi alterado para "Get On Your Boots". Posteriormente, será o primeiro single.
Mais tarde, Bono toca três outras canções quase terminadas: "Unknown Caller", "No Line On The Horizon" e "Chromium Chords", que mais tarde será re-intitulada como "Fez - Being Born". As músicas, na primeira audição, são profundas e evasivas. Você pode ouvir a presença de Lanois e Eno em todas elas.
O álbum desenvolveu, diz ele, em uma espécie de viagem física de Paris a Tripoli via Cádiz, mas também uma jornada emocional e psicológica". Parece um álbum conceitual. "Nem mencione essas palavras", diz Bono.
Naquela noite, no jantar, mais músicas são tocadas no sistema de som: "Magnificent", a música que mais soa como U2, épica e crescente; "Cedars Of Lebanon", uma música mais íntima entregue em um estilo meio falado; "Breathe". Bono parece empolgado com as possibilidades de onde o álbum irá.
"Eu apenas cansei de escrever da primeira pessoa, e assim eu inventei todos estes personagens: um policial de trânsito, um drogado, um soldado servindo no Afeganistão."
Quando "Moment Of Surrender" começa a tocar, ele salta e canta junto as letras alucinantes. Uma epifania espiritual? A queda final de um viciado para a graça?
Bono voltou à mesa, seu laptop está aberto e ele está recitando o que parece um poema Beat. Ele fala sobre Keats e Shelley, St Augustus, um Jesus de neon e "os deuses de Apollo e Zeus", e há uma linha sobre "turistas com mau hálito" e "ativistas contra dívidas incobráveis". Há resmas deste material, surreal, verso de forma livre que faz um certo tipo de sentido ginsbergiano. Isto não estará no álbum, mas pode surgir em shows ao vivo se o espírito o forçar.
Bono diz: "a atitude de Danny é: será um grande disco, ou alguém irá morrer."
Por volta da meia-noite, os táxis são chamados, para o Hotel Shelbourne, onde Danny (Daniel Lanois) bebe. Ele parece cansado. "Está demorando mais do que pensávamos", diz ele, tomando uma cerveja. "Eles sempre vão além disso. São pessoas intensas. Eu sou intenso. Não estou aqui pelo dinheiro, cara. Nenhum de nós está. Não é sobre um salário, é sobre fazer um grande disco do U2."
Tem sido difícil desta vez?
"Mais ou menos, mas, novamente, álbuns do U2 sempre foram difíceis."
Poucos meses depois, em setembro de 2008, é anunciado que a data de lançamento do novo álbum U2 foi colocada entre novembro e março. Uma pergunta irritante paira sem resposta sobre o adiamento: é a outra vida de Bono como um militante e ativista deixando-o muito pouco tempo para se entregar plenamente ao U2?
"Quando Bono está lá, ele está lá", diz The Edge. "Ele ainda oferece enormes quantidades de seu tempo e energia, mas sua vida é, sem dúvida, diferente agora." Larry Mullen concorda. "Posso dizer categoricamente que todas as outras coisas não estão afetando o seu trabalho. Ele tem caixas de letras, letras ótimas."
Suas ausências interferiram na criação deste álbum?
"Bem, quando são quatro homens trabalhando juntos e um deles está fora muito tempo, você sente falta daquela química, e você perde sua contribuição. Mas não há uvas azedas lá. Nós seguimos com isso. Trabalhamos, você sabe, U2 trabalha."
A mesma pergunta para Bono. Como ele encontra tempo para U2 nos dias de hoje? Ele respira fundo.
"Quando estou com o U2 fazendo o trabalho do U2, eles me têm 100% ou não estaríamos aqui agora e certamente não teríamos feito um álbum como este. Olhe, meu dia é longo. Minha vida criativa acabou no meio dia, mas, você sabe, eu me levanto muito cedo. Além disso, eu não saio e ateio fogo a mim mesmo em uma base regular. Eu ainda faço isso como nos velhos tempos de uma sexta-feira à noite, mas não da maneira que eu costumava. Eu dou meu tempo para minha família, minha banda e meu interesse no mundo todo. Tudo parece ser combustível para mim. Meu mecanismo parece estar melhorando nos dias de hoje".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...